Nunca é demais lembrar que dormir bem é um importante conselho para a sua saúde, tão importante quanto comer bem, fazer exercícios e evitar o stress, pois é durante o sono que nos curamos e recuperamos do desgaste do dia. Infelizmente cada vez mais pessoas acham necessário dormir menos, muitas vezes para realizar atividades paras as quais não se tem tempo durante o dia. Contudo, as consequências para a saúde e qualidade de vida podem ser devastadoras.

Estudos mostram que a privação do sono pode resultar em uma vida com mais doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças do coração. Pessoas com dificuldade para dormir geralmente apresentam alterações drásticas no seu metabolismo. Quem sofre de insônia pode passar uma noite inteira rolando de um lado para o outro da cama sem conseguir pregar o olho. A falta de sono pode levar ao descontrole dos hormônios do stress, como o cortisol. As maiores consequências se apresentam no sistema imunológico e no risco de doenças crônicas, assim como desordens psicológicas, perda de memória e depressão.

Há evidências de que uma boa rotina de sono pode contribuir para a saúde e qualidade de vida. Dormir o suficiente melhora os nossos mecanismos de defesa, nos mantendo saudáveis e sem stress. Não é por acaso que “funcionamos” melhor quando estamos bem descansados. Tornamo-nos melhores amigos, amantes, colegas, encaramos desafios com mais energia e nos afastamos de pensamentos negativos e destrutivos. Após uma boa noite de sono, somos mais saudáveis e bem humorados.

Uma boa maneira de evitar perder o sono durante a noite é organizar uma rotina e reservar, no mínimo, oito horas para dormir. Ler antes de dormir, mandar frases de boa noite para quem você gosta, tentar esquecer os problemas ainda não resolvidos e entender que descansar vai te ajudar, e muito, a enfrentar as dificuldades do dia seguinte.