Ensino Médio Integrado: Organização Pedagógica e Curricular do Ensino Médio Integrado

NASCIMENTO R. R. Paulo
SILVA Albina


Resumo:

Com o avanço das políticas na área da educação, houve então a necessidade de abrir espaços para as discussões sobre a implementação do Ensino Médio Integrado, que de fato atendesses as necessidade e características do aluno que trabalha desconsiderado anteriormente pelo poder publico. A referida pesquisa tende a fazer uma análise parcial de maneira critica entre a realidade da escola com o que a lei diz na sua integra.


Palavras-chave: Ensino Médio Integrado, organização pedagógica.


1. Introdução


O Ensino Médio Integrado a partir das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ? LDB e, definidas pelo Conselho Nacional de Educação, estaria cumprindo a risca os seus objetivos que é a de formar inicialmente um aluno para o mercado de trabalho com a mesma proposta que tem o Ensino Médio? É garantia que o Estado dê conta de promover uma educação para formação do aluno para a inserção em uma graduação, ou seja, que esse cidadão tenha uma formação continuada que a mesma lei cita em seus apensos, que o aluno tem a preparação básica para o trabalho e a cidadania, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior.
Com base no Plano Estadual de Educação o programa oferecido pelo no Estado de Mato Grosso 2006 - 2016 destaca que existe uma grande demanda de jovens, culpando problemas passados, sem oportunidades de trabalho e de formação profissional. A esta realidade soma-se a situação de um Estado continental, cuja população se dispersa, contando com restritas possibilidades de inserção nas universidades públicas, e de certa forma tem-se o Ensino Médio Integrado como uma alternativa para minimizar o problema.
No contexto da Educação Profissional e Tecnológica vem para resgatar o trabalho e as relações por meio dele produzir como princípio educativo, de modo a expandir o atendimento dessa demanda de jovens excluídos do mercado de trabalho, devido ao modelo social atual. O Estado de Mato Grosso em seu Plano Estadual de Educação ? (PEE) tenta rever a negação à população estudantil da possibilidade de frequentar os cursos profissionalizantes de nível médio e concomitantemente instituíram-se Centros de Formação, ou seja, os CEFET, em algumas cidades polos, para essa modalidade de ensino.
Com essa pesquisa, demonstraremos parte da realidade estudantil na área profissionalizante no Estado, e se está desenvolvendo adequadamente para que os objetivos principais sejam alcançados pelos alunos atendidos por essa modalidade de ensino.

2. Problematizarão, Objetivos e Metodologia

Essa pesquisa foi desenvolvida sob a óptica das seguintes problematização com a finalidade de nortear a pesquisa: como os gestores analisam a proposta do Ensino Médio Integrado implementado na escola? O que os professores da área da matemática pensam sobre o Ensino Médio Integrado? E o que a lei diz a respeito do Ensino Médio Integrado; agora vamos conhecer o embasamento legal em suas entrelinhas.
"§ 1o Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.
§ 2o A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:
I ? de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II ? de educação profissional técnica de nível médio;
III ? de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação".(DECRETO, 2008).
Na verdade, o Ensino Médio Integrado vem para regulamentar, outra modalidade de ensino que de certa forma não alcançou seu objetivo, afirmando isso porque, essa lei foi feita em substituição a outra, a LDB 9.394/96 trata do assunto somente como Ensino Profissionalizante, e menos de um ano após o então Presidente da República o Sociólogo Fernando Henrique Cardoso, faz algumas alterações no Ensino Profissional (Decreto 2.208/97), dai então o Sindicalista e posterior Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, novamente vem alterando a LDB.
"Art. 36-A. Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste Capítulo, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas.
Parágrafo único. A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderá ser desenvolvida nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.
Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:
"Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
I - articulada com o ensino médio;
II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
Parágrafo único. A educação profissional técnica de nível médio deverá observar:
I - os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação;
II - as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino;
III - as exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico." (DECRETO, 2008).
Com essa entrevista semiestruturada que será realizada na escola Estadual São Vicente de Paula, sendo entrevistadas 02 (duas) professoras, professora Loreni T. Camargo, acompanhada co a professora Juaceli Araujo de Lima e depois entrevistando professora de matemática Silvana, busquei compreender um pouco sobre a proposta do Ensino Médio Integrado nas seguintes datas 26 de Maio 2010 as 08:00 e 27 de Maio de 2010 as 08:00, com aproximadamente 30 minutos de entrevista com cada uma.

Roteiro de pesquisa com a Professora Gestora do Ensino Médio Integrado

- Perguntado a professora, qual foi o ponto fundamental para que a Escola fosse escolhida para a implementação do Ensino Médio Integrado?
Ela responde que: - O ponto fundamental foi a decisão tomada pela SEDUC, a de Cuiabá que definiu que seria a escola São Vicente de Paula e Edeli Montovani. Pelo motivo que é uma na entrada da cidade e outra na saída, critérios de escolha para o Ensino Médio Integrado nesse momento, pela estrutura e pela clientela existente, daí então foi definida, não partiu dos professores, mas sim da orientação da SEDUC.

- Perguntado a professora, em sua concepção o Ensino Médio Integrado atende os objetivos a que se propôs?

Ela respondeu que: - Ele vem preparando bem sim os jovens para o mercado de trabalho, não só para quem vai trabalhar na área administrativa, mas também em qualquer área de atuação.


- Perguntado a professora, quais são os turnos de funcionamento do Ensino Médio Integrado? Como é organizado os seus quadros de horários?
Ela respondeu que: - O Ensino Médio Integrado funciona no período matutino, em duas turmas, uma no primeiro ano e a outra no segundo, no vespertino é semelhante ao matutino, temos uma carga horária que é dividida em quatro anos, então temos a disciplina como geografia, historia sendo uma aula por semana; na língua portuguesa no primeiro ano são três depois passa para duas. E também disciplinas técnicas, que são uma aula por semana que soa cinco aulas diferentes com cinco conteúdos diferentes; e as disciplinas de bases nacional comum que são uma aula por semana, são só divididas em quatro anos em vez de ser três, como e o ensino regular, em um total somatório de horas a carga horária do Ensino médio Integrado é muito maior que no que no Ensino Médio regular.

- Perguntado a professora, quantos professores compõem o quadro do Ensino Médio Integrado? Quais são as formações dos professores envolvidos no Ensino Médio Integrado?
Ela respondeu que: - Temos professores nas suas áreas especificas do Ensino Médio Regular; da matemática, língua portuguesa, biólogos, sendo formação normal. E tenho professor formada em Administração de empresas e mestre na área em que ministra, pra esse professores são disciplinas voltadas mais na área técnica, que são disciplinas administrativas da Administração, que ate agora esta somente com uma professora, pelo fato de somente estar com duas turmas, por enquanto ainda consegue. Sendo essa professora a integralizadora, ou seja, sendo a responsável por fazer a integração da disciplinas teóricas com as disciplinas regulares.

- Perguntado a professora, como você analisa a aceitação e envolvimento dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado? Eles concordam com essa modalidade de ensino?

Ela respondeu que: - Se eu responder para você que todos concordam, não estarei falando a verdade, mesmo porque e novo esse modelo de curso, da um trabalho maior porque tem que fazer um trabalho diferenciado, tem aquelas pessoas que tem resistência maior para as mudanças. E tem uma grande reclamação quanto a carga horária de trabalho, porque eles tem um curso técnico e nos outros eles tem duas horas semanais, eles reclamam nesse sentido, que não da tempo para prepara aulas, e sendo que tem que prepara uma aula diferente, uma aula menor, porem eles vem se esforçando.

- Perguntado a professora, o Estabelecimento Educacional recebeu as condições necessárias para a implementação da proposta do Ensino Médio Integrado?

Ela respondeu que: - Olha a escola, ta recebendo sim, tem a construção de laboratórios que são cinco; que vão ser construídos segundo servidores da SEDUC, vão construir ainda esse ano, começando no meio do ano. Já vieram os computadores, já vieram livros bem atualizados, não e qualquer biblioteca que vão ter livros tão atuais como esses. A melhoria na Escola esta sendo bem visível, esta vindo muita coisa, muito material. Só não temos laboratório já instalados por cauda da burocracia, tem que se atender um padrão, as salas tem que ter no mínimo oitenta metros quadrado, e aqui não tem nenhuma sala nessa metragem, para construir cinco laboratórios; de ciência, matemática, informática e outros.

- Perguntado a professora, quantos alunos se matricularam no Ensino Médio Integrado no início do projeto e quantos alunos estão concluindo o curso?

Ela respondeu que: - são trinta e oito alunos em cada turma, iniciaram em 2009, e a turma atual e de setenta alunos no Ensino Médio Integral, devido de não ser integralizado os horários, turmas vespertino e matutino.

- Perguntado a professora, atualmente, de que fonte são provenientes os recursos financeiros para manutenção e desenvolvimento da proposta do Ensino Médio Integrado?

Ela respondeu que: - Ela não tem muito acesso nessa parte, porem, o que foi repassado, que seria uma parceria entre o Ministério da Educação e Cultura - MEC e a SEDUC, sendo o MEC responsável pela estrutura e a SEDUC com a parte material, professores, pagamentos e manutenção.


- Perguntado a professora, qual é a maior dificuldade encontrada para o desenvolvimento da proposta do Ensino Médio Integrada?
Ela respondeu que: - Seria a falta de laboratório, e também a questão do professor não esta familiarizado com esse novo modelo, e partir de agora estará sendo feito um curso com os professores, para que os professores se familiarizem com a proposta.

- Perguntado a professora, o ensino da Matemática no Ensino Médio Integrado tem as mesmas características apresentadas no Ensino Médio normal e qual seria o aproveitamento do aluno em ambas as propostas?

Ela respondeu que: - São características diferentes, o que andei percebendo que eles estão tendo uma facilidade maior de aprendizado da matemática, pelo fato da matemática ser aplicada a alguma coisa, uma exemplo; quando vai fazer uma visita em uma empresa utilizando depois exemplos dados em cima dos dados coletados, e já vão assimilando melhor. Sendo que a proposta e mesma da matéria de matemática, sendo necessária uma adaptação da proposta de três anos para quatro anos, mesmo que e uma tendência, agora tendo ser que direcionada a matemática a parte integradora.

Roteiro de pesquisa com a Professora de Matemática

- Perguntado a professora, qual é sua formação? Em qual Instituição Superior você se formou?
Ela respondeu que: - Formada em Licenciatura plena em Matemática, na Universidade Estadual de Mato Grosso, formou em 2009.

- Perguntado a professora, a matemática aplicada no Ensino Médio Integrado tem a mesma carga horária do ensino médio?
Ela respondeu que: - São duas horas semanais, tanto o Ensino Médio Integrado como o Ensino Médio regular, sendo pouca a carga horária, porem não sei se mudou com o inicio do EMI.

- Perguntado a professora, como é desenvolvida a proposta da matemática no Ensino Médio Integrado?
Ela respondeu que: - São trabalhados para cada ano do Ensino Médio tem um tema gerador, em cima desse tema gerador são desenvolvidas as aulas, mas como somos conhecedores da matemática, não todos os assuntos que são relacionados aqueles temas, e não e possível aplicar todos os temas, mas tem sim um tema gerador que se tenta conciliar todo o conteúdo.

Esse tema gerador que a professora relata, é um conjunto de enfoques que a escola tem que elaborar para ser aplicado ao Ensino Médio, na escola São Vicente de Paula são adotados aos seguintes temas geradores:

1° ANO
1. DIVERSIDADE ETNICA RACIAL
a. A formação territorial brasileira;
b. Composição Étnica da população brasileira.

2. DIREITOS HUMANOS E O TRABALHO
a. O trabalhador contemporâneo;
b. Ética organizacional do trabalho.

2° ANO
1. ZONEAMENTO SOCIO-ECONOMICO ABIENTAL REGIONAL
a. A produção energética e o uso da Terra;
b. Atividades regionais e o orçamento público.

2. DESENVOLVIMENTO ECONOMICO X DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
a. Agroeconomia (atividade extrativista e agropecuária);
b. Economia Solidária e manejo sustentável dos recursos naturais.

3° ANO
1. A INDUSTRIALIZAÇÃO E DIVERSIDADE PRODUTIVA
a. A logística da região;
b. A tecnologia e a atividade administrativa.

2. A COMERCIALIZAÇÃO REGIONAL
a. Comunicação e transportes;
b. Tendências e alternativas regionais.

4° ANO
1. ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
a. Planejamento e gerenciamento organizacional;
b. Gestão pessoal.

2. MARKETING
a. Marketing na produção de serviço;
b. Marketing pessoal.

Esses são os temas geradores de cada ano do Ensino Médio, que é da própria autoria de todos os servidores da escola São Vicente de Paula, obedecendo aos critérios da LDB.

- Perguntado a professora, qual é a maior dificuldade do aluno no que se refere à disciplina de matemática?
Ela respondeu que: - Maior problema não esta nem sempre na matemática, mas na interpretação, os alunos têm muitas dificuldades em interpretar o que se pede, se faz uma pergunta eles não conseguem relacionar com o problema, tem aquelas questões mais difíceis, mas a dificuldade maior e não conseguir visualizar o problema, e isso já vêm da falta de uma base nesse sentido.

- Perguntado a professora, a quantidade de horas aulas atual da disciplina de matemática é suficiente para uma boa formação do aluno? Qual seria uma carga horária ideal para essa boa formação?
Ela respondeu que: - A carga horária não e adequada, duas horas e muito pouco, um exemplo, apresenta um conteúdo nessas duas horas aulas e fica a semana sem, depois volta na outra semana, tem que ser revista e já perde tempos para passar o que seria necessário; ficando inviável ter que apresentar um trabalho maior, para questionar mais num certo ponto, essa carga horário é muito pouca.

A carga horária, a gestora me cedeu para que fosse analisado, e na verdade é uma carga horária que prejudica o ensino da matemática, não sendo viável para qualquer professor utilizar somente de 02 (duas) horas por semana, o que acontece é que está sendo tiradas do aluno as atividades das exatas, onde usa a sua capacidade de raciocinar.
- Perguntado a professora, Qual é a sua sugestão para que o ensino da matemática tenha melhor aproveitamento por parte do aluno?
Ela respondeu que: - Primeiramente para ter um melhor aproveitamento tem que ter certo interesse do aluno, a minha sala, por exemplo, tem trinta e seis alunos se não me engano, e são poucos o que tem interesse mesmo para discutir, tem alguns que estão ali, que as vezes não se identificam com a área das exatas, quando eu vejo se aplico uma matéria muito abstrata realmente eles não vão se interessar, mas quando se aplica mais no cotidiano eles demonstram mais interesse, uma pesquisa pode aumenta mais o interesse deles, para eles saberem o que estão trabalhando. Quando eles sabem para que sirva aquilo eles ficam mais fáceis de absorver. Porem, eu posso estar inserido coisas do cotidiano assim quando possível para o conteúdo aplicado, mas não se esquecendo de seguir o cronograma, quando eu digo quando possível é pelo fato do conteúdo sendo mais adiante, por causa do grau de complexidade.

- Perguntado a professora, as avaliações aplicadas para a disciplinas de Matemática são semelhante nas modalidades Ensino Médio e Ensino Médio Integrado? Como os alunos são avaliados?
Ela respondeu que: - No meu caso, nas minhas aulas eu avalio a cada aula como esta a participação de cada aluno, o desempenho, o interesse; às vezes dou trabalhos ou avaliações em sala de aula mesmo, para ver como esta o conhecimento, tudo que faz em sala é avaliado.

- Perguntado a professora, em sua concepção o Ensino Médio Integrado está atendendo as necessidades dos alunos? Exemplifique com experiências que confirme sua resposta.
Ela respondeu que: - Na minha disciplina ainda esta com se estivesse aplicando o ensino regular, porque ainda não consegui conciliar algumas matérias com o plano gerador, mas eles têm algumas disciplinas relacionadas na área da administração, na minha matéria por enquanto ainda não esta tendo nenhuma diferença. Temos reuniões normalmente, e a professora da área da Administração que fica responsável por essa integração.

- Perguntado a professora, como você observa o andamento do Ensino Médio Integrado desde quando se iniciou até a data atual? O projeto está se desenvolvendo conforme os objetivos propostos pela escola?
Ela respondeu que: - Como disse, estou trabalhando de fevereiro para cá, o andamento esta igual as das outras turmas, e não estou vendo um grande desenvolvimento da parte deles, e tem alguns que estão inscritos que tem pouca preocupação com isso, infelizmente são poucos que estão realmente em se formar, muitas das vezes buscam os temas geradores, mas eles não estão se importando muito com isso.

- Perguntado a professora, Em sua opinião quais são os avanços conseguidos no desenvolvimento da proposta do Ensino Médio Integrado?
Ela me respondeu que: - Não houve ainda, eles ainda não tem uma visão assim do que e uma formação.

- Perguntado a professora, você percebe se o projeto apresenta alguma falha? Quais?
Ela respondeu que: - Uma das falhas é realmente o aluno entrar e saber o que e o Ensino Médio Integrado, eu mesmo entrei no EMI e não sábio bem o que era, sabia que era uma proposta e iria trabalhar com temas geradores trazer mais temas, mas isso não só faço no EMI, mas também no regular, e teria que ter uma preparação maior dos professores, sendo como o Ensino Médio Integrado e na área da Administração, deveria prepara o professor como prepara o aluno para a administração, acho que deveria ter essa conciliação, nós nos tornarmos alunos antes para entender melhor essa parte relacionada a administração, para ate a gente mesmo se identificar mais esclarecer muitas coisas para nós.

Considerando os relatos, fica identificado que a estrutura da escola não deveria receber esse programa sem antes ter adaptação adequada para todos os seus professores e alunos, mas devido uma grande demanda e uma cobrança por parte da sociedade, ficando o prevalecimento de que vale é a quantidade e não a qualidade, tudo o que é feito visando uma melhor qualidade de educação é imposta sem medir as conseqüências. Notando-se também que, a estrutura da lei em si tem uma finalidade muito boa, porem, na hora de ser tirada do papel e aplicada na pratica ela é falha no que tange na sua imposição, quem de fato essa lei está punindo não pune, e quem responsabilizar para o cumprimento? O Estado ou a Escola? Por isso então, nota-se um grande abismo entre o estado e a escola, sendo tudo imposto sem ser feito uma analise antes.
Diante do exposto, veja o que a lei diz sobre o desenvolvimento do Ensino Médio Integrado:
"Art. 36-C. A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:
I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno; "(DECRETO, 2004).
- Perguntado a professora, que considerações importantes você destaca com referência ao Ensino Médio Integrado?
Ela respondeu que: - Na verdade são atribuídas aulas e vai se encaixando no horário, tendo destacada a professora Juaceli, e os outros vai vendo quem e compatível a carga horária, não sendo feita nenhuma triagem digamos para ver quem se identifica mesmo. Pode ser melhorado e a troca de conhecimento entre os professores, o aluno saber qual a finalidade, e se for trabalhado como se pede, pode ter uma grande aproveitamento, e para mim não esta sendo muito diferente dos outros, procuro conciliar realmente, temos os temas geradores, e as vezes não da para conciliar, se eu puder trabalhar em cima desses temas também vou utiliza, por que eu sou a favor de tudo que possa melhorar o ensino da matemática.


Considerações Finais

O processo de globalização que está a tona, e a grande ascendência do modelo político atual, que é o capitalismo, a escola não é auto-suficiente para lutar contra o poder do capital. Para a escola está sendo uma grande batalha, porém ela ainda encontra-se sozinha, e cada dia mais fraca.
O Ensino Médio integrado se fosse aplicado na integra no rigor que a lei exige no seu projeto seria um excelente programa, mas como todos os projetos que tem a intenção de educar com melhor qualidade infelizmente existem muitas barreiras, sem falar quando se trata na destinação a classe social de menor poder de aquisição, como foi um dos critérios de escolha das escolas citado anteriormente, por esse motivo não se tem tanta atenção, mas, se fosse implanta para pessoas mais esclarecidas, com certeza elas irão contestar a sua aplicabilidade, e consequentemente haveria uma maior cobrança nas autoridades que estariam respondendo a organização da prática.
Mas para que o Ensino Médio Integrado seja da melhor maneira aproveitado, cada colaborador, ou seja, desde o porteiro da escola até diretor terá um sacrifício a fazer por ser o começo e sem dúvida nenhuma se esforçar, porque uma Lei sozinha no papel não faz nada, temos que ter insistência e não sermos oposto às novas pratica de ensino.




Referências Bibliográficas

Brasil. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9,394 / 96 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acessado em 14 Abr. 2010.

Secretaria de Estado de Educação. Ensino Médio Integrado em Mato Grosso http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=181&parent=179 Acesso em 14Abr.2010.

SALIES, Iza Aparecida. Que ensino médio eu faço? Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=376&cid=9592&parent=0 . Acesso em: 12 abr. 2010.
BRASIL. Plano Estadual de Educação: 2006-2016. Cuiabá: Fórum Estadual de Educação, 2006. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/. Acesso em: 12 abr.2010.

KUENZER, Acácia Zeneida (org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.