ERRO NO HINO Nº 124 DO HINÁRIO ALELUIA

 

Recentemente, analisando o hino nº 124 do hinário presbiteriano renovado Aleluia, com o título de NA BÍBLIA ESTÁ ESCRITO, pude perceber uma inconsistência em sua composição, ao confrontá-lo com o Santo Evangelho.

Destarte transcrevo, para uma perfeita elucidação, a estrofe do hino onde consta o erro, bem como o Texto Sagrado a que ele se refere:

HINO: Na cidade de Naim, / Estava uma mulher chorando; / Seu filho ia pro túmulo / E o povo carregando. / JESUS PAROU O ENTERRO / E O POVO REPROVOU / Jesus chamou o morto / E o morto levantou. Por quê?” (sic)

TEXTO SAGRADO: “Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te. O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.” (Lc.7:13-15)

Onde, no Texto Sagrado, o termo “JESUS PAROU O ENTERRO E O POVO REPROVOU”?

REPROVAR, segundo o Dicionário, significa: “Não aprovar; não concordar que se realize.” E o que a multidão fez, consoante o Texto, foi tão somente PARAR. E PARAR significa: “Cessar de andar, de mover-se, de falar; não continuar.” Aliás, Jesus não parou o enterro, até mesmo porque este não estava ainda acontecendo, visto que a etapa que se desenvolvia era a do cortejo fúnebre, ou seja, o transporte do féretro, da casa da mãe enlutada até o cemitério. Nesse percurso foi que as pessoas pararam, após Jesus tocar no esquife.

Ora, eu não creio que Jesus foi ao encontro daquela viúva por acaso, porque Ele nunca fez algo por acaso. Jesus foi ao encontro dela com o desejo divinal e amoroso de devolver-lhe a alegria de outrora, a imprescindível companhia do filho único.

E a multidão, com a mulher enlutada, ao perceber a aproximação do Mestre Divino, sabedora de que Ele é o único capaz de vencer a morte, REPROVARIA a Sublime Obra de Jesus? Não concordaria aquele povo que Jesus realizasse o inefável milagre da ressurreição do filho único de uma viúva desamparada?

Não! O povo NÃO REPROVOU! Tanto não reprovou que o Texto Sagrado não registra sequer uma sombra do vocábulo REPROVAR.

Eu creio que a multidão, muito ao contrário de qualquer pensamento de reprovação, APROVOU e ALEGROU-SE sobremaneira com a presença do Autor da Vida. Jesus Cristo, presente em qualquer evento, mesmo um evento fúnebre, é motivo de intenso gozo para todos nós, porque a sua presença alegra, refrigera, conforta, encoraja...

A presença de Jesus é a certeza da presença do Amor Eterno de Deus (Rm.5:5)!

E o curioso é que esse hino é intitulado de NA BÍBLIA ESTÁ ESCRITO, e com estas mesmas palavras ele é iniciado...

 

Lázaro Justo Jacinto