GESTÃO DE COMPRAS
 
Pensamos estrategicamente quando gerimos as compras de uma empresa, sempre focando evitar desperdícios, bem como, reduzir volumes, estoques e custo.
 
Gestão de compras está diretamente ligado aos departamentos de uma organização, uma vez que para a sua administração correta, é necessário que os setores saibam como descrever suas solicitações de forma padronizada, para a obtenção dos materiais certos, nas quantidades corretas, para que sejam entregues dentro do prazo estipulado, sem maiores custos.
 
Comprar vai muito mais além do que pegar um produto, pagar e levar, trata-se de uma tomada de decisões baseadas em pesquisas, em negociação, em quantidades, preço, fornecedores, funcionalidade, estocagem, depreciação, distribuição, controle, visando atender a demanda da produção evitando excedentes que podem gerar custos.
 
Administrará um fluxo contínuo, de forma justa e honesta, garantindo as melhores condições para a empresa, sendo elas pagamento, preço, prazo e qualidade, garantindo o aumento de produtividade, sem falhas na distribuição de materiais, nem mesmo, perda de prazos.
 
Em média, são investidos 40% a 70% do total da receita bruta de uma empresa com gastos em compras para a sustentação de uma organização, seja no âmbito administrativo, e principalmente no de produção, o que causa grande impacto nos lucros quando não são geridos de forma a contento.
É imprescindível a atuação dos meios de informação e o dinamismo por parte dos responsáveis por essa área, sabendo escolher os melhores fornecedores (pesquisa e avaliação), e a melhor negociação de preços, ficando não só a responsabilidade por parte do Gestor de Compras, mas sim, por todas da organização.
 
Fontes:
– BRAZ, Rogelio de Oliveira – Gestão de compras. Sinop, MT: Universidade Estadual de Matos Grosso, 2006.