psoríase vulgarA psoríase vulgar é bem conhecida como psoríase em placas e é a forma mais predominante da psoríase. Com isto os médicos se referem a este tipo de lesão considerada como vermelha e escamosa, as quais tem uma forma redonda ou mesmo oval, vermelhas, claramente demarcadas e também cobertas por várias escamas secas e superficiais. Todas as escamas tem um tom bastante prateado e ainda cobrem normalmente toda a mancha vermelha, a partir disto acabam se soltando em grande abundância.

Como se apresentam as placas

As placas poderão variar bastante de tamanho e também de número. O ato de coçar destas manchas e origina um aparecimento de pequenas gotículas de sangue. Com isto a sua cor poderá variar de forma intensa sendo que normalmente fica mais vermelha na extremidade do que no centro da placa. As placas ainda poderão ser bem finas ou espessas. Elas normalmente são simétricas na parte exterior dos braços e pernas, principalmente em ambos os cotovelos ou mesmo joelhos, mas qualquer parte do corpo poderá também ser afetada.

Todas as condições poderão surgir em várias partes do corpo, podendo até mesmo variar dependendo da parte do corpo que estiver afetada. Com isto ficam localizados com uma maior frequência nos cotovelos, joelhos, costas e também no couro cabeludo. E no entanto é possível se surgir o problema também em outras partes do corpo, como por exemplo na face, nas mãos, nos pés, unhas, pregas cutâneas e membranas das mucosas.

Além disto a psoríase em placas é acompanhada de uma comichão que em 60% dos casos aparece. Não provoca sempre comichão apesar disto este poderá ser um problema sério para algumas pessoas.

A psoríase atinge um grupo específico de pessoas?

Atinge de forma universal e em igual quantidades homens e mulheres. Vale lembrar muito que o HIV é um verdadeiro fator desencadeante e a psoríase poderá ainda ocorrer no início de toda a infecção.

Os fatores de risco são abalos bem como traumas físicos, infecção de garganta ocasionada por medicamentos, álcool ou tabagismo, entre vários outros tipos de problemas.

O diagnóstico é feito de forma clínica e em muitas vezes precisa de uma biópsia para a sua confirmação.