ENTENDENDO A SAÚDE PÚBLICA: Ação Educativa sobre Primeiros Socorros na “Escola Favo de Mel” na cidade de Simão Dias/SE.

AUTO (A): Adriana Marquilene Nunes Viana

  1. 1.      INTRODUÇÃO

Primeiros Socorros ou socorro básico de urgência nada mais do que prestar socorro imediato e inicial ao tratamento aplicado ao acidentado ou portador de mal súbito, fora do ambiente hospitalar antes da chegada do médico, executadas por qualquer pessoa, treinada, para garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das lesões existentes.

No caso do socorrista é a pessoa que está habilitada à prática dos primeiros socorros, utilizando-se dos conhecimentos básicos e treinamentos técnicos que o capacitaram para esse desempenho.

Entendendo a saúde pública como um tema transversal, o significado desta com certeza veio para valorizar e conscientizar a população dos riscos que estes indivíduos estão sujeitos a passar e enfrentar; por isso mesmo se faz necessário prevenir e promover Ações Educativas  para melhor conhecimento e esclarecimento dos fatos, diferenciando dos próprios conceitos adquiridos das áreas convencionais.

A força da Comunidade Escolar faz acontecer, com precisão, na pronuncia distinta dos conhecimentos, das atitudes, do desejo, das atividades a serem vivenciadas e compartilhadas com a sociedade, direção, professores, funcionários, pais e alunos relacionados às questões da saúde, seu cuidado e que os mesmos possam adquirir uma melhor qualidade de vida. É bom ressaltar que o Ambiente Escolar é o local onde passamos boa parte da vida, e o ser humano por mais que seja cuidadoso atencioso e cauteloso, está vulnerável a acidentes.

Esta é a realidade da Direção das Escolas tanto quanto dos professores e funcionários que vivem diariamente na Comunidade Escolar ensinando, observando os alunos, seu comportamento e desenvoltura e que estão sujeitos a presenciar situações de riscos de acidentes, e não sabem como atuar na hora certa em que o socorro deve ser imediato, pois nem sempre a equipe médica de atendimento emergencial chega logo. A melhor maneira para evitar acidentes é a prevenção. É bastante comum a criança colocar-se em situação de perigo. Sua curiosidade e a própria necessidade de aprendizado acabam colocando-a em risco.

O professor poderá sim obter conhecimento e treinamento para tomar atitudes imediatas e atuar como socorrista em situações do tipo: traumas, queimaduras, engasgos, sangramentos, desmaios, dentre outros. Entende-se que há uma grande necessidade que estes professores estejam habilitados para qualquer eventualidade deste tipo, pois estes educadores poderão ser surpreendidos por situações de urgência ou emergência que envolva a integridade física não só do seu aluno, mas de um amigo, parente, vizinho, colega de trabalho ou até mesmo um desconhecido na rua. Estes sabres trarão resultados favoráveis para proporcionar as vítimas um suporte de vida seguro.

  1. 2.      OBJETIVO

           Reconhecer e corrigir problemas que ameacem e coloquem em risco o aluno em curto prazo sobre o processo de humanização nos primeiros socorros.

  1. 3.      METODOLOGIA

        A Pesquisa foi realizada através de diagnósticos organizacionais, com elaboração de perguntas relacionadas a Primeiros Socorros. É que a partir das informações obtidas pela Direção da Escola “Favo de Mel” serviram de subsídios para identificar a necessidades de orientação e capacitação sobre o tema abordado.

         Porém, a partir das informações e problemas encontrados, pode ser confrontados com os livros Didáticos utilizados. Tanto quanto os livros, as revista, artigos periódicos e material disponível na Internet, isto é, material acessível ao público em geral, que fornece também informação analítica sobre o tema.

         Portanto as pesquisas foram feitas de forma qualitativa, pois o objetivo é capacitar e treinar estes professores para o ato de socorrista no seu local de trabalho.

         Este método qualitativo dinamizado nas escolas, valoriza a vida e contribui para a conscientização do educador e educando, despertando o interesse e a participação aos temas transversais, o que assegura o respeito à vida em sala de aula, onde o espaço de tempo entre o momento do acidente e o socorro faz a diferença entre a vida e a morte.

RESULTADOS:

As expectativas foram atendidas com muita relevância pelos professores, os quais foram os participantes desta ação, principalmente em relação ao aprendizado ao conteúdo exposto tanto quanto a didática.

Assim sendo relataram que o conteúdo aplicado foi excelente e maravilhoso, os funcionários da referida escola mostrou-se bastante interessados uma vez que nunca participaram de nenhum trabalho relacionado a Primeiros socorros antes.

A maioria dos que ali se encontravam classificou o curso como sendo “muito positivo para a escola”, pois, questionaram com muita segurança e sabedoria adquirida que os conhecimentos e o que aprendeu na prática mesmo sendo em pouco espaço de tempo podem ser aplicados não só com os alunos nas dependências da escola, mas também no dia-a-dia (na casa e na comunidade em geral), desta feita com ações simples, podem salvar vidas ou até mesmo amenizar um pouco o sofrimento desta criança.

Por conta disso, muitas dúvidas foram tiradas chegando a decidirem que tem que haver uma implementação de condutas em situações de emergência entre os indivíduos de diversos segmentos da populaçãoem especial no ambiente escolar.

  1. 4.      CONCLUSÃO

           A Humanização em Primeiros Socorros é inegavelmente, uma ferramenta importante para o socorro imediato alcançando assim um futuro melhor.  De antemão faz-se necessário o compromisso, o empenho e a dedicação de todos os profissionais das Escolas que atentaram para esta necessidade, através de união e colaboração, com certeza conseguiremos melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes das devidas escolas, os quais necessitam muito de orientação e apoio, contribuindo na formação do caráter do futuro cidadão, munindo-os dos importantes conceitos de cidadania e de Defesa Civil.

 

5. REFERENCIAS

BATIGÁLIA, V. A. Desenvolvimento infantil e propensão a acidentes. HB Cientifica, v.9,

n.2, p. 91, mai–ago. 2002.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei nº 8.069, de 13 de Julho de

1990. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

CARVALHO, F. F. Acidentes Infantis: Relatos de Diretores e Professores do Ensino

Fundamental e Análise do Material Didático. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) -

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

COLLUCCI, C. Acidente infantil ocorre perto de adulto. Folha on-line, São Paulo, 03 jul.

2006. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u123446.shtml>

Acesso em: 04/12/12.

FIORC, B. E. et al. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas

públicas no interior de São Paulo. Disponível em:

<http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/pdf/v10n3a15.pdf> Acesso em: 03/12/12

SENA, S. P. et al. A percepção dos acidentes escolares por educadores do ensino

fundamental, Belo Horizonte. Disponível em:

<www.medicina.ufmg.br/rmmg/index.php/rmmg/article/viewArticle/127> Acesso em:

04/12/12

ALEXANDRE, N. M. C; BRITO, E. - Procedimentos básicos de enfermagem. São Paulo, Atheneu, 2000.