FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIENCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS - FACEL

Curso de pós Graduação em: Docência do Ensino Superior

Estudante: Claudio José Bezerra de Aguiar

Pólo: Teologia

Data de início: 20/ 03/ 13

Disciplina: Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso

Data de entrega: 03/09/13

 

 

EPISTEMOLOGIA E A PRATICA DOCENTE DO ENSINO RELIGIOSO

 

      

A epistemologia, o ensino religioso e a pratica docente são termos que podem ser tratados isolados. Sendo que cada um cogita um conhecimento particular. Tratados deste modo podem levar a uma conclusão mais ampla, quando examinados separadamente e posteriormente analisados unidos, considerando  suas características particulares. Assim se seguirá, no entanto de uma forma sucinta mediando as principais características principais de cada  faceta.

A espistemologia é uma palavra que se constitui de dois termos gregos, “episteme” que denota ciência e “logia” propondo estudo. A junção desses termos deriva uma ciência do estudo (WIKIPÉDIA, 2013), ou melhor especificando uma teoria do conhecimento. Neste ínterim se propõem como um segmento da filosofia que se preocupa com a validade, integridade e fontes do conhecimento (GRAYLING, 2013).   

O ensino religioso tem como proposta de ensino tratar sobre as religiões e suas variadas formas de atuações, assim como a sua influência sobre a vida das pessoas e nas sociedades. Levando em considerações as culturas, a manifestações metafísicas (eventos que transpassam a realidade física, natural) de cada civilização (MEIRELES, 2013).

A pratica docente está voltada para razão e criatividade, tendo por objetivo incutir nos discentes conhecimentos científicos das varias áreas do saber, matemática, física, química, biologia, português, etc. Visando a construção de indivíduos que sejam aptos para atuar na sociedade e no mercado de trabalho. Para edificação de um lugar mais justo e igualitário, onde as pessoas saibam viver em harmonia (ALBUQUERQUE, 2013).

Uma epistemologia do ensino religioso é um trabalho complexo, pois a epistemologia está na busca de colocar o objeto conhecido diante o conhecedor. No entanto no religioso não existe um objeto palpável empiricamente que possa servir como ponto de apoio para a epistemologia. Esse constitui a problemática epitemologica, onde a história apresenta vários filósofos buscando meios de mostrar como a religião pode ser vivida e estudada racionalmente. Com esta intenção utilizam hermenêutica, a linguagem, entre outros, alguns de seus representantes foram John Locke, Berkeley, Hume, Kant, etc. Esses pensadores trouxeram ao ensino religioso novas formas de interpretar e de entender a religião (COSTELLA, 2013). Resultado uma aproximação maior do ensino religioso com as práticas docentes, que estão pautas no raciocino lógico.

A epistemologia trouxe ao ensino religioso a capacidade de olhar de maneira diferente a religião. Possibilitando uma pratica docente criativa e aberta que visa mostrar racionalmente a religião. A epistemologia não consegue explicar tudo, mas ajudou e ajuda analisar formas inquestionáveis, que outra hora, como era a religião não podia ser questionada. O ensino religioso sendo aberto e livre de influências catequizadoras e prosélitas pode de maneira significativa trazer benefícios para sociedade. A razão ajuda explicar muitas eventualidades da vida, contudo não pode dar explicações para religião como um todo, onde tem que se apoiar na filosofia para entender um pouco da religião.

Quando o ensino religioso, entende que a educação e a epistemologia trazem consigo maneiras que podem tornar mais clara a religião e seu eventos, consegue se tornar uma disciplina indispensável na formação de pessoas que a sociedade precisa para viver de uma forma igualitária e justa.

 REFERÊNCIAS

 

ALBUQUERQUE, Cícera Maria Gomes de. A prática docente: o ensinar e aprender. Disponível em: < http://www.nead.unama.br/site /bibdigital/pdf/ artigos_ revistas/ 119.pdf> Acesso em: 01 ago. 2013.

COSTELLA, Domenico. Epistemologia do ensino religioso. Disponível em: <http://

www.gper.com.br/noticias/bfa91f1ca43f3b31ca9d2dbea0db037c.pdf> Acesso em: 01 ago. 2013.

GRAYLING, A. C. et. al. A epistemologia. Disponível em: < www.educadores.diaa-

dia.pr.gov.br /arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/Epistemologia.

pdf> Acesso em: 01 ago. 2013.

MEIRELES, Colégio estadual Cecília. Proposta curricular. Disponível em: < www.

sxdceciliameireles.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/20/2610/105/arquivos/File/EnsinoReligioso.pdf> Acesso em: 01 ago. 2013.                     

 

WIKIPÉDIA. Epistemologia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemo-

logia.> Acesso em: 01 ago. 2013.