04/12/2012 - por Luduvica Fontenele de Sousa 

 

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo tentar evidenciar a relação existente entre a psicanálise e a educação, para tanto o mesmo é subsidiado por uma pesquisa de cunho bibliográfico e está dividido estruturalmente em introdução, desenvolvimento e conclusão, é ainda referendado por uma bibliografia onde estão expostos os autores que serviram de marcos teórico para a realização do mesmo.

INTRODUÇÃO

O presente artigo mostra a possibilidade de se vislumbrar novos horizontes para o ensino da Química na Educação de Jovens e Adultos. O seu objetivo é apresentar uma forma de abordagem dos conteúdos da disciplina Química nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos que facilite a compreensão dos mesmos pelos alunos desta modalidade de ensino. Sabe-se que esta clientela por contingências históricas e socioeconômicas acumula trabalho e estudo e outras variáveis que acabam corroborando para que a relação com o conhecimento seja por vezes pesada e de difícil acesso, permanência e difícil conclusão do curso, em tempo hábil. Este trabalho busca contribuir para transformar essa realidade procurando proporcionar um ensino que possibilite uma aprendizagem significativa e ajude ao aluno que não tem em sua vivencia o hábito do estudo dessa disciplina ou não disponibilizam do tempo necessário para a sua realização pelas suas condições sócio-econômicas que exigem dele a obrigação de trabalhar, a não desistir do seu curso. Para tanto, adotou-se um tipo de pesquisa bibliográfica, apreendida cuidadosamente via os instrumentos; livros, revistas, monografias e sites da internet. Espera-se com este estudo, contribuir para a reflexão dos docentes da disciplina Química que trabalham com a EJA sobre a importância de se rever a sua prática pedagógica, no sentido de fazer com que os seus alunos aprendam.

O presente artigo trata sobre um estudo a respeito da dinâmica das aulas de Química na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Tem por objetivo apresentar uma forma de abordagem dos conteúdos da disciplina Química que facilite a compreensão dos mesmos pelos alunos desta modalidade de ensino. Esta clientela que por contingências históricas e sócio-econômicas, acumulam trabalho estudo e outras variáveis que acabam corroborando para que a relação com o conhecimento seja por vezes pesada e de difícil acesso, permanência e de difícil conclusão em tempo hábil.

Visando estimular o interesse para melhorar o aprendizado de Química, e evitar que muitos dos nossos alunos desistam do seu curso, decidiu-se por abordar essa temática, adotando-se a pesquisa do tipo bibliográfica, via os instrumentos de internet, jornais, livros e artigos e periódicos que tratem do assunto.

Segundo GIL, 1991, p.63, apesquisa bibliográfica é importante “desde que se tenha decidido que a solução de determinado problema deverá ser procurada a partir de material já elaborado.” Esta, especificamente, foi realizada de forma cuidadosa, via os instrumentos; livros, revistas, monografias e sites da internet. O resultado aponta dados significativos que merecem teve como base autores contemporâneos como Beltran (1991), Arroyo (2004), Martiner (2003) em uma estrutura que trata da história do ensino da Química, da realidade das aulas nas salas da EJA.

Finaliza-se essa produção com uma proposta de abordagem voltada para o ensino da Química que contribua para uma melhor aprendizagem por parte do público-alvo, que é o aluno da EJA, que considere essa clientela a parceira precípua da relação ensino–aprendizagem.

...