A Palavra saúde, de origem latina salute - salvação, conservação, vida - vem assumindo significados muito diversos, pois a concepção de saúde que permeia as relações humanas, não pode ser compreendidas de maneira abstrata ou isolada. Os valores, recursos e estilos de vida que contextualizam e compõem a situação de saúde de pessoas e grupos em diferentes épocas e formações sociais se expressam por meio de seus recursos para a valorização da vida, de seus sistemas de cura, assim como das políticas públicas que revelam as prioridades estabelecidas. Sabendo que saúde não é apenas ausência de doenças, quais são as outras características que nos permitem concluir que um indivíduo não doente seja saudável de fato? Com uma razoável facilidade, compreende-se que uma pessoa é doente tomando como referência o ponto de vista biológico; no entanto, essa mesma pessoa pode estar perfeitamente bem integrada a seu grupo de relações e inserida nos processos de produção, sendo, do ponto de vista social, uma pessoa considerada saudável a despeito de seu reconhecido comprometimento físico.
Definindo saúde como sendo um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças, compreende-se que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também, por seus atritos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação no meio em que vive, pois a saude se ressente da iluminação inadequada, da má ventilação, da fdiga, dos ruídos ou da alimentação deficiente. Nós podemos citar entre outras causas indiretas, que prejudicam o bem-estar dos seres humanos: o analfabetismo, a miséria, a promiscuidade, a ignorância, a habitação inadequada (CYTRYNSKI ORLOWSK, 2003).
Tendo em vista que se propõe um ensino de ciencias e biologia intencionalmente voltados a formação de individuos autônomos com uma visão digna e capaz, sobre o meio em que vive, a área do ensino de ciência biológicas devem ser organizadas de forma a atender essa demanda , tranformando através das informações a sociedade em que se vive, salientando que cada indivíduo é peça importante no bem-estar de si próprio, dos outros seres e enfim do ambiente em que vive.
O Professor, seja de Ciências, no Ensino Fundamental ou de Biologia no Ensino Médio, tem com isso, uma grande responsabilidade quando se tarta de ensinar aos alunos as aplicações dos princípios biológicos ao estudo da saúde, salientando as relações entre as causas , agentes e prevenção das doenças, promovendo o bem estar físico, mental e social. Para isso, deve inserir métodos de comunhão com a comunidade onde trocas de conhecimentos são a chave especial de transformação.
A escola, também tem aqui o seu papel muito importante na Educação para a saúde, uma vez submetendo os alunos a situações cotidianas de exemplo de saúde, como higiene do prédio, ética profissional, ambiente acolhedor, liberdade com responsabilidade sem permissividade, desenvolvendo em intervalos e aulas livres habilidades e práticas favoráveis a conceitos de saúde, sendo para isso necessário uma integração e interdisciplinaridade, além de comunidade e políticas sociais presentes na escola, como: vigilância sanitária, Saneamento básico, Saúde Alimentar, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Alcoolismo, Dependência de drogas, Doenças, Orientação Sexual.
O Ensino de Ciencias biológicas precisa passar por mudanças sérias desde o planejamento, até a metodologia empregada em sala de aula no que diz respeito ao Ensino de Saúde Pública como informação para cidadania.
Conceituar saúde como não sendo apenas ausência de doenças, é de suma importância, pois desencadeia aí, uma série de aberturas do assunto, que vem possibilitar a construção de conhecimentos específicos, facilitando assim a conscientização dos direitos e deveres de cidadãos através da informação.
O conhecimento científico na identificação e classificação das doenças, é outro fator importante, ressaltando a necessidade da prevenção, sendo isto, o principal meio de ter uma saúde completa.
Ações direcionadas visando a conscientização sobre o tema possibilitam maior interesse, pois a conscientização do cidadão passa por vivências obtidas em ações concretas como o uso de material impresso.
O papel da escola na abordagem da saúde deve ser encarado como uma das sua funções. É necessário uma ação coletiva de toda comunidade escolar. A mudança no ensino da saúde, deve ser mobilizada em toda escola, justando-se assim os ingredientes principais para uma boa educação: escola e realidade.