O Ensino a Distância é o método de aprendizado acessível a qualquer pessoa, tendo como diferencial a ação pedagógica e tecnológica que a cada dia consegue conquistar milhares de adeptos em todas as partes do mundo.

Esta nova modalidade de ensino existe há bastante tempo e era mais conhecida como curso por correspondência, e está na sua terceira geração, onde a informática nos trouxe recursos que proporcionam a facilidade no ensino e caracterizam uma formação consciente, já que o aluno busca o conhecimento através de materiais auto-instrutivos, com atividades assíncronas (sem a presença de humanos, relacionadas a tópicos de enquetes, fóruns e leituras complementares) e atividades síncronas (com a presença de humanos através de encontros virtuais de professores e colegas que se encontram simultaneamente); a vídeo aulas, pesquisas on-line que permitem que suas idéias sejam trocadas com seus colegas de curso, mesmo que não estejam presentes fisicamente.

Nesta modalidade de ensino, essas trocas de informações por e-mail, bate-papo, enquetes e fóruns, podem ser muito proveitosas em qualquer situação de dificuldades que o aluno possa encontrar, pois a interação com seus colegas virtuais agem diretamente sobre o aprendizado de cada um, já que entendemos que o ritmo de entendimento é pessoal e característico em suas habilidades.

Os estudantes do ensino a distância aprendem por seu próprio esforço e com suas dificuldades conseguem absorver grandes lições que são características a quem quer ser um profissional de qualidade; pois precisam se disciplinar com os seus horários e local de estudos. A organização individual e temporal auxilia no aprendizado de diferentes maneiras, já que a leitura é flexível, mas ter que se adotar métodos e técnicas que podem facilitar o entendimento para que seu aprendizado seja mais eficaz.

A busca de leituras complementares amplia o vocabulário e de acordo com as suas associações de conhecimento do mundo aliados a sua interpretação podem enriquecer e valorizar o seu futuro profissional, evidenciando o seu perfil como estudante.

A UNIASSELVI, faculdade onde me graduei tem entre os seus quatro princípios, um que me chamou muita atenção, pois evidência o EAD: "Todo indivíduo tem que ser um empreendedor".

E assim o estudante adquire disciplina e auto-organização, que são situações imprescindíveis aos alunos do Ensino a Distância.