Canteiros de obras da construção civil são ambientes que oferecem muitos riscos. Nestes locais de trabalho, os riscos laborais precisam ser cuidadosamente analisados por profissionais da área de segurança e um programa para prevenção destes riscos deve ser rigorosamente elaborado e executado sob atenta supervisão.

Apesar de ser um clássico epi para construção civil, o capacete não elimina todos os riscos destes ambientes. Os trabalhadores precisam contar com um mix muito maior de equipamentos para garantir sua segurança e saúde. É necessário muitas vezes o uso de uniformes industriais completos, com luvas, botas, capacete, óculos e outros equipamentos que podem variar de acordo com a função.

Muitos equipamentos de proteção individual precisam ser utilizados não só pelos operários como também pelos supervisores, engenheiros e todos os profissionais que circulam por esses ambientes, mesmo que eventualmente. Os riscos são muitos e o uso dos equipamentos precisa garantir a segurança de todos que circulam por esses ambientes.

Além do risco de queda de objetos, que justificam o uso do capacete, outros riscos muito comuns na construção civil são quedas, lesões nas mãos e pernas, intoxicação por produtos químicos, queimaduras e torsões.

Um tipo específico de equipamento de segurança na construção civil merece destaque, são as cordas, cadeirinhas e outros equipamentos que evitam que os trabalhadores sofram quedas de grandes alturas. É interessante observar que para a eficiência destas medidas preventiva o uso destes equipamentos deve partir de um treinamento especializado e rigoroso. Os materiais utilizados precisam ser frequentemente vistoriados pois sua vida útil pode variar de acordo com o uso.

Todo EPI, em qualquer ambiente, precisa ter seu uso fiscalizado e precisam ser feitas campanhas educacionais junto aos trabalhadores para reforçar a importância do seu uso. A qualidade dos materiais utilizados e o selo do Inmetro precisam ser observados na aquisição dos EPIs que precisam estar de acordo com as necessidades dos trabalhadores.