Erosão: quando ocorrem as grandes perdas de solos em áreas agrícolas?

            Esse pequeno texto pretende expor aos alunos de ensino médio e demais interessados quando ocorrem as grandes perdas de solo por erosão.

            As grandes perdas de solo em áreas agrícolas ocorrem quando há uma combinação de condições. A primeira delas consiste no solo ter pouca ou nenhuma cobertura. Geralmente, essa situação acontece entre o preparo do solo (aração e gradeamento) até o estabelecimento da cultura plantada. Isso ocorre devido ao fato do solo estar muito exposto e suscetível aos efeitos negativos das gotas de chuva, ou seja, o efeito de  favorecer a erosão. O solo recém preparado está com terra "fofa" na superfície e com agregador muito pequenos. Isso  facilita a ação de carregamento( transporte) de terra por ação da água.

            A outra condição é mais intuitiva. Para que ocorram grandes perdas de solo, condição previamente mencionada, devem ocorrer chuvas fortes a moderadas. Desse modo, aliando-se a situação em que o solo está descoberto ou pouco coberto (plantas ainda pequenas, isto é, pouco desenvolvidas) com chuvas fortes a moderadas são os requisitos básicos para haver grandes perdas de solo por erosão. Nesse sentido, o uso práticas de manejo de solo que não revolvam o mesmo significativamente como ocorre no plantio convencional, proporciona proteção do solo. Assim, nessas situações em que o solo estaria descoberto, a aplicação de resíduos vegetais que cubram o solo bem como o uso do cultivo mínimo, podem aumentar substancialmente a proteção do mesmo, evitando problemas ambientais tais como assoreamento de rios e degradação do solo. Esta última tem conseqüência direta sobre a produtividade agrícola, pois um solo degradado, certamente, produz menor quantidade de alimentos que um solo bem conservado.       

Preparado a partir de:

HAYS, O.E. New tillage methods reduce erosion and runoff. Journal of Soil and Water Conservation, v.16, n.4, p.172-175, 1961.