Entendendo Jesus Cristo

Filho de DEUS

DEUS NUNCA FUNDOU IGREJA ALGUMA

Jesus nunca teve intenções de fundar igrejas, porque segundo os ensinamentos contidos nos pergaminhos bíblicos Deus não veio ao mundo para fundar igrejas, seitas ou religiões. Religião é coisa humana. E nós bem sabemos que coisas humanas nascem na cabeça do próprio homem e raramente tem alguma coisa a ver com a doutrina bíblica de Deus. Além do mais Jesus não fundou uma igreja e, sim, veio ao mundo para transmitir a DOUTRINA de DEUS; a qual se tornou conhecida por Doutrina Cristã – ou Cristianismo. Quem é seguidor de Jesus Cristo é Cristão. E segundo a doutrina de Deus não é possível servir a dois senhores ao mesmo tempo; por isto Jesus Cristo disse que não veio ao mundo para lançar mandamento novo. Isto implica que ser Cristão é seguir os princípios e ensinamentos ensinados por Deus e transmitidos por Cristo Jesus. E um dos principais paradigmas do Cristianismo veio da seguinte proposição: “quem crê em mim crê no Pai”, porque foi o Pai que me enviou para vos pregar as boas novas. E, porquanto, A GRANDE COMISSÃO consistia do seguinte paradigma de fé:

MT 28:19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

A VERDADEIRA igreja de TODOS os SERES HUMANOS é o nosso próprio Deus, que habita dentro de nós. Tanto que Jesus peregrinava pelos desertos e por todos os recantos da terra ou, quiçá, por onde pudesse retransmitir os ensinamentos que recebeu de Deus Pai. Suas prédicas poderiam ser feitas de dentro de um barco, na parte mais alta de um monte, em casas, em grutas, etc. Demonstrando um entendimento mais amplo sobre a doutrina Cristã, o apóstolo Paulo exortou:

1ª Co 6:19 Acaso não sabeis que o vosso corpo é templo (santuário) do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Onde, de fato, outrora o Espírito de Deus habitava? Em nós! Sim, nas peregrinações que Jesus Cristo realizava multidões se reuniam para ouvir os ensinamentos de Deus formando verdadeiras congregações; ou aglomeração de Cristãos.

Deus sempre habitou no meio de nós – ele está dentro de nós. Uma Congregação não é uma igreja, antes sintetiza um local propício para congregar, para que as pessoas possam reunir-se: “Na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê”. Tal como aconteceu com os fabulosos palácios romanos, cujos templos achavam-se cercados de deuses de pedras, eram susceptíveis à queda, e, de fato, ruíram de alto a baixo. Já o tabernáculo de Deus, que são vossos filhos espirituais, jamais será destruído, porque os espíritos criados por Deus são indestrutíveis. Os espíritos criados por Deus não se confundem com todo e qualquer sabor ou vento de doutrina, porque a verdadeira sabedoria que lhes atrai procede de Deus; Jesus disse:

Jo 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem.

E Deus disse: Ex 29:43 Ali (na congregação – que sintetiza a reunião de um grupo de pessoas) virei aos filhos de Israel para que por minha glória sejam santificados. Veja como Deus era de uma humildade e de uma simplicidade ímpar, ou seja, Deus vinha até nós, comparecia na presença do seu povo - “Na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê”.

Uma tenda é uma cabana feita de lona, não é uma igreja. E novamente Deus disse...

Ex 29:45 ...habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei o seu Deus.

Ao profeta do Velho Testamento Deus referiu-se ao vocábulo tenda enquanto lugar de Congregação. O deserto era um lugar bem quente e qualquer sombra seria bem vinda.

Os 12:9 Eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da festa.

E, ainda, ao profeta Ageu disse o Senhor Deus

Ag 2:4-5 e tu, TODO POVO DA TERRA, se forte, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos EXERCITOS, segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito. O meu Espírito habita no meio de vós; não temais.

A maioria das criancinhas que nascem em berço Cristão não pode ser considerada pagã. Uma quantidade enorme de criancinhas recebe o batismo em NOME DO PAI, e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Seu nome de batismo ecoa até os céus e fica, portanto, gravado nas palmas das mãos de Deus, como está escrito:

Lc 10:20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e, sim, porque os vossos nomes estão arrolados nos céus.

Devido à espiação realizada através do Sangue que Jesus Cristo derramou, tal sacrifício vicário foi feito em favor de todos os seres humanos, quer fossem justos ou pecadores. Mesmo assim muitos se tornam FILHOS de DEUS, e muitos filhos de Deus crescem e esquecem vossa origem batismal. Lamentavelmente muitos acabam abandonando os caminhos de Deus para seguir outros caminhos; e muitos se perdem completamente.

A questão é que o simbolismo espiritual do batismo sobe até os céus e lá permanece perpetuamente. Em outras palavras não há como voltar atrás e desfazer este batismo; ele foi sacramentado e está consumado. Outra sutileza batismal é que Deus não concebe adoção de seus filhos para quaisquer outros “deuses”, meios ou fins. Uma vez filho de Deus, filho de Deus pra sempre será.

Alguns filhos desgarrando-se de Deus se filiam aos mais variados fundamentos e incrementos humanos. Mas, contudo, mesmo que ocorra uma tentativa de engajar-se numa nova filiação o que permanecerá é a filiação a Deus; posto que é a única que Deus reconhece como verdadeira.

Por isto que Deus concebe louvores aos filhos desgarrados que, embora vivendo como filhos pródigos, assim que voltam para Deus são recebidos com festas e gritos de júbilos. Deus deixa de lado as noventa e nove ovelhas e sai em busca das perdidas.

Você, qualquer um, alguém simplesmente, pode esquecer-se de que um batismo feito em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo jamais poderá ser desfeito. Deliberadamente alguém pode afirmar que se tornou seguidor de uma seita qualquer. Mas, contudo, Deus sabe que aquele filho lhe pertence. Ele conhece cada um de seus filhos pelo nome. Quando estes filhos desgarrados deixarem este mundo se surpreenderá ao ter que comparecer diante do tribunal de Cristo para dar contas de suas obras. Os deuses humanos poderão seguir alhures, no mundo, ou em qualquer outro lugar terreno. Mas, todavia, no céu somente o Filho e o Pai receberão os seus filhos para justiça. Os deuses terrenos não poderão entrar nos Reinos dos céus.

Jesus Cristo, numa parábola descrita pelo médico Dr. Lucas dá uma explicação exemplar do que ocorrerá com os filhos de Deus após a morte.

Lc 16:22 Aconteceu morrer um mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também um rico, e foi sepultado.

Lc 16:23 [O rico] no inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e o [mendigo] Lázaro no seu seio.

O mendigo foi levado pelos anjos para o seio de Abraão, simbolizando lugar de consolo. Já o rico morreu e foi sepultado no inferno – estando em tormentos.

Jesus Cristo está afirmando que os filhos de Deus serão sepultados segundo o que semearam nesta vida. Os que semearam para morte serão sepultados. Os que semearam para vida serão levados para um lugar de descanso, que Jesus Cristo chamou de seio de Abraão, por ser o pai de muitas nações e o primogênito na fé.

Pastor Gradizzi

(com mestrado em Teologia Bíblica)