Assim como os mapas, os gráficos são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e a compreensão de informações sobre fenômenos. Assim, nada melhor do que eles para apontar uma tendência, um histórico, um cenário.

Não estamos em 2012, o mundo ainda não acabou, mas, segundo o gráfico abaixo, apresentado em matéria publicada no site MarketWatch ( observação de mercado ) , o Jornal Impresso teve seu ápice entre as décadas de 1970 a 1990, e com ele a elevação na contratação de jornalistas.

Infelizmente, conforme os dados estatísticos coletados pelo Bureau of Labor Statistics , principal agência do Governo Americano  para o  vasto domínio da economia do trabalho,  fica claro o que  se espera da profissão do jornalista voltado exclusivamente  para a mídia impressa   : It’s Over ! É o fim ! Acabou !



O número de empregos em jornais impressos tem encolhido drasticamente nos últimos 15 anos, equivalente a um retorno aos meados da década de 1950.

A boa e a  má notícia:

Pode ser uma grande oportunidade - a  próxima década vai impulsionar novas formas de comunicação, mais em sintonia com as novas tecnologias de comunicação  e com os novos hábitos de consumo;


Pode ser uma catástrofe -  para os novos profissionais advindos das escolas universitárias que ainda não incluiram disciplinas como mídias sociais, marketing multinível , novas formas de pensamento , escrita e etc. Imagine para aqueles universitários diplomados ( isso mesmo, com diploma na parede e tudo ) que não sabem usar um computador, escrever, fazer um síntese, usar um editor de texto e que pensam  que redes sociais são fabricadas em Fortaleza , de onde nelas se deitam mais de 10 pessoas.

Hora de Inovar, Reiventar e Reiventar-se.


Obrigado pelo tempo que você dedicou ao adquirir novos conhecimentos sobre que anda acontecendo no universo da Inovação, Mercado e Gestão

Quando achar que estes conhecimentos lhe serão úteis, visite-nos em http://www.openinnovatio.org/.  Serás muito bem-vindo(a)