Erro na administração de medicamentos: avaliação do protocolo de segurança do paciente

Error in medication administration: evaluation of the protocol for patient safety

Erro de medicamentos e o protocolo de segurança do paciente

Maytê Lujan Nery1, Xisto Sena Passos2, Juliana Caldas de Souza3

1 Aluna do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista – UNIP, Campus Goiânia Flamboyant. 2Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás. Professor Titular do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista – UNIP Campus Goiânia Flamboyant. 3Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista – UNIP.

                                                                                     

Área temática: Gestão em saúde e enfermagem

Declaração de conflitos de interesse: Declaramos que não existem conflitos de interesse para a publicação deste artigo.

Resumo

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) erro de medicação é definido como: qualquer evento evitável que pode causar ou induzir ao uso inapropriado de medicamento. Os erros podem ocasionar inúmeros prejuízos aos pacientes, tais como, maior tempo de internação, necessidade de intervenção diagnóstica, terapêutica e ao óbito em casos mais graves. Nesta investigação, realizamos um estudo descritivo e exploratório, de natureza bibliográfica, escolhemos em trabalhar somente com periódicos da área da enfermagem publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O período delimitado para a pesquisa foi entre os anos de 2005 a junho de 2014. Realizamos uma análise qualitativa para tratamento do conteúdo dos artigos e foram descritas conforme categorias definidas: Fatores que induzem ao erro de administração de medicamentos; Erros de administração de medicamentos mais relatados; Métodos para a utilização de práticas seguras de administração de medicamentos. Podendo ser concluído que é de suma importância a implementação do protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos nos estabelecimentos de saúde, fazendo com que assim o número de incidentes e eventos adversos tenham uma redução significativa, e minimizar danos ao paciente.

Descritores: erro de medicamentos, segurança do paciente, medicamentos e enfermagem

Abstract

According to the National Health Surveillance Agency (ANVISA) medication error is defined as: any preventable event that may cause or lead to inappropriate use of medication. Errors may cause numerous harm to patients, such as greater time of hospitalization, need for intervention diagnostic, therapeutic and death in more severe cases. In this research, we conducted a descriptive and exploratory bibliographic study, we chose to work only with nursing journals published in Virtual Health Library (VHL). The research period was delimited between the years of 2005 to June 2014. It may be concluded that it is of the utmost importance to the implementation of the security protocol in the prescription, use, and administration of medicines in health establishments, causing the number of incidents and adverse events have a significant reduction, and minimize damage to the patient

Descriptors: error of medicines, patient safety, medicines and nursing

Introdução

A utilização de medicamentos é uma das intervenções mais utilizadas no ambiente hospitalar, em especial pela equipe de enfermagem. No entanto, estudos, ao longo dos últimos anos, têm evidenciado a presença de erros no tratamento medicamentoso causando prejuízos aos pacientes que vão desde o não-recebimento do medicamento necessário até lesões e mortes1,2. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) erro de medicação é definido como: qualquer evento evitável que pode causar ou induzir ao uso inapropriado de medicamento. Os erros podem ocasionar inúmeros prejuízos aos pacientes, tais como, maior tempo de internação, necessidade de intervenção diagnóstica, terapêutica e ao óbito em casos mais graves3.

Aliança Mundial para a Segurança do Paciente da OMS (Organização Mundial de Saúde), definiu cinco problemas comuns no cuidado aos pacientes, relacionados à erros na dispensação e administração de medicamentos e assim recomendou soluções por meio de protocolos operacionais, baseados em evidencias cientificas, dentre eles à prevenção de erros de medicação4. O relatório do Instituto de Medicina dos Estados Unidos da América “To erris human:building a safer health system”, declara que aproximadamente 7.000 americanos morrem, anualmente, por erros de medicação 5.Estudos sobre os erros de medicamentos justificam – se pela atual discussão mundial sobre Segurança do paciente e pela mortalidade causada pelos eventos adversos no ambiente hospitalar6.

Estudo de monitoramento intensivo em uma instituição hospitalar identificou a ocorrência de 91 eventos adversos em uma das instituições sendo que 3,3% reaçãoadversa a medicamento e 7,7% erros de medicação7.

A administração de medicamentos corresponde a última oportunidade de prevenir um erro na medicação que pode ter surgido já na prescrição ou na dispensação dos medicamentos. Para isso, em 2013 a ANVISA e o Ministério da Saúde, lançaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com a finalidade deste programa de promover melhorias referentes para a segurança do paciente, de forma a prevenir e a minimizar a incidência de eventos adversos no atendimento e internação hospitalar8. Os seis Protocolos de Prevenção de Eventos Adversos Associados à Assistência à Saúde estão disponíveis para consulta pública, tendo como tema dentre eles o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, cujo objetivo é apresentar aos profissionais de saúde uma espécie de guia padronizado, com o passo a passo sobre situações que necessitam ser evitadas e normas que devem ser observadas nos hospitais, contudo também quais práticas são mais recomendadas para manter a segurança do paciente8.

Este trabalho teve como objetivo analisar o protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos em todos os estabelecimentos de saúde.

Revisão da Literatura

Para alcançarmos o objetivo proposto nesta investigação, realizamos um estudo descritivo e exploratório, de natureza bibliográfica, escolhemos em trabalhar somente com periódicos da área da enfermagem publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O período delimitado para a pesquisa foi entre os anos de 2005 a junho de 2014. A seleção do material pesquisado para a revisão de literatura, nos bancos de dados SciELO, LILACS E MEDLINE, sendo a busca feita com os seguintes descritores: erro de medicamentos, segurança do paciente, medicamentos e enfermagem.

A seleção inicial dos trabalhos resultou em 36 artigos que foram submetidos à leitura prévia para confirmar o tema estudado.Na fase seguinte, todos os 36 artigos restantes foram lidos na íntegra para identificar a temática abordada, verificando-se que apenas 15 publicações descreviam ou relatavam os fatores que induzem aos erros de medicamentos e os erros que mais acontecem na unidade hospitalar.

Após de ser feita essa identificação para inclusão do artigo no estudo, partimos para a terceira etapa da coleta de refinamento utilizamos um protocolo de coleta tal qual utilizado no estudo de Godoy em 2004 e foram submetidos a uma análise segundo Bardin9. Segundo Oliveira et al.,10a prática de administração de medicamentos é complexa e está sujeita à ocorrência de erros em alguma de suas etapas. O conhecimento do conceito erro de medicamentos pela equipe de enfermagem favorece a identificação, assim como a elaboração e implementação de medidas para preveni - lo.

Para padronizar as discussões a propósito de erro de medicamentos nos serviços de saúde, o National Coordnating for Medication Error Reportingand Prevention – NCC MERP (1998, p1), corporação norte – americana para promover uso seguro de medicamentos e implementar estratégias de prevenção definiu como “evento evitável que pode causar ou induzir ao uso inadequado do medicamento ou prejudicar o paciente, enquanto o medicamento está sob controle de um profissional, do paciente ou do consumidor”

O tratamento dos dados feitos a partir da análise descritiva conforme selecionados no protocolo de coleta e a busca pelos objetivos delimitados no estudo nos possibilitam analisar quinze publicações selecionadas para a análise qualitativa.

Observamos que quanto a procedência dos autores, a maioria das publicações que compõem esse estudo são das regiões sudeste, com um total de treze artigos, já na região nordeste foi encontrado um artigo e na região sul sendo também encontrado apenas um artigo.

Essa evidência pode ser explicada devido à concentração dos cursos de pós-graduação existentes nessas regiões, o que além de estimular, também facilita o desenvolvimento da produção do conhecimento e sua consequente divulgação.Ressaltamos que a ausência de publicações das demais regiões do país com relação ao tema estudado não significa necessariamente, que aqueles profissionais enfermeiros não estejam desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados a erros de administração de medicamentos (Tabela 1).

Tabela 1. Panorama nacional dos artigos selecionados para análise.

Autores

Periódico

Ano

Procedência do periódico

Natureza do artigo

Oliveira RC;

Camargo AEB;

Cassiani S H B

Rev Bras de Enferm

2005

Rio de Janeiro

Pesquisa

Franco et al

Rev Bras de Enferm

2010

Rio de Janeiro

Pesquisa

Caberllini et al

Rev Bras de Enferm

2010

Rio de Janeiro

Pesquisa

Bellela et al

Rev Bras de Enferm

2011

Rio de Janeiro

Revisão

Silva et al

Acta Paul Enferm

2007

São Paulo

Pesquisa

Sousa et al

Acta Paul Enferm

2012

São Paulo

Atualização

Souza et al

Acta Paul Enferm

2014

São Paulo

Pesquisa

Miasso et al

Rev Esc Enferm USP

2006

São Paulo

Pesquisa

Lisboa et al

Rev Esc Enferm USP

2013

São Paulo

Pesquisa

Brito et al

Rev Esc Enferm USP

2014

São Paulo

Pesquisa

Silva L D;Carvalho M F

Rev Enferm UERJ

2012

Rio de Janeiro

Pesquisa

Souza et al

Rev Enferm UFSM

2014

Rio Grande do Sul

Pesquisa

Miasso et al

Rev Lat-amEnferm

2006

Rio de Janeiro

Pesquisa

Silva L D;

Passos RRS; Carvalho F M

Rev Rede Enferm do Nordesde

2012

Ceará

Tese

Ferreira et al

Rev Pesq Cuidado online

2013

Rio de Janeiro

Pesquisa

A análise qualitativa especificamente trata do conteúdo dos artigos e foram descritas conforme categorias definidas: fatores que induzem ao erro de administração de medicamentos, erros de administração de medicamentos mais relatados, e métodos para a utilização de práticas seguras de administração de medicamentos.

Fatores que induzem ao erro de administração de medicamentos

No estudo de Silva et al.,11 traz como resultados que 29 % dos relatos das entrevistas com os profissionais mostraram que o erro de prescrição foi apontado como o de maior ocorrência. Para esses profissionais, ocasionam o erro devido à dificuldade de leitura e a incompreensão da letra do médico.

Acredita-se que a prescrição manual favorece o acontecimento de erros na medicação devido àsdificuldades devido à incompreensão da letra dos médicos que podem acontecer tanto na dispensação com no preparo e administração de medicamentos12.

Diversos fatores podem induzir ao erro de administração de medicamentos, as causas de erros mais citadas foram sobrecarga de trabalho, má qualidade de rótulos, fadiga, aplicação incorreta dos cinco certos, interrupções e distrações, Silva13 relata em outros estudos que mostram que os próprios profissionais consideram que a maior causa de erros é a falta de atenção e que compromete a segurança do paciente.

A identificação incorreta do paciente é um dos graves problemas que levam a ocorrência interpretações equivocadas, levando a troca de medicamentos, de paciente e ou a via de administração14.

Desde modo, para uma administração segura do medicamento deve-se: manter cada medicamento em seu recipiente e com o seu devido rótulo; protegê-lo da exposição ao calor e luz conforme a particularidade de cada um; refrigerar, de forma adequada, o fármaco, quando o mesmo exige; verificar o prazo de validade; ler os rótulos cuidadosamente e seguir as instruções para o preparo, notificando ao médico efeitos colaterais que o paciente possa apresentar15.

Erros de administração de medicamentos mais relatados

No estudo realizado por Paranágua et al.,16os erros de administração de medicamentos mais relatados a omissão de dose foi o mais frequente, estudos mostram que 14,0 a 28 % dos registros com erros de medicamentos são do tipo omissão. A ausência de checagem e a falta de medicamentos sugerem falhas na organização do serviço e do processo assistencial. Os erros de horários aparecem como segundo erro mais frequente, correspondendo a 22,9 % dos eventos.

De acordo com Miasso17 o maior número de relatos observados (39,7%) identificou problemas na administração da medicação, decorrente a falhas na técnica de administração e de segurança, identificação do paciente, tendo também falha na comunicação com o paciente no momento da administração de medicamento.

Na entrevista realizada por Coberllini et al.,14 grande parte dos participantes não tinha referido a conferência dos seis certos como etapa fundamental do preparo e administração de medicamentos,alguns não se esqueceram das etapas,porém aplicam de modo parcial.Pode ser percebido nesse estudo que os participantes da mesma unidade,sob uma mesma rotina,sob uma mesma realidade de trabalho,existem condutas diferentes para a realização do preparo e administração de medicamentos,proporcionando um ambiente favorável a falhas e ocorrência de eventos adversos sendo relacionados a medicação.

Os eventos adversos são ocorrências não intencionais decorrentes à desatenção à saúde, porém preveníveis, sendo de natureza prejudicial que comprometem a segurança do paciente que se encontram sob os cuidados dos profissionais de saúde, que causam lesões nos paciente acometidos Segundo Nascimento et al.,18.

Métodos para a utilização de práticas seguras de administração de medicamentos

Segundo o estudo realizado por Oliveira Retal.,12 foi desenvolvido em uma unidade hospitalar uma plano de ciclo de palestras ,oferecido aos profissionais de enfermagem direcionado a para segurança na administração de medicamentos, sendo abordado as prescrições de enfermagem e a administração de medicamentos.

No estudo realizado por Paranágua et al.,16 estratégias para a diminuição desses erros devem se concentrar em treinamento da equipe, no desenvolvimento permanente dos profissionais, melhoria da comunicação e dos sistemas de segurança do paciente.

Os métodos de barreira são caracterizados por medidas preventivas que buscam diminuir os fatores de risco envolvidos durante a assistência à saúde, dentro desses métodos de barreira pode ser citado a segurança do paciente19. A educação continuada é primordial para alcançar melhores resultados na assistência. Para Telles20 a atualização constante do profissional proporciona que o mesmo realize uma prática fundamentada cientificamente, sendo que este um fator que demonstra melhores resultados na assistência à saúde.

Diversas estratégias devem ser consideradas durante a prática da enfermagem, como medidas de segurança, tendo elas como: prescrição informatizada, uso de código de barras, identificação do paciente, dose unitária de medicamentos e dupla checagem, pode ser algumas estratégias que podem ser usadas como medidas de prevenção ao erro de medicamentos21.

Discussão

É necessária a mobilização dos profissionais para o desenvolvimento de estratégias que ampliem os olhares sobre os fatores de risco e segurança o paciente, e implantem barreiras de segurança, trazendo como resultados uma assistência segura, tanto para a saúde das crianças hospitalizadas quanto para agregar qualidade à assistência prestada20.

Os eventos adversos são ferramentas essenciais da qualidade, por indicar aspectos do cuidado que podem ser melhoradas tornando a assistência aos pacientes livre de riscos e falhas e com isso tendo assistência mais seguras18.

De acordo com estudo realizado por Paranaguá et al.,16 a prevalência dos incidentes relacionados à medicação foi de 48% destacando a, a ausência de checagem, a falta de medicamento, a suspenção, de dose, a prescrição incorreta e a reação adversa.A identificação desses fatores associados podem contribuir para adoção de estratégias especificas que diminuem as chances de ocorrência do incidente relacionado à erro de administração de medicamentos22.

Necessita-se, instituir uma cultura de prescrição legível, quando realizada manualmente, pois conforme demonstrado, além de despender um tempo maior ao tentar executar a prescrição, o profissional da enfermagem pode interpretá-la erroneamente e provocar danos ao paciente14.

Estratégias de monitoramento e indicadores gerais para o uso seguro de medicamentos devem ser implantadas, como o processo de uso de medicamentos deve estar devidamente descritos em procedimentos operacionais padrão da unidade hospitalar,sendo este sempre atualizado e divulgado para todos os profissionais da saúde do estabelecimento de saúde,deve também proporcionar aos profissionais,anualmente, educação permanente em uso seguro de medicamentos, e uma política interna de incentivo à melhoria da segurança e o uso de medicamentos23.

Conclusão

Este estudo pode identificar os fatores que induzem ao erro de administração de medicamentos e os erros mais relatos pelos profissionais, de acordo com a literatura revisada. Podendo ser concluído que é de suma importância a implementação do protocolo de segurança na prescrição,uso e administração de medicamentos nos estabelecimentos de saúde, fazendo com que assim o número de incidentes e eventos adversos tenham uma redução significativa e minimizar danos ao paciente.

Entende-se que a implantação de estratégias para a segurança do paciente é um trabalho amplo, que deve envolver todos os atores que participam da assistência, instituindo-se então, uma cultura de segurança do paciente nas Instituições hospitalares.

Referências

1. Leape LL. Systems analysis of adverse drug events. 274th ed. JAMA, editor. JAMA; 1995.

2. Taxis K, Barber N. Ethnographic study of incidence and severity of intravenous drug errors. 326th ed. BMJ; 2003.

3. NCC M. The First tem years:“defining the problem and developing solutions” [Internet]. National Coordnating Council for Medication Error Reporting Prevetion. 2005. Available from: http://nccmerp.org/pdf/reportFinal2005-11-29.pdf

4. JCPS. Joint Commission for Patient Safety [Internet]. World Allieance for Patient Safety. 2008.

5. Cassiani SH de B, Teixeira TCA, Opitz SP, Linhares JC. O sistema de medicação nos hospitais e sua avaliação por um grupo de profissionais. Rev Esc Enferm USP. 2005;39(3):280–7.

6. ISAMP. IMP’S list of high-alert medicatins [Internet]. Institute for safe Medication Pratices. 2008. Available from: htt://www.ismp.org/

7. Camerini FG, Silva LS da. Segurança do Paciente: análise do preparo de medicação intravenosa em hospital da rede sentinela. Context Enferm. 2008;20(1):41–9.

8. MS. Ministério da Saúde e Anvisa lançam ações para segurança do paciente [Internet]. Ministério da Saúde. 2013. http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu++noticias+anos/2013+noticias/ministerio+da+saude+e+anvisa+lancam+acoes+para+seguranca+do+paciente

9. Bardim L. Analíse de conteúdo. 70th ed. LDA, editor. Lisboa: LDA; 2009.

10. Oliveira RS, Santos VC, Peixoto G dos SM, Brandão SMC, Nascimento RMS do. Minimizando erros na administração de medicamentos. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online. 2010;2:328–30.

11.    Silva AEB de C, Cassinani SH de B, Miasso AI, Optiz SP. Problemas na comunicação : uma possível causa de erros de medicação. Acta Paul. 2007;20(3):272–6.

12.    Oliveira RC de, Camargo AEB de, Cassiani SH de B. Estratégia para prevenção de erros de medicação no Setor de Emergência. Rev Bras Enferm. 2005;58(4):399–404.

13.    Silva LD da, Carvalho MF de. Revisão Integrativa da produção científica de enfermeiros acerca de erros de medicamentos. Rev Enferm UERJ. 2012;20(4):519–25.

14.    Corbellini VL, Schilling MCL, Frantz SF, Godinho TG, Urbanetto J de S. Eventos adversos relacionados a medicamentos percepção de técnicos e auxiliares de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2011;64(2):241–7.

15.    Neto AQ. Segurança dos pacientes , profissionais e organizações : um novo padrão de assistência à saúde. RAS. 2006;8(15):153–8.

16.    Paranaguá TT de B, Bezerra ALQ, Andressa Luanna Moreira dos Santos, Silva AEB de C. Prevanlência e fatores associados aos incidentes relacionados à medicação em pacientes cirúrgicos. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):41–8.

17.    Miasso AI, Silva AEB de C, Cassiani SH de B, Grou CR, Oliveira RC de, Fakih FT. O processo de preparo e administração de medicamentos:identificação de problemas para propor melhorias e prevenir erros de medicação. Rev Lat Am Enferm. 2006;14(3):354–63.

18.    Nascimento CCP, Toffoletto MC do, Gonçalves LA, Freitas W das G, Padilha KG. Indicadores de resultados da assistência: análise dos eventos adversos durante a internação hospitalar. Rev Lat Am Enferm. 2008;16(4):1–7.

19.    Santana JCB, Sousa MA de, Soares HC, Avelino KSA. Fatores que influenciam e minimizam os erros na administração de medicamentos pela equipe de enfermagem. Rev Enferm. 2012;15(01):122–37.

20.    Souza FT De, Garcia MC, Rangel PP da S, Rocha PK. Percepção da Enfermagem sobre os fatores de risco que envolvem a segurança do paciente pediátrico. Rev Enferm UFSM. 2014;4(1):152–62.

21.    Silva LD da, Camerini FG. Análise da administração de medicamentos intravenosos em Hospital da Rede Sentinela. Texto Context Enferm. 2008;21(3):633–41.

22.    Souza S de, Rocha PK, Cabral PF de A, Kusahara DM. Utilização de estratégias de segurança na identificação da criança para administração de medicamentos. Acta Paul Enferm. 2014;27(1):6–11.

23.    MS. Protocolo de segurança na prescrição,uso e administração de medicamentos. Ministério da Saúde; 2013. p. 1–46.

 

 

 

 

 

Erro na administração de medicamentos: avaliação do protocolo de segurança do paciente

Error in medication administration: evaluation of the protocol for patient safety

Erro de medicamentos e o protocolo de segurança do paciente

Maytê Lujan Nery1, Xisto Sena Passos2, Juliana Caldas de Souza3

1 Aluna do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista – UNIP, Campus Goiânia Flamboyant. 2Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás. Professor Titular do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista – UNIP Campus Goiânia Flamboyant. 3Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Paulista – UNIP.

                                                                                     

Área temática: Gestão em saúde e enfermagem

Declaração de conflitos de interesse: Declaramos que não existem conflitos de interesse para a publicação deste artigo.

Resumo

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) erro de medicação é definido como: qualquer evento evitável que pode causar ou induzir ao uso inapropriado de medicamento. Os erros podem ocasionar inúmeros prejuízos aos pacientes, tais como, maior tempo de internação, necessidade de intervenção diagnóstica, terapêutica e ao óbito em casos mais graves. Nesta investigação, realizamos um estudo descritivo e exploratório, de natureza bibliográfica, escolhemos em trabalhar somente com periódicos da área da enfermagem publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O período delimitado para a pesquisa foi entre os anos de 2005 a junho de 2014. Realizamos uma análise qualitativa para tratamento do conteúdo dos artigos e foram descritas conforme categorias definidas: Fatores que induzem ao erro de administração de medicamentos; Erros de administração de medicamentos mais relatados; Métodos para a utilização de práticas seguras de administração de medicamentos. Podendo ser concluído que é de suma importância a implementação do protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos nos estabelecimentos de saúde, fazendo com que assim o número de incidentes e eventos adversos tenham uma redução significativa, e minimizar danos ao paciente.

Descritores: erro de medicamentos, segurança do paciente, medicamentos e enfermagem

Abstract

According to the National Health Surveillance Agency (ANVISA) medication error is defined as: any preventable event that may cause or lead to inappropriate use of medication. Errors may cause numerous harm to patients, such as greater time of hospitalization, need for intervention diagnostic, therapeutic and death in more severe cases. In this research, we conducted a descriptive and exploratory bibliographic study, we chose to work only with nursing journals published in Virtual Health Library (VHL). The research period was delimited between the years of 2005 to June 2014. It may be concluded that it is of the utmost importance to the implementation of the security protocol in the prescription, use, and administration of medicines in health establishments, causing the number of incidents and adverse events have a significant reduction, and minimize damage to the patient

Descriptors: error of medicines, patient safety, medicines and nursing

Introdução

A utilização de medicamentos é uma das intervenções mais utilizadas no ambiente hospitalar, em especial pela equipe de enfermagem. No entanto, estudos, ao longo dos últimos anos, têm evidenciado a presença de erros no tratamento medicamentoso causando prejuízos aos pacientes que vão desde o não-recebimento do medicamento necessário até lesões e mortes1,2. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) erro de medicação é definido como: qualquer evento evitável que pode causar ou induzir ao uso inapropriado de medicamento. Os erros podem ocasionar inúmeros prejuízos aos pacientes, tais como, maior tempo de internação, necessidade de intervenção diagnóstica, terapêutica e ao óbito em casos mais graves3.

Aliança Mundial para a Segurança do Paciente da OMS (Organização Mundial de Saúde), definiu cinco problemas comuns no cuidado aos pacientes, relacionados à erros na dispensação e administração de medicamentos e assim recomendou soluções por meio de protocolos operacionais, baseados em evidencias cientificas, dentre eles à prevenção de erros de medicação4. O relatório do Instituto de Medicina dos Estados Unidos da América “To erris human:building a safer health system”, declara que aproximadamente 7.000 americanos morrem, anualmente, por erros de medicação 5.Estudos sobre os erros de medicamentos justificam – se pela atual discussão mundial sobre Segurança do paciente e pela mortalidade causada pelos eventos adversos no ambiente hospitalar6.

Estudo de monitoramento intensivo em uma instituição hospitalar identificou a ocorrência de 91 eventos adversos em uma das instituições sendo que 3,3% reaçãoadversa a medicamento e 7,7% erros de medicação7.

A administração de medicamentos corresponde a última oportunidade de prevenir um erro na medicação que pode ter surgido já na prescrição ou na dispensação dos medicamentos. Para isso, em 2013 a ANVISA e o Ministério da Saúde, lançaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com a finalidade deste programa de promover melhorias referentes para a segurança do paciente, de forma a prevenir e a minimizar a incidência de eventos adversos no atendimento e internação hospitalar8. Os seis Protocolos de Prevenção de Eventos Adversos Associados à Assistência à Saúde estão disponíveis para consulta pública, tendo como tema dentre eles o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, cujo objetivo é apresentar aos profissionais de saúde uma espécie de guia padronizado, com o passo a passo sobre situações que necessitam ser evitadas e normas que devem ser observadas nos hospitais, contudo também quais práticas são mais recomendadas para manter a segurança do paciente8.

Este trabalho teve como objetivo analisar o protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos em todos os estabelecimentos de saúde.

Revisão da Literatura

Para alcançarmos o objetivo proposto nesta investigação, realizamos um estudo descritivo e exploratório, de natureza bibliográfica, escolhemos em trabalhar somente com periódicos da área da enfermagem publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O período delimitado para a pesquisa foi entre os anos de 2005 a junho de 2014. A seleção do material pesquisado para a revisão de literatura, nos bancos de dados SciELO, LILACS E MEDLINE, sendo a busca feita com os seguintes descritores: erro de medicamentos, segurança do paciente, medicamentos e enfermagem.

A seleção inicial dos trabalhos resultou em 36 artigos que foram submetidos à leitura prévia para confirmar o tema estudado.Na fase seguinte, todos os 36 artigos restantes foram lidos na íntegra para identificar a temática abordada, verificando-se que apenas 15 publicações descreviam ou relatavam os fatores que induzem aos erros de medicamentos e os erros que mais acontecem na unidade hospitalar.

Após de ser feita essa identificação para inclusão do artigo no estudo, partimos para a terceira etapa da coleta de refinamento utilizamos um protocolo de coleta tal qual utilizado no estudo de Godoy em 2004 e foram submetidos a uma análise segundo Bardin9. Segundo Oliveira et al.,10a prática de administração de medicamentos é complexa e está sujeita à ocorrência de erros em alguma de suas etapas. O conhecimento do conceito erro de medicamentos pela equipe de enfermagem favorece a identificação, assim como a elaboração e implementação de medidas para preveni - lo.

Para padronizar as discussões a propósito de erro de medicamentos nos serviços de saúde, o National Coordnating for Medication Error Reportingand Prevention – NCC MERP (1998, p1), corporação norte – americana para promover uso seguro de medicamentos e implementar estratégias de prevenção definiu como “evento evitável que pode causar ou induzir ao uso inadequado do medicamento ou prejudicar o paciente, enquanto o medicamento está sob controle de um profissional, do paciente ou do consumidor”

O tratamento dos dados feitos a partir da análise descritiva conforme selecionados no protocolo de coleta e a busca pelos objetivos delimitados no estudo nos possibilitam analisar quinze publicações selecionadas para a análise qualitativa.

Observamos que quanto a procedência dos autores, a maioria das publicações que compõem esse estudo são das regiões sudeste, com um total de treze artigos, já na região nordeste foi encontrado um artigo e na região sul sendo também encontrado apenas um artigo.

Essa evidência pode ser explicada devido à concentração dos cursos de pós-graduação existentes nessas regiões, o que além de estimular, também facilita o desenvolvimento da produção do conhecimento e sua consequente divulgação.Ressaltamos que a ausência de publicações das demais regiões do país com relação ao tema estudado não significa necessariamente, que aqueles profissionais enfermeiros não estejam desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados a erros de administração de medicamentos (Tabela 1).

Tabela 1. Panorama nacional dos artigos selecionados para análise.

Autores

Periódico

Ano

Procedência do periódico

Natureza do artigo

Oliveira RC;

Camargo AEB;

Cassiani S H B

Rev Bras de Enferm

2005

Rio de Janeiro

Pesquisa

Franco et al

Rev Bras de Enferm

2010

Rio de Janeiro

Pesquisa

Caberllini et al

Rev Bras de Enferm

2010

Rio de Janeiro

Pesquisa

Bellela et al

Rev Bras de Enferm

2011

Rio de Janeiro

Revisão

Silva et al

Acta Paul Enferm

2007

São Paulo

Pesquisa

Sousa et al

Acta Paul Enferm

2012

São Paulo

Atualização

Souza et al

Acta Paul Enferm

2014

São Paulo

Pesquisa

Miasso et al

Rev Esc Enferm USP

2006

São Paulo

Pesquisa

Lisboa et al

Rev Esc Enferm USP

2013

São Paulo

Pesquisa

Brito et al

Rev Esc Enferm USP

2014

São Paulo

Pesquisa

Silva L D;Carvalho M F

Rev Enferm UERJ

2012

Rio de Janeiro

Pesquisa

Souza et al

Rev Enferm UFSM

2014

Rio Grande do Sul

Pesquisa

Miasso et al

Rev Lat-amEnferm

2006

Rio de Janeiro

Pesquisa

Silva L D;

Passos RRS; Carvalho F M

Rev Rede Enferm do Nordesde

2012

Ceará

Tese

Ferreira et al

Rev Pesq Cuidado online

2013

Rio de Janeiro

Pesquisa

A análise qualitativa especificamente trata do conteúdo dos artigos e foram descritas conforme categorias definidas: fatores que induzem ao erro de administração de medicamentos, erros de administração de medicamentos mais relatados, e métodos para a utilização de práticas seguras de administração de medicamentos.

Fatores que induzem ao erro de administração de medicamentos

No estudo de Silva et al.,11 traz como resultados que 29 % dos relatos das entrevistas com os profissionais mostraram que o erro de prescrição foi apontado como o de maior ocorrência. Para esses profissionais, ocasionam o erro devido à dificuldade de leitura e a incompreensão da letra do médico.

Acredita-se que a prescrição manual favorece o acontecimento de erros na medicação devido àsdificuldades devido à incompreensão da letra dos médicos que podem acontecer tanto na dispensação com no preparo e administração de medicamentos12.

Diversos fatores podem induzir ao erro de administração de medicamentos, as causas de erros mais citadas foram sobrecarga de trabalho, má qualidade de rótulos, fadiga, aplicação incorreta dos cinco certos, interrupções e distrações, Silva13 relata em outros estudos que mostram que os próprios profissionais consideram que a maior causa de erros é a falta de atenção e que compromete a segurança do paciente.

A identificação incorreta do paciente é um dos graves problemas que levam a ocorrência interpretações equivocadas, levando a troca de medicamentos, de paciente e ou a via de administração14.

Desde modo, para uma administração segura do medicamento deve-se: manter cada medicamento em seu recipiente e com o seu devido rótulo; protegê-lo da exposição ao calor e luz conforme a particularidade de cada um; refrigerar, de forma adequada, o fármaco, quando o mesmo exige; verificar o prazo de validade; ler os rótulos cuidadosamente e seguir as instruções para o preparo, notificando ao médico efeitos colaterais que o paciente possa apresentar15.

Erros de administração de medicamentos mais relatados

No estudo realizado por Paranágua et al.,16os erros de administração de medicamentos mais relatados a omissão de dose foi o mais frequente, estudos mostram que 14,0 a 28 % dos registros com erros de medicamentos são do tipo omissão. A ausência de checagem e a falta de medicamentos sugerem falhas na organização do serviço e do processo assistencial. Os erros de horários aparecem como segundo erro mais frequente, correspondendo a 22,9 % dos eventos.

De acordo com Miasso17 o maior número de relatos observados (39,7%) identificou problemas na administração da medicação, decorrente a falhas na técnica de administração e de segurança, identificação do paciente, tendo também falha na comunicação com o paciente no momento da administração de medicamento.

Na entrevista realizada por Coberllini et al.,14 grande parte dos participantes não tinha referido a conferência dos seis certos como etapa fundamental do preparo e administração de medicamentos,alguns não se esqueceram das etapas,porém aplicam de modo parcial.Pode ser percebido nesse estudo que os participantes da mesma unidade,sob uma mesma rotina,sob uma mesma realidade de trabalho,existem condutas diferentes para a realização do preparo e administração de medicamentos,proporcionando um ambiente favorável a falhas e ocorrência de eventos adversos sendo relacionados a medicação.

Os eventos adversos são ocorrências não intencionais decorrentes à desatenção à saúde, porém preveníveis, sendo de natureza prejudicial que comprometem a segurança do paciente que se encontram sob os cuidados dos profissionais de saúde, que causam lesões nos paciente acometidos Segundo Nascimento et al.,18.

Métodos para a utilização de práticas seguras de administração de medicamentos

Segundo o estudo realizado por Oliveira Retal.,12 foi desenvolvido em uma unidade hospitalar uma plano de ciclo de palestras ,oferecido aos profissionais de enfermagem direcionado a para segurança na administração de medicamentos, sendo abordado as prescrições de enfermagem e a administração de medicamentos.

No estudo realizado por Paranágua et al.,16 estratégias para a diminuição desses erros devem se concentrar em treinamento da equipe, no desenvolvimento permanente dos profissionais, melhoria da comunicação e dos sistemas de segurança do paciente.

Os métodos de barreira são caracterizados por medidas preventivas que buscam diminuir os fatores de risco envolvidos durante a assistência à saúde, dentro desses métodos de barreira pode ser citado a segurança do paciente19. A educação continuada é primordial para alcançar melhores resultados na assistência. Para Telles20 a atualização constante do profissional proporciona que o mesmo realize uma prática fundamentada cientificamente, sendo que este um fator que demonstra melhores resultados na assistência à saúde.

Diversas estratégias devem ser consideradas durante a prática da enfermagem, como medidas de segurança, tendo elas como: prescrição informatizada, uso de código de barras, identificação do paciente, dose unitária de medicamentos e dupla checagem, pode ser algumas estratégias que podem ser usadas como medidas de prevenção ao erro de medicamentos21.

Discussão

É necessária a mobilização dos profissionais para o desenvolvimento de estratégias que ampliem os olhares sobre os fatores de risco e segurança o paciente, e implantem barreiras de segurança, trazendo como resultados uma assistência segura, tanto para a saúde das crianças hospitalizadas quanto para agregar qualidade à assistência prestada20.

Os eventos adversos são ferramentas essenciais da qualidade, por indicar aspectos do cuidado que podem ser melhoradas tornando a assistência aos pacientes livre de riscos e falhas e com isso tendo assistência mais seguras18.

De acordo com estudo realizado por Paranaguá et al.,16 a prevalência dos incidentes relacionados à medicação foi de 48% destacando a, a ausência de checagem, a falta de medicamento, a suspenção, de dose, a prescrição incorreta e a reação adversa.A identificação desses fatores associados podem contribuir para adoção de estratégias especificas que diminuem as chances de ocorrência do incidente relacionado à erro de administração de medicamentos22.

Necessita-se, instituir uma cultura de prescrição legível, quando realizada manualmente, pois conforme demonstrado, além de despender um tempo maior ao tentar executar a prescrição, o profissional da enfermagem pode interpretá-la erroneamente e provocar danos ao paciente14.

Estratégias de monitoramento e indicadores gerais para o uso seguro de medicamentos devem ser implantadas, como o processo de uso de medicamentos deve estar devidamente descritos em procedimentos operacionais padrão da unidade hospitalar,sendo este sempre atualizado e divulgado para todos os profissionais da saúde do estabelecimento de saúde,deve também proporcionar aos profissionais,anualmente, educação permanente em uso seguro de medicamentos, e uma política interna de incentivo à melhoria da segurança e o uso de medicamentos23.

Conclusão

Este estudo pode identificar os fatores que induzem ao erro de administração de medicamentos e os erros mais relatos pelos profissionais, de acordo com a literatura revisada. Podendo ser concluído que é de suma importância a implementação do protocolo de segurança na prescrição,uso e administração de medicamentos nos estabelecimentos de saúde, fazendo com que assim o número de incidentes e eventos adversos tenham uma redução significativa e minimizar danos ao paciente.

Entende-se que a implantação de estratégias para a segurança do paciente é um trabalho amplo, que deve envolver todos os atores que participam da assistência, instituindo-se então, uma cultura de segurança do paciente nas Instituições hospitalares.

Referências

1. Leape LL. Systems analysis of adverse drug events. 274th ed. JAMA, editor. JAMA; 1995.

2. Taxis K, Barber N. Ethnographic study of incidence and severity of intravenous drug errors. 326th ed. BMJ; 2003.

3. NCC M. The First tem years:“defining the problem and developing solutions” [Internet]. National Coordnating Council for Medication Error Reporting Prevetion. 2005. Available from: http://nccmerp.org/pdf/reportFinal2005-11-29.pdf

4. JCPS. Joint Commission for Patient Safety [Internet]. World Allieance for Patient Safety. 2008.

5. Cassiani SH de B, Teixeira TCA, Opitz SP, Linhares JC. O sistema de medicação nos hospitais e sua avaliação por um grupo de profissionais. Rev Esc Enferm USP. 2005;39(3):280–7.

6. ISAMP. IMP’S list of high-alert medicatins [Internet]. Institute for safe Medication Pratices. 2008. Available from: htt://www.ismp.org/

7. Camerini FG, Silva LS da. Segurança do Paciente: análise do preparo de medicação intravenosa em hospital da rede sentinela. Context Enferm. 2008;20(1):41–9.

8. MS. Ministério da Saúde e Anvisa lançam ações para segurança do paciente [Internet]. Ministério da Saúde. 2013. http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu++noticias+anos/2013+noticias/ministerio+da+saude+e+anvisa+lancam+acoes+para+seguranca+do+paciente

9. Bardim L. Analíse de conteúdo. 70th ed. LDA, editor. Lisboa: LDA; 2009.

10. Oliveira RS, Santos VC, Peixoto G dos SM, Brandão SMC, Nascimento RMS do. Minimizando erros na administração de medicamentos. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online. 2010;2:328–30.

11.    Silva AEB de C, Cassinani SH de B, Miasso AI, Optiz SP. Problemas na comunicação : uma possível causa de erros de medicação. Acta Paul. 2007;20(3):272–6.

12.    Oliveira RC de, Camargo AEB de, Cassiani SH de B. Estratégia para prevenção de erros de medicação no Setor de Emergência. Rev Bras Enferm. 2005;58(4):399–404.

13.    Silva LD da, Carvalho MF de. Revisão Integrativa da produção científica de enfermeiros acerca de erros de medicamentos. Rev Enferm UERJ. 2012;20(4):519–25.

14.    Corbellini VL, Schilling MCL, Frantz SF, Godinho TG, Urbanetto J de S. Eventos adversos relacionados a medicamentos percepção de técnicos e auxiliares de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2011;64(2):241–7.

15.    Neto AQ. Segurança dos pacientes , profissionais e organizações : um novo padrão de assistência à saúde. RAS. 2006;8(15):153–8.

16.    Paranaguá TT de B, Bezerra ALQ, Andressa Luanna Moreira dos Santos, Silva AEB de C. Prevanlência e fatores associados aos incidentes relacionados à medicação em pacientes cirúrgicos. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):41–8.

17.    Miasso AI, Silva AEB de C, Cassiani SH de B, Grou CR, Oliveira RC de, Fakih FT. O processo de preparo e administração de medicamentos:identificação de problemas para propor melhorias e prevenir erros de medicação. Rev Lat Am Enferm. 2006;14(3):354–63.

18.    Nascimento CCP, Toffoletto MC do, Gonçalves LA, Freitas W das G, Padilha KG. Indicadores de resultados da assistência: análise dos eventos adversos durante a internação hospitalar. Rev Lat Am Enferm. 2008;16(4):1–7.

19.    Santana JCB, Sousa MA de, Soares HC, Avelino KSA. Fatores que influenciam e minimizam os erros na administração de medicamentos pela equipe de enfermagem. Rev Enferm. 2012;15(01):122–37.

20.    Souza FT De, Garcia MC, Rangel PP da S, Rocha PK. Percepção da Enfermagem sobre os fatores de risco que envolvem a segurança do paciente pediátrico. Rev Enferm UFSM. 2014;4(1):152–62.

21.    Silva LD da, Camerini FG. Análise da administração de medicamentos intravenosos em Hospital da Rede Sentinela. Texto Context Enferm. 2008;21(3):633–41.

22.    Souza S de, Rocha PK, Cabral PF de A, Kusahara DM. Utilização de estratégias de segurança na identificação da criança para administração de medicamentos. Acta Paul Enferm. 2014;27(1):6–11.

23.    MS. Protocolo de segurança na prescrição,uso e administração de medicamentos. Ministério da Saúde; 2013. p. 1–46.