ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PINHEIRO, Dra. Luciana

O papel do professor de ciência e biologia tende a fornecer evidências e relevância do ensino. O professor pesquisador, um eterno aprendiz, baseia-se no plano participativo e democrático assumindo o papel de professor orientador e mediador, compreendendo que haja três níveis ou três fazes continuadas e em conexão: iniciação cientifica; compreensão da ciência: e educação científica. Assim o aluno deve receber estímulo mental e material compatível com os propósitos e postura da ciência, reconhecendo métodos científicos, sendo capaz de fazer observações de fenômenos e da natureza, identificar e formular problemas. O aluno deve ser capaz de transformar problemas do cotidiano em pesquisa.
Ao final do ensino médio engloba a educação em geral.
Pelo que se aprende de Hennig, no processo de ensino e aprendizagem haverá um indivíduo cientificamente educado e um educador científico que terá adquirido, evoluído e aplicado o pensamento científico.
A educação científica é, portanto o objeto maior do ensino de ciências. (HENNIG, 1998, p. 49-51).
Um professor (a) que ensina seu aluno (a) a escrever, ler, interpretar e problematizar será eternamente lembrado pelo educando com gratidão. Na verdade não se aprende na graduação porque já não se sabia no ensino fundamental e ensino médio. Por isso sempre haverá relevância ou influência do ensino de ciência.
Todo cientista deve fazer divulgação científica, pois sem ela não terá peso no currículo acadêmico.
É de fundamental importância que professore de ciência e biologia divulguem também na escola para que possam alcançar os alunos, pais professores, funcionários e demais atores da comunidade, informando do seu conhecimento científico.
Segundo Luna (1996, p.15) a pesquisa visa a produção de conhecimento novo. Casonato (1993, p. 200), o ensino das ciências da vida deve apresentar o processo de construção pelos cientistas. Neste processo de problemas são formulados, resolvidos e reformulados, exigindo também uma relação de diversas disciplinas.
"Ver com os olhos da alma". A teoria é a capacidade mental de esquematizar situações de forma que sejam encontradas, mesmo em contextos diferentes, linhas comuns nas quais o pensamento se assenta.
Dentre outros elementos, conhecimentos e saberes necessários à formação das competências estabelecidas no perfil do aluno, estrutura curricular, ementário, bibliografias básica e complementar, estratégia de ensino, docentes, recursos materiais, serviços administrativos, serviço de laboratórios e infra-estrutura de apoio. O professor deve ter a responsabilidade de buscar compreender quais os conteúdos que melhor se aplica à determinada realidade na comunidade escolar e do ensino, considerando a natureza dos conteúdos em ciências e biologia.
Técnica de ensino e aprendizagem, tais como leitura de impresso, exame de modelos, discussão de tema, exposição de ponto de vista, resolução de problemas, ordenação e escritas das conversas e debates, entre outros são, no entanto a preocupação que deve ser em termos qualitativos.
O planejamento requer discussão, esquematização, coesão entre justificativa, objeto e metodologia, bibliografia e avaliação. Certa formalidade conduz professores e alunos ao compromisso com as aulas. Conseqüentemente vê-se a necessidade de formar professores com boa habilidade em obter um método de trabalho programado.
O professor deve selecionar materiais e atividades adequadas ao ensino de acordo com o nível do estudante, visando a facilitar a melhor aprendizagem possível. Especialmente no ensino de ciências, o planejamento deve enfatizar a autodescoberta, a solução de problemas a aos projetos.
O aprendiz deve ser tocado pelos materiais com "significações psicológicas" por um assunto com "significações lógicas". Assim para o bom desempenho do processo ensino, o professor deve encontrar a forma mais adequada ao ensino, visando facilitar a aprendizagem, propondo situações que despertam à curiosidade do aluno, desencadeando trabalho de investigação.
O professor de ciência e biologia deve recorrer também a boas revistas, tais como: Ciências hoje, Ciências hoje das Crianças, Ciência e Cultura, para a prática da leitura e a descoberta científica.
É importante salientar o processo da escrita por parte do professor de ciência e biologia como professor-pesquisador também tem como características a habilidade na leitura e na escrita de artigos, projetos e relatórios. Barrass (1979) insiste que "Os cientistas precisam escrever", título de um de seus livros. É assim que um professor-pesquisador torna-se um professor-autor.
Hennig lembra que o sucesso de qualquer técnica utilizada depende da atuação do professor. A este cabe conhecer diferentes métodos de ensino e escolher aquele que melhor se adapta ao conteúdo a ser compartilhado com seus alunos (1998, p. 190).
Neste método o aluno descobre as informações e ao professor cabe propiciar as condições para que o aluno as descubra, ou seja, age como facilitador. É necessário o aluno saber lidar com os erros e as frustrações , bem como, com o prazer da conclusão de um trabalho e da descoberta.
"Eis que a educação científica deve, acima de tudo, buscar a paz".



Baltazar Juraszek
Especializando
Santa Terezinha