Realmente só tive dois professores bons na minha vida. Um de física e uma de sociologia. O de física dizia que era para a gente argumentar e a professora de sociologia nos fazia pensar. Só dois professores bons, somente dois, é uma vergonha.

Enquanto ficam lá gritando que o povo precisa selecionar bem os candidatos em que vão votar, ninguém pensa onde toda essa alienação interpretativa começou. E onde mais teria começado se não na escola? Isso mesmo professores mordidos, na minha opinião foi na escola. Não consigo imaginar outro lugar para ser culpado pela incapacidade de opinião diversificada.

As escolas ainda seguem o mesmo padrão da época da ditadura. Com suas grades chatas onde prendem a capacidade dos alunos de contrariar o professor. Não deixam o aluno imaginar um outro modo de aprender e de entender o mundo. Só querem repassar seus livros didáticos com a mesma linguagem de sempre. Os pais ficam calados enquanto seus filhos estiverem calados. Seus filhos não podem tirar nota baixa, precisam respeitar o padrão, apenas isso e nada de problemas.

Se o sistema educacional seguir assim, seguiremos formando pessoas com a mesma visão atual. Pessoas que preferem falar mal da professora para o colega ao lado em vez de dizer na cara dela que ela está agindo de uma maneira equivocada; Pessoas que preferem jogar bolinhas na cabeça dos alunos mais miseráveis porque não têm coragem de jogar na professora que não os deixa sair para brincar no pátio da escola; Pessoas que não emprestam o lápis de cor porque é material individual e quem não tem precisa usar aquele material podre e velho que a escola oferece. Adultos são quando crescem, pessoas absolutamente chatas, severas e incapazes de fazerem uma interpretação consciente e pensada por elas mesmas dos fatos recorrentes com a humanidade e seus costumes arcaicos. Repreendidos, acomodados! Acomodados, muito acomodados para quem tem a capacidade de pensar diferente e se expressar.

Qual é vantagem de aprender a escrever no caderno tudo aquilo que o professor ensina, decorar aquelas linhas e depois reescrever numa prova? Isso limita as pessoas, as pequenas pessoas. Elas vão crescer neste modelo. Assistirão na televisão que o aborto é uma coisa ruim e serão contra o aborto. Depois, outra novela dirá que aborto é uma coisa boa e serão a favor. É fácil ver como concordam com a primeira opinião dada, ou acabam não concordando e apenas seguindo ideias velhas já formadas de maneira errada por pessoas que pouco podiam refletir sobre a diferença e diversificação de ideias.

Aí é fácil, só fazer uma produção parecida com a da novela das oito, colocar um homem com cara de inocente falando como alguém que gosta muito dos menos favorecidos e pronto, pode pedir o voto.

Antes de cobrar do povo o fim da corrupção dos políticos eleitos, é necessário ensinar o povo a pensar, raciocinar, conseguir pensar além.

"O fato mais grave, me parece, é uma escola recorrer essencialmente ao medo, ao constrangimento e a uma autoridade artificial. Esse tratamento destrói nos estudantes o gosto pela vida, a sinceridade e a confiança em si mesmos. E gera pessoas servis."

(Albert Einstein)