Entendendo o uso do gás acetileno na medição da desnitrificação

          O acetileno é um gás que age no sentido de inibir a conversão de nitrogênio molecular (N2) a óxido nitroso (N2O) durante o processo de desnitrificação.  Por isso, os cientistas aplicam esse gás em incubações de solo em laboratório. Ao adicionar uma certa quantidade deste gás, sabe-se que todos os produtos da desnitrificação serão convertido em N2O e não N2O e N2 , como comumente ocorre na natureza.  Como o N2 é um gás difícil de se determinar à produção devido à grande abundância na atmosfera (78% da atmosfera é N2!), pode-se estimar sua produção ao comparar uma amostra de solo submetida ao acetileno onde N2O e N2 serão medidos como N2O, com uma amostra do mesmo solo sem estar sob influência do acetileno. É de se esperar que a concentração de N2O oriundo da incubação com acetileno seja maior que a do solo incubado sem este gás. Então, por diferença, sabe-se que a quantia a mais de N2O no solo incubado tornou-se N2.

         A título de exemplo, imaginemos que o solo incubado com acetileno gera concentração de N2O de 100 ppm. Por outro lado, o solo incubado sem sem acetileno gera uma concentração de N2O de 70 ppm. Então, ao subtrair 100 – 70, conclui-se que cerca de 30 ppm de N2 são produzidos neste solo.

         Dessa forma, espera-se que este pequeno texto tenha ajudado a entender a razão do uso do gás acetileno para entender a desnitrificação. 

Preparado a partir de:

FIRESTONE, M.K.; FIRESTONE, R.B.; TIEDJE, J.M. Nitrous oxide from soil denitrification: factors controlling its biological production. Science, New York, v.208, p.749-751, 1980