Ensino de Funções Orgânicas no Terceiro Ano do Ensino Médio por meio das "Palavras Cruzadas"

Éverton da P. Santos 
Gezyel B. de Aquino 
João Marcos S. dos Santos 
Elber Ricardo A. dos Santos 
Josevânia T. Guedes 
Lenalda Dias Dos Santos 

INTRODUÇÃO:Atualmente, observa-se no contexto educacional a aplicação de novas metodologias no ensino de química e de outras ciências. Elas são criadas e conseguem espaço de destaque em salas de aulas por fazer o ato de aprender mais próximo dos discentes, colocando de lado o ensino tradicional quando o aluno era considerado, apenas, um depósito de informações.
De acordo com Cabrera e Salvi (2005) aprender e ensinar brincando, enriquece as visões do mundo e as possibilidades de relacionamento e companheirismo, de socialização e troca de experiências, de conhecimento do outro e respeito às diferenças e de reflexão sobre as ações.
A utilização de jogos, neste caso palavras cruzadas, é de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem, pois fornece maior dinamismo às aulas, envolve e motiva os alunos, e promove uma aprendizagem significativa de uma forma simples e descontraída. 
Partindo deste pressuposto houve a necessidade de criar uma metodologia de ensino em que os alunos, sentissem motivados a aprender como também despertar o aguçamento de habilidades durante o ensino.
Este trabalho tem por objetivo relatar a utilização de palavras cruzadas como recurso no ensino de Funções Orgânicas, a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos.

METODOLOGIA:Para realização desta atividade foram necessárias duas horas/aula, realizadas durante o período de estágio curricular do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo, em uma escola pública de Aracaju-SE, com alunos da 3ª série do Ensino Médio.
Dividiu-se a turma em várias equipes e distribuíram-se os conteúdos entre elas, as quais deveriam pesquisar e apresentar aos colegas seu entendimento sobre as funções orgânicas a elas designadas. 
Realizou-se uma aula expositiva com utilização de materiais encontrados no cotidiano dos alunos (álcool etílico, perfume, tintas, esmaltes, cosméticos, verniz, acetona, corantes, produtos de limpeza etc.) relacionando-os às funções orgânicas apresentadas (ácido carboxílico, álcool, amina etc.).
Após a exposição foram aplicadas as palavras cruzadas, como forma de avaliar o aprendizado dos alunos sobre o conteúdo abordado e pesquisado.

RESULTADOS:Após a exposição dos materiais, foram distribuídas as palavras cruzadas, no qual os alunos podiam consultar o conteúdo pesquisado como também observarem os rótulos dos produtos encontrados no cotidiano que foram levados a sala de aula.
Observou-se que a metodologia proporcionou a interação entre os alunos tanto no momento de explicação dos conhecimentos obtidos pelos educandos, uma vez que eram os responsáveis em construir seus próprios conceitos, quanto ao preenchimento correto das lacunas das cruzadas, uma vez que quando alguém do grupo estava com alguma dúvida na resposta o outro fazia o complemento, tornando o processo bastante dinâmico e motivador, pois facilitou o entendimento dos alunos acerca do conteúdo abordado.

CONCLUSÃO:Através da utilização das palavras cruzadas como recurso no ensino de química percebeu-se que a atividade apresentou um resultado significativo no tocante ao aprendizado dos alunos, considerando que o recurso seja aplicado de forma correta e contextualizada. 
Vale ressaltar que trabalhar com o lúdico é propiciar a aprendizagem e a socialização, sendo empregado na formação de significados e conceitos que levem o aluno a entender e internalizar os conhecimentos e não apenas para brincar.

Instituição de Fomento: Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave: Ensinoaprendizagem, Funções Orgânicas, Palavras Cruzadas.