Envolvimento dos colaboradores no processo de inovação

 

Processo de inovação acontece em função das variáveis como processos e pessoas, pessoas capazes e habilidosas para fazer com que a inovação aconteça.

É importante que existam pessoas habilitadas e capazes de desenvolver esses processos, para que a inovação realmente aconteça de forma tangível para o cliente.

As inovações só acontecem porque existem pessoas que um dia se deparam com situações inusitadas que de alguma forma tiveram uma ideia criativa, e enfim transformam aquela ideia em algo concreto para sociedade.

Para se te uma inovação, é preciso ter processos, e para desenvolver esses processos é necessário de pessoas.

Dentro de uma organização tem colaboradores que dão ideias, porem isso deve ser continuo para que a empresa não fique dependente apenas de uma opção criativa que pode ou não acontecer em um dado momento.

Quando se quer ter uma organização inovadora, precisa se ter colaboradores inovadores, e essas pessoas só se desenvolverá em uma cultura, ou ambiente que lhe permitirem esse espaço de desenvolvimento.

Mas para isso a empresa deve ser compreensiva e tolerante a erros, e também colaboradores que estejam dispostos a fazer algo diferente desejam pessoas capacitadas a ter uma visão holística sobre o mercado, sobre a sociedade, para que as ideias não tenham a mesma finalidade.

Para que o processo de inovação se acelere e aconteça é imprescindível que ocorra também o processo colaborativo, essas duas variáveis andam lado comunicação entre si, pois o processo de inovação não existe sem conectividade e tecnologia da informação.

Segundo Joel Souza Dutra (2011; 81,82) A capacitação de pessoas podem ser compreendida como toda e qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com as pessoas capazes de atender as suas necessidades presentes e futuras.

No entanto a necessidade da empresa deve ser caracterizada nos seguintes aspectos para que possa ser elaborado um processo de capacitação adequado, como: Perfil Profissional, Perfil Comportamental, Entregas Desejadas, Condições de Trabalho, Condições de Desenvolvimento, Condições Contratuais.

O colaborador no processo de inovação também passa por dificuldades, como por exemplo, no processo de mudanças, pois não é nada fácil sair de algo que está claro, para algo que ainda é obscuro.

No entanto com relação às pessoas dentro da organização, a três etapas de colaboração.

Patrocinadores: São aqueles que querem realmente que a mudança aconteça, aquele colaborador que tem o poder e que está em cima na hierarquia.

Agentes: são aqueles que agem e interagem para que as mudanças realmente aconteçam.

Alvos: Aqueles que são atingidos pela mudança.

É imprescindível avaliar de que maneira todos vão receber e reagir a essas mudanças, pois frequentemente vão se sentir incomodados com novas situações.

Para Joel de Souza Dutra (2011; 101) O grande desafio é orientar esse desenvolvimento em um ambiente tão volátil, e encontra essas referencias tão instáveis para balizar o desenvolvimento das pessoas e das empresas.

Podemos antever que, independentemente dos possíveis futuros cenários, as organizações e toda sociedade caminham para maior complexidade tecnológica e das relações. A pessoas que precisam ser preparadas para contexto cada vez mais associado a complexidade.

Podemos definir o desenvolvimento das pessoas como: Capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de necessidades.

Segundo Joel Souza Dutra (2011; 84) As fontes de capacitação são importantes, porque podem atuar em estreito contato com as necessidades da empresa, adequando aos seus problemas educacionais, processo seletivo, processo de avaliação escolha o corpo docente, definição de linha e pesquisa e definição de métodos educacionais.