O sistema do equilíbrio corporal é mantido por diversos órgãos, sendo que eles estão ligados no labirinto, músculos, olhos, articulações e nos ossos.

 

Esse complexo todo, é que manda informações sobre a posição da cabeça e também do corpo, para o cérebro, que estuda todas essas informações e faz alguns ajustes para que se mantenha o equilíbrio.

 

O cerebelo, também procura ajudar nesse trabalho para que o nosso corpo funcione, como uma verdadeira orquestra em perfeita harmonia.

 

Quando acontece do cérebro não entender a mensagem, pois muitas informações não são mandadas corretamente, pode acontecer da pessoa, sentir tontura e desequilíbrio, sendo que no processo do envelhecimento, isso pode acontecer com menor ou maior frequência.

 

Esse desequilíbrio vai de uma simples tontura, sensação de flutuação e mesmo vertigem, quando a pessoa sente, que está tudo girando, perdendo muitas vezes a força nas pernas, precisando se sentar ou deitar.

 

Isso pode acontecer em qualquer faixa etária, mas é mais frequente, nos idosos e também mais preocupante porque pode ocasionar quedas.

 

Nas clinicas de geriatria e ambulatórios, essas tonturas chegam de modo geral a atingir 90% dos pacientes.

 

As doenças que mais acometem os idosos é a labirintite, que muitas vezes acontece pela degeneração das estruturas labirínticas.

 

Outra causa muito comum, é a visão prejudicada por diabetes, ou outras doenças normais da idade.

 

O excesso de medicamentos, que muitas vezes é indicado por vários médicos, também é muito perigoso, o ideal é ter sempre um especialista só, que acompanhe o paciente.

 

Outro problema de enfraquecimento nos idosos é a artrite e osteoporose, como também sequelas de fraturas, que muitas vezes não são tratadas como deveriam.

 

Problemas cardiovasculares, como também neurológicos, são causas constantes de quedas, sendo que essas na maioria das vezes, acontecem dentro mesmo de suas casas, deixando muitas vezes sequelas que podem atrapalhar o andamento normal de todos os dias.

 

A obesidade é um dos fatores para que se perca o equilíbrio com mais facilidade, por esse motivo, a vida sedentária é desaconselhável em todas as idades, inclusive, para os idosos.

 

Na maioria das vezes, as quedas são acontecimentos gerados dentro de casa, com tropeços em tapetes, pequenos degraus e mesmo em banquinhos.

O cuidado deve existir também com o calçado, que deve ser adequado. Além disso, devem ser eliminados os tapetes que possam dobrar ou deslizar.

A alimentação deve ser bem orientada, com alimentos que sejam de fácil digestão, mas que tenham todos os nutrientes, para que o idoso seja o mais saudável possível.

Ter cuidados com a boa forma é algo extremamente benéfico. Entenda como Slim Max pode ajudar você a entrar em forma de vez.