sulfato de níquelO Níquel (II), sulfato de níquel ou apenas sulfato, geralmente  são os termos que referem-se ao composto inorgânico com a fórmula niso 4 (H 2 O) 6. Este elemento químico de cor azul é altamente solúvel de sal, e  é uma fonte comum de Ni 2 + íon para galvanoplastia.

Cerca de 40 mil toneladas de sulfato de níquel foram produzidas em 2005. Vale lembrar que o sulfato de níquel é usado principalmente para galvanoplastia de níquel.

Pelo menos sete sais de sulfato de níquel (II) são conhecidos. Estes sais são diferentes em termos de hidratação ou no hábito de cristal. O hexa-hidratado tetragonal comum cristaliza a partir de solução aquosa entre 30,7 e 53,8 ° C. Abaixo destas temperaturas, um hepta cristaliza, e acima destas temperaturas de formação de um hexa-ortorrômbica. O sulfato de níquel amarelo anidro forma, niso 4, é um ponto de fusão elevado de sólido, que raramente é encontrado no laboratório. Este material é produzido pelo aquecimento dos hidratos na temperatura acima de 330°C. Ele decompõe a temperaturas ainda mais elevadas para o óxido de níquel.

O sal, do sulfato de níquel, é normalmente obtido na forma de um subproduto da refinação do cobre . Também é produzido por dissolução de óxidos de metal de níquel, ou de níquel em ácido sulfúrico.

As soluções aquosas de sulfato de níquel reagem com carbonato de sódio para precipitar o carbonato de níquel, que é um precursor de catalisador e pigmentos à base de níquel. A adição de sulfato de amónio para soluções aquosas concentradas de sulfato de níquel precipita Ni (NH 4) 2 (SO 4) 2 · 6H 2 O. Este sólido de cor azul, é análogo ao sal de Mohr , Fe (NH4) 2 (SO 4) 2-6H 2 O.

sulfato de níquel é muito usado no laboratório.