PEDAGOGIA – CIDREIRA

                                       ACADÊMICAS: ANGELA, TAMARA

 

 

 

 

 

PESQUISA INTERDISCIPLINAR

 

 

 

 

 

 

 

ENSINO MÉDIO - CURSO NORMAL

MUNICÍPIO DE OSÓRIO

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

   Esta pesquisa mostrará o contexto histórico escolar do município de Osório, o número de escolas, números de alunos e professores, e dados preliminares de pesquisa do Ensino Médio – Curso Normal do Instituto Cenecista  Marquês do Herval. A pesquisa tem por objetivo conhecer e atualizar dados referentes a atuação do pedagogo e as demandas para formação inicial e continuada observando  as tendências pedagógicas e metodológicas utilizadas.

 

 

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

DIDÁTICA: UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA

 

   A retrospectiva histórica da Didática abrange duas partes: na primeira é abordado o papel da disciplina antes de sua inclusão nos cursos de formação de professores a nível superior, compreendendo o período que vai de 1549 até 1930; a segunda parte procura reconstituir a trajetória da Didática a partir da década de 30 até os dias atuais.

1. Primórdios da Didática: O período de 1549/1930

1549 a1759 -  jesuítas foram os principais educadores

   A ação pedagógica dos jesuítas foi marcada pelas formas dogmáticas de pensamento, contra o pensamento crítico. Os exames eram orais e escritos, visando avaliar o aproveitamento do aluno.

   No Código pedagógico dos jesuítas, o papel da (Didática), Metodologia do ensino, é centrado no seu caráter meramente formal, tendo por base o intelecto, o conhecimento e marcado pela visão essencialista de homem.

   Após os jesuítas, não ocorreram no país grandes movimentos pedagógicos.  Por volta de 1870, o Brasil viveu o seu período de “iluminismo”. No campo educacional, suprime-se o ensino religioso nas escolas públicas, passando o  Estado a assumir a laicidade. A escola busca disseminar uma visão burguesa de mundo e sociedade, a fim de garantir a consolidação da burguesia industrial como classe dominante.

   A Didática no bojo da Pedagogia Tradicional leiga está centrada no intelecto, na essência, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos, a disciplina é a forma de garantir a atenção, o silêncio e a ordem. A Didática é compreendida como um conjunto de regras, visando assegurar aos futuros professores as orientações necessárias ao trabalho docente. Uma Didática que separa teoria e prática.

   A Pedagogia tradicionalista leiga refletia-se nas disciplinas de natureza pedagógica do currículo das Escolas Normais desde o inicio de sua criação, em1835. Ainclusão da Didática como disciplina em cursos de formação de professores para o então ensino secundário, ocorreu em 1934.

2. A Didática nos Cursos de Formação de Professores a partir de 1930

2.1O período de 1930/1945: A Didática è tradicional, cumpre renová-la

1930 – Vargas constitui a Ministério de Educação e Saúde Pública.

1932 – é lançado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, preconizando a reconstrução social da escola na sociedade urbana industrial.

1931-1932 organiza-se o ensino comercial; adota-se o regime universitário para o ensino superior, bem como organiza-se a primeira universidade brasileira.

   Por força do art. 20 do Decreto-Lei nº 1190/39, a Didática foi instituída como curso e disciplina, com duração de um ano. A legislação educacional foi introduzindo alterações para, em 1941, o curso de Didática ser considerado um curso independente, realizado após o termino do bacharelado (esquema três + um).A Didática é entendida como um conjunto de idéias e métodos, privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino. A Didática, assim concebida propiciou a formação de um novo perfil de professor: o técnico.

2.2 O período de 1945/1960: o predomínio das novas idéias e a Didática

   Em 1946, o Decreto-Lei nº 9053 desobrigava o curso de Didática, assim a Didática perdeu seus qualificativos geral e especial e introduz-se a Prática de Ensino sob forma de estágio supervisionado.

   Por força do convênio celebrado entre o MEC/Governo de Minas Gerais-Missão de Operações dos Estados Unidos, criou-se o PABAEE(Programa Americano Brasileiro de Auxilio ao Ensino Elementar), voltado para o aperfeiçoamento de professores do Curso Normal, nesta fase, o ensino de Didática também se inspirava no liberalismo e no pragmatismo. A Didática se voltava para as variáveis do processo de ensino sem considerar o contexto político-social.

2.3 O período pós-1964: os descaminhos da Didática

   O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. 

   Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. A Didática é concebida como estratégia para o alcance dos produtos previstos para o processo ensino-aprendizagem.

2.4 A década de 80: momento atual da Didática

   A luta operária ganha força, passando a se generalizar por outras categorias profissionais e, dentre elas, os professores. É nessa década que os professores se empenham para a reconquista do direito e dever de participarem na definição da política educacional e na luta pela recuperação da escola pública. A educação não está centrada no professor ou no aluno, mas na questão central da formação do homem.

Na década de 80, esboçam-se os primeiros estudos em busca de alternativas para a Didática, a partir dos pressupostos da Pedagogia Crítica. A Didática no âmbito desta pedagogia auxilia no processo de politização do futuro professor, de modo que ele possa perceber a ideologia que inspirou a natureza do conhecimento usado e a prática desenvolvida na escola.

   É preciso uma Didática que proponha mudanças no modo de pensar e agir do professor e que este tenha presente a necessidade de democratizar o ensino. Não resta dúvida de que a tomada de consciência e o desvelamento das contradições que permeiam a dinâmica da sala de aula são pontos de partida para a construção de uma Didática crítica, contextualizada e socialmente comprometida com a formação do professor.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

  No início da pesquisa estávamos um pouco confusas, pois não sabíamos por onde começar a coleta destes dados, então fomos para internet pesquisar nos sites de buscas, depois conseguimos um jornal do município de Osório com dados do Censo Escolar 2008, conseguimos contato com uma das funcionárias da 11ª CRE-Osório. Os dias foram passando e mais idéias foram surgindo para que pudéssemos realizar a pesquisa da melhor forma possível, consultamos no site da prefeitura, ligamos para algumas escolas para confirmar alguns dados, pesquisamos no site das próprias escolas do município, coletamos dados do Censo 2007, e por fim dados de uma agenda escolar de Osório, onde continhas os dados dos espaços não-escolares até então não encontrados. Assim deu o resultado dos dados preliminares contidos ao longo desta pesquisa.

 

  

 

 

 

DADOS PRELIMINARES

 

Roteiro para Levantamento sobre a Educação no Município

Nome do Município:

Osório

Nº  total de Escolas no Município:

36 escolas

Nº total de alunos atendidos no município:

10.374

Nº Total de Professores no município:

518

Levantamento de dados por Rede de Educação

Nº de Escolas Municipais:

19

Nº de Alunos na Rede Municipal:

3.191

Nº de Professores da Rede Municipal:

184

Composição da Equipe Diretiva na Rede Municipal (cargos criados e formação exigida):

Professores concursados, estagiários, e contratados da prefeitura,com 3º completo e/ou andamento

Nº de Escolas Estaduais:

8

Nº de Alunos na Rede Estadual:

5.977

Nº de Professores da Rede Estadual:

226

Composição da Equipe Diretiva na Rede Estadual (cargos criados e formação exigida):

-----------------------------------

Nº de Escolas Privadas/Particulares:

9

Nª de Alunos na Rede Privada/Particular:

1.206

Nº de Professores Particulares:

108

Composição da Equipe Diretiva na Rede Privada/Particular (cargos criados e formação exigida):

------------------------------------------

Levantamento de dados por etapa/nível/modalidade de Ensino

(incluindo todas as Redes)

Nº de Escolas de Educação Básica:

2

Nº de Escola do Ensino Médio:

3

Nº de Escola do Ensino Médio - Normal:

1

Nº de Escolas de Ensino Médio – Técnico ou pós-Médio:

1

Nº total de Alunos no Ensino Médio ou pós-Médio:

1.250 aproximadamente

Nº de Escolas do Ensino Fundamental completo e incompleto:

18

Nº de Alunos no EJA:

Ensino Fundamental: 375  Ensino Médio: 353  Total = 728

Nº de Escolas de Educação Especial:

2

Nº total de alunos de Educação Especial:

594 aproximadamente

Nº total de alunos no Ensino Fundamental:

5.482

Nº de Escolas de Educação Infantil:

10

Nº de creches da rede própria:

0

Nº de creches da rede privada:

4

Nº de creches da rede privada conveniada (comunitárias, filantrópicas, beneficentes):

6 municipais

Nº total de crianças atendidas em creches (zero a três anos):

Nº total de crianças atendidas em pré-escolas (quatro a seis anos):

745 aproximadamente  - entre 0 e 6 anos

Levantamento de dados sobre projetos de Educação não-escolares

Nº de espaços não- escolares de Educação:

Nº de Total de crianças e adolescentes em projetos educativos não-­escolares:

Faixa etária atendida pelos projetos:

 

 

Roteiro para Levantamento junto a uma instituição ou pedagogo/a

 

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CENECISTA MARQUÊS DE HERVAL

Nome do Município:

Osório – INST. DE EDUCAÇÃO CENECISTA MARQUÊS DE HERVAL

Possui sistema próprio de educação (CME/legislação própria ou segue CEED/RS):

Está inscrita nos seguintes órgãos:
a) Conselho Nacional de Serviço Social, o qual a declara de fins filantrópicos em 02/09/1975.

b) Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado do Rio Grande do Sul, número 326.

c) Reconhecida de Utilidade Pública pelo Decreto número 36.505 de 30/11/1954.

d) Cadastro Geral de Contribuintes: CGC: 33.621.384/1905-70 (FACOS)

Tipologia da instituição (pública/privada/conveniada):

Privada

Nível/etapa/modalidade que a instituição atende:

Nível normal

Nº total de crianças ou adolescentes atendidos:

591

Qual a Composição da Diretoria e Formação e Instituíção Formadora dos Componentes da Equipe

Diretor: Adelar Hengemühle (Dr° em educação)

Vice- Diretor: Alexandre Costa Ramos( Admistração e Estratégia Empresarial)

Coordenadora Pedagógica: Cecy Maria Martins Marimon Gonçalves

Supervisoras: Maria Inês Ferreira, Gislaine Trevisan Sessim

Psicóloga: Aline Peixoto

 

 

 

 

 

Quais Equipamentos e Materiais Disponíveis

Sala de aulas

Sala de informática

Ginásio de Esportes

Sala de audio e vídeo

Sala da Binquedoteca

Sala de oficina de leitura

 

Atividades Extracurriculares

  • Aula de dança
  • Judô
  • Teatro
  • Música
  • Desporto e Treinamento (futsal, voleibol, basquete e handbol)

Formação e a instituição formadora do/a entrevistado/a:

Ainda não entrevistamos, visita agendada para dia 23/10/08

 

 

REFERÊNCIAS

 

Jornal Momento – de Osório

Secretaria da Educação de Osório

AGENDA 2008 DO MUNICÍPIO DE OSÓRIO

Flávia Marcos – 11ª CRE – Osório

http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/censo/escolar/news08_01.htm

http://www.facos.edu.br/marques/