A venda de produtos deve ser fiscalizada, assim todas as mercadorias que chegam às lojas devem passar por um controle de qualidade para que possam ser revendidas ao público, oferecendo todos os benefícios e qualidades de acordo com as especificações e promessas que são dadas em divulgações e publicidades.

Os equipamentos eletrônicos e elétricos são os mais fiscalizados, pois lidam diretamente com energia elétrica e necessitam do bom funcionamento para que somente ofereçam vantagens, sem riscos dados aos consumidores. Um dos produtos que estão no topo de fiscalização é a chapinha, podendo causar acidentes caso não siga as especificações dadas pelos órgãos responsáveis pela comercialização.

Quem faz a fiscalização de chapinhas?

A fiscalização de chapinhas é feita por órgãos especializados em equipamentos elétricos e eletrônicos, podendo variar a sigla da instituição de acordo com o local no qual a mesma está localizada.

O Instituto de Pesos e Medidas, o Ipem, é um dos principais responsáveis pela fiscalização de chapinhas, dentre outros itens relacionados à beleza e à saúde, assim como secadores e babyliss, por exemplo, visando oferecer um aparelho efetivo e útil para os compradores.

O que é fiscalizado nas chapinhas?

O primeiro aspecto que é verificado nas chapinhas é em relação ao selo de qualidade que é disponibilizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, este que é o órgão responsável pela primeira triagem dos equipamentos, afirmando que o aparelho poderá ser comercializado em lojas do Brasil.

Os cabos de alimentação também são fiscalizados na chapinha, afinal os mesmos devem seguir um padrão quanto à potência do equipamento, além de manter o padrão novo com pino arredondado para enquadrar-se em diversas tomadas e redes de alimentação atuais.

Qual a importância da fiscalização de chapinhas?

A principal importância da fiscalização de chapinhas é devido à importação da maioria dos produtos que são comercializados no Brasil, assim no momento da transportação não há a devida atenção com as mercadorias que podem estar fora dos regulamentos estabelecidos no país, sem nem ao menos passar pela avaliação do Inmetro.

A vantagem da fiscalização das chapinhas é oferecer aos clientes somente equipamentos de alta qualidade e que possam cumprir com os benefícios prometidos, visando evitar acidentes, principalmente choques elétricos que estão ocorrendo constantemente no país, além de proporcionar um aparelho que possa adaptar-se aos novos padrões de rede elétrica.

Toda fiscalização é importante para que o vendedor possa oferecer um produto dentro das especificações necessárias, assim como o comprador adquirir uma mercadoria de alta qualidade e que possua a voltagem e potência ideal para não causar riscos aos fios, priorizando a beleza feminina.

Ao escolher sua prancha ou chapinha de cabelo, sempre verifique se as mesmas possuem o selo do Inmetro e atente-se aos estabelecimentos que estão sendo beneficiados com a fiscalização, preferindo visitá-los ao adquirir um equipamento elétrico para obter a certeza de que o mesmo foi testado e que suas características não tragam quaisquer danos aos fios.

Em caso de dúvidas, comente na postagem que nos responderemos em breve suas perguntas. Interaja conosco também pelo Facebook!