Erosão: calculando as perdas de solo

Como podemos ter idéia de quanto de solo de uma determinada área já foi perdido? Esse texto visa exemplificar um modo de estimar essas perdas.

Suponhamos que em uma propriedade rural há um local em que há um pedaço de floresta natural preservada e o restante da área tenha sido transformado em áreas agrícolas, por exemplo, de plantação de milho.

Abrindo-se uma trincheira (Figura 1) na área de floresta e outra na área agrícola, pode-se notar que o solo da floresta, que sempre esteve bem protegido pela presença dela, apresenta maior espessura do que o do campo agrícola.


Figura 1. Trincheira escavada para observar o perfil do solo em uma área agrícola.

Fonte da foto: http://www.ckra.notill.org

A diferença de espessura do solo do campo agrícola em relação ao da floresta se deve à erosão que é muito mais expressiva no primeiro uso do solo se comparado ao último. Diante disso, como pode-se calcular a quantidade de terra que foi perdida na área agrícola? Admitindo-se que, por exemplo, o solo agrícola possui uma camada superficial 30 cm menor do que o solo da floresta, então, pode-se proceder o cálculo do volume de solo perdido. Imaginando que esses 30 cm de perda de solo tenham ocorrido, por exemplo, em uma área de 1 hectare inteiro de terra, ou seja, em uma área de 100 metros por 100 metros (10.000 metros quadrados, ou, aproximadamente, um quarteirão), faz-se o seguinte cálculo:

Volume de solo perdido = 10.000 m2 x 0,3 m

Volume de solo perdido = 3000 m3

Perceba que multiplicamos a área de solo (no caso 1 hectare ou 10.000 metros quadrados) pela profundidade de solo que notamos ser menor no campo agrícola em relação à floresta (30 centímetros ou 0,3 metro). Dessa forma, foi obtido o volume de solo perdido por erosão. No entanto, não estamos querendo saber o volume de solo perdido, mas a quantidade em massa de solo perdido expressa em quilogramas ou toneladas.

Tendo em mãos o volume, para obter a massa de solo perdida, deve-se ter em mãos a densidade da camada de solo, isto é, a quantidade de massa de solo em um dado volume. Suponhamos que o dono da propriedade tenha mandado fazer uma análise de densidade do solo, e que essa apresentou o valor de 1,5 tonelada / m3. Esse valor significa que em um espaço com 1000 litros de volume, há 1,5 tonelada de terra, ou, de outra forma, 1500 kg de terra. Agora, para obter a massa de solo perdida por erosão, realiza-se o seguinte cálculo:

Massa de solo perdido = 1,5 x 3000

Massa de solo perdido = 4500 toneladas.

Como o valor do volume foi cálculado para um hectare, pode-se dizer que na área de agrícola, foram perdidas 4500 toneladas de solo. Esse valor é expressivamente alto e, com isso, o dono da área pode ter idéia do quanto de terra ele já perdeu. Suponha que o uso agrícola da área sempre foi milho e iniciou-se há 30 anos. Ao dividir 4500 toneladas de terra por 30 anos (4500 / 30) obtém-se o resultado de 150. Esse resultado quer dizer que, em média, ao se converter uma floresta para uma plantação de milho, nesse caso apresentado, perdeu-se 150 toneladas de solo por ano, um valor muito alto.

Esses cálculos simples podem orientar o proprietário rural a buscar técnicas conservacionistas de uso do solo que diminuam esses valores de perda. Vale relatar que toda essa terra perdida vai, em última instância, atingir os rios, lagos e outros corpos de água, assoreando os mesmos e aumentando custos para o tratamento de água para o uso humano. Assim, a ausência de conservação do solo traduzida nas altas taxas de perdas de solo por erosão não tem implicações apenas para o produtor rural com a queda na produtividade, mas também na vida de toda a sociedade que paga para usar a água que pode ou não estar tendo sua qualidade deteriorada em função das práticas de conservação do solo adotadas em áreas agrícolas.

Preparado a partir de:

SPAROVEK, G. Notas de aula de Manejo e Conservação do Solo – módulo conservação. Piracicaba, [a.n.t.], ESALQ/USP, 2009.