Ensino e tecnologia: a formação continuada a serviço do professor de Língua Portuguesa.

[1]Neiara Pereira de Oliveira 

RESUMO

O presente artigo propõe discutir acerca da formação continuada e em serviço do professor de Língua Portuguesa, utilizando como instrumento as novas Tecnologias da informação e comunicação. Através deanalises e sugestões de como as Tics podem ser inseridas nas aulas de língua portuguesa ( doravante LP) e investigar a real relevância dessa temática para o ensino. O trabalho consta uma revisão bibliográfica com base no aporte de teorias sobre o uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem, focamos em, Levy( 1998), Xavier (2004)  Rojo (2012)  e entre outros, autores que focalizam o ensino e a importância que as tecnologias traz para a sala de aula.

Palavras-chave: Língua Portuguesa, Novas tecnologias, Ensino, Formação Continuada.

  1. INTRODUÇÃO -

O estudo para a utilizaçãodas novas tecnologias da informação e comunicação a serem desenvolvidos pelos professores de língua portuguesa na sala de aula, constitui o objeto central deste estudo, pelo fato de que lecionar Língua portuguesa tem se tornado um desafio sem precedentes diante das inúmeras transformações que acontece nos ultimas décadas. É um fator de complexidade diante da quantidade enorme de variáveis que afetam diretamente os saberes necessários para a eficiência no processo de ensino aprendizagem (Moran, 2000). Através do aparato teórico de autores que focalizam o ensino e o uso das Tics na sala de aula como: Marcuschi( 2002), Levy (1998), Xavier (2004), e Rojo ( 2012), analisaremos de que forma o uso correto das Tics, torna as aulas de língua portuguesa mais atrativas, tendo como ponto central a formação continuada de professores.

Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico, fala a respeito da formação continuada do professor de língua portuguesa para o uso das Tics, define tecnologia e exemplifica ferramentas tecnológicas que podem ser usadas como recurso na aula de LP. Este estudo traz grande relevância sobre o assunto abordado e pretende servir de estimulo para a utilização da Tecnologia nas aulas de Língua Portuguesa.

 De fato as mudanças ocorrem independente das pessoas quererem ou nãoe com o fenômeno da globalização  os profissionais de educação estão inseridos diretamente nesse cenário. Nas ultimas décadas, a formação continuada vem ganhando destaque no cenário educacionalmesmo que  haja um forte investimento por meio do poder público  a temática tecnologia na sala de aula ainda encontra resistência. Nesse sentido o desafio que se impõe hoje aos professores é reconhecer que os novos meios de comunicação presentes na sociedade devem fazer parte da sala de aula, não como dispositivos tecnológicos que imprimem certa modernização ao ensino, mas sim conhecer a potencialidade e a contribuição que as TICs podem trazer ao ensino como recurso e apoio pedagógico às aulas presenciais e ambientes de aprendizagem . (PEÑA, s/d, p. 10).

A escola faz sua parte investindo, fortemente em laboratórios de informática e recursos eletrônicos, mas só isso não é o suficiente para a inserção das tics na escola. O que deve ser feito para que o professor passe de um ensino convencional a um ensino apoiado nas novas tecnologias, bem como desenvolvido em ambientes virtuais, exige que a instituição estabeleça o desenvolvimento de um projeto de formação de professores que priorize a inserção das TICs numa perspectiva construtiva e reflexiva da ação docente.(PEÑA, s/d p. 9) 

Por outro lado há também a distorção da teoria e a pratica, mesmo que a formação continuada do professor represente no cenário atual como, necessária para a transformação das praticas pedagógicas, a mudança é pouco visível. Diante disso surge nesse estudo as seguintes questões norteadoras:  Qual a importância da formação continuada  para a utilização da tecnologia nas aulas de língua portuguesa? O que é tecnologia da educação?  Como e quais ferramentas tecnológicas, podem serem utilizadas nas aulas de língua portuguesa para tornar as aulas mais atrativas? 

 Este estudo como sendo decaráter bibliográfico, pressupõe  o passo inicial para a construção de um protocolo de investigação, desenvolvida com base em material já elaborado principalmente os artigos científicos e livros, pois, permite ao pesquisador conhecer uma gama de fenômenos muito mais ampla.O motivo pelo qual nos levou a escolher esse tema se deu pela questão das inúmeras falas de colegas professores da área, que reconhecem a importância da Tecnologia na educação, porém não sabe como utiliza - lá. 

No escopo de alcanças os objetivos propostos, este trabalho está pautado em teóricos que fundamentam o tema supracitado. A temática está dividida em três secções a qual apresenta a formação continuada do professor de Língua portuguesa por meio das Tics e a sua contribuição no processo de ensino aprendizagem dos alunos mais especificamente no ensino fundamental II, pois trata se de um público adolescente. Posteriormente trazemos tambémsugestões de como utilizar as Tics nas aulas de LP. Nas considerações finais entendemos que não é suficiente incorporar a tecnologia nas aulas de língua portuguesa, é necessário antes dar condições através de boas formações continuadas a favor da melhoria da qualidade do ensino de língua portuguesa. 

  1. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O USO DAS TICS. 

A formação continuada é de fundamental importância para a promoção de mudanças na prática pedagógica dos professores, para educar na era da informação desenfreada se faz necessáriouma conscientização de que o uso correto da tecnologia traz benefícios para a sala de aula. O modelo tradicional não é mais suficiente para atender a demanda da sociedade em que vivemos, por isso os docentes precisam encontrar caminhos próximos a esse momento , isso de fato implica em pensar o real papel do formador de professores.

O termo formação continuada vem acompanhado de outro,Formação Inicial. A formação inicial refere-se ao ensino de conhecimentos teóricos e práticos destinados à formação profissional, completados por estágios. Libâneo (2004), .”(p.227).

 O professor do século XXI, está em um momento em que já deveria desfrutar de formações de professores recheadas de ações inovadoras, principalmente materializadas pela utilização das novas tecnologias da Informação e Comunicação (Tics), capazes de proporcionar aos alunos diferentes leituras na sociedade em que vivemos, e tornando-os, por conseguinte críticos e reflexivos. 

Segundo Libâneo (2004), 

“O termo formação continuada vem acompanhado de outro, a formação inicial. A formação inicial refere-se ao ensino de conhecimentos teóricos e práticos destinados à formação profissional, completados por estágios. A formação continuada é o prolongamento da formação inicial, visando o aperfeiçoamento profissional teórico e prático no próprio contexto de trabalho e o desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.”(p.227). 

A formação continuada não acaba com a graduação, podemos referenciar isso com as palavras de Libâneo, pois expressa a necessidade do professor ter consciência de que a formação seprocessa em toda sua vida profissional. Com a Promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional - LDB 9394/96, que da base para as reformas educacionais em nosso país. O Governo Federal investe em materiais didáticos para a formação continuada e em aparelhos tecnológicos nas escolas públicaspara o incentivo da tecnologia.A televisão como sendo uma das tantas mídias que os estudantes tem acesso na sua primeira cultura é de fato um excelente recurso, porém as praticas tradicionais como o giz e o quadro teimam em  persistir como ultimo recurso de ensino aprendizagem, geralmente o que acontece é que os professores não sabem relacionar os conhecimentos curriculares com cunho tecnológico. 

Demo (2006),acredita que o professor atualmente precisa ser transformador, inovador e reflexivo, um profissional que se preocupe em buscar novos conhecimentos para a melhoria da sala de aula, o que se espera do professor já não se resume ao formato expositivo das aulas, a fluência vernácula, à aparência externa. “Precisa centralizar-se na competência estimuladora da pesquisa, incentivando com engenho e arte a gestão de sujeitos críticos e autocráticos, participantes e construtivos.” (p. 13)

Corroborando com Demo,Libâneo (2007), afirma que: 

“(...)a formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores atomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las. De fato, não basta saber sobre as dificuldades da profissão, é preciso refletir sobre elas e buscar soluções, de preferência, mediante ações coletivas”

A realidade tem mostrado cada vez mais a necessidade de que aescola reveja o seu projeto pedagógico, reconhecendo de forma crítica e adequada a presença das novas tecnologias na vivência do aluno fora do contexto escolar. Daí a importância da inclusão dos múltiplos domínios da realidade em suas dinâmicas curriculares. (OLIVEIRA, 1997; SILVA, 2001).

De fato uma formação continuada do professor de Língua portuguesacom qualidade pode suscitar nos alunos a consciência critica acerca da própria realidade que estão inseridos. Nesse sentido as formações continuadas devem pautar-se também como reza o artigo 39 da LDB a respeito das novas tecnologias da comunicação e informação.O professor tem que ter a consciência que o mundo evoluí-o é que este deve saber adaptar a nova realidade, incentivando a pesquisa. O que deve ser levado em consideração nas formações continuadas é realmente isso, o incentivo á pesquisa atrelada a tecnologia para o acompanhamento do novo cenário educacional.

[...]