Ensinar e aprender: educação ambiental no ensino fundamental
 
Ensinar e aprender: educação ambiental no ensino fundamental
 


A Educação Ambiental tem um papel importante na formação dos seres humanos, principalmente quando se trata na relação do homem com a natureza. Geralmente, é desenvolvida pelos órgãos de proteção ambiental e vem sendo pautada pela troca de conhecimentos na área do meio ambiente. Mas o papel da escola como agente educativo nessa área deveria ser mais decisivo na formação dos cidadãos.

Não se pode esquecer que a escola não é o único agente educativo e que os padrões de comportamentos familiares e as informações através da mídia exercem papel especial na influência sobre adolescentes. No que se refere ao meio ambiente, há muitas informações, valores e procedimentos aprendidos pelo que se faz e se diz em casa.

Alem disso o rádio e a televisão são uma importante fonte de informação para a maiorias das pessoas sobre o meio ambiente, mas muitas vezes a questão ambiental é abordada de forma superficial pelos diferentes meios de comunicação.

A cada dia que passa, devido a vários fatores, os problemas vão ficando mais graves como a contaminação e a escassez da água, grande parte da Terra realmente sofre com falta crônica desse precioso líquido, com má distribuição e com contaminação por esgoto e poluentes dos rios, nascentes e reservas florestais. Só 20% do esgoto sanitário coletado em áreas urbanas recebe tratamento! A água é muito importante para o planeta: compõe 70% do corpo humano, 75% da crosta terrestre é vital para todos os seres vivos. Por isso ela deve ser tratada como bem essencial à vida e à saúde do planeta.

O homem subordinou e transformou a natureza a seu favor sem pensar nas conseqüências como, a erosão, devido à retirada da vegetação e a construção de cidades, estradas, indústrias, etc. A industrialização levou ao exagerado lançamento de poluentes na atmosfera produzindo múltiplos efeitos sobre o meio ambiente, como o aquecimento global que é uma febre que o planeta vem enfrentando com o aumento da temperatura, tendo como conseqüência a elevação do nível dos oceanos, a desertificação (surgimento e crescimento do deserto), o desaparecimento de florestas e de suas espécies animais e vegetais, além do aumento de catástrofes como enchentes, grandes incêndios, tufões, etc. Outro grande problema causado pelo desenvolvimento humano é a produção de grandes quantidades de lixo, que os sistemas naturais não conseguem metabolizar. Nosso modo de vida consumista e de desperdícios gera muita matéria que se acumula no ambiente, poluindo e causando doenças, aos seres humanos e ao próprio ambiente.

Todos esses fatores mencionados nos mostram que o mundo estáem perigo. Nãodevemos nos esquecer que a modificação de um elemento do ecossistema provoca uma reação em cadeia, na qual todos acabam sendo atingidos, inclusive os seres humanos que fazem parte dos ecossistemas, como qualquer outro animal  e como as plantas.

Diante disso, torna-se cada vez mais importante conhecer esses problemas e entender que somos integrantes desse meio e responsáveis por ele. Lutar por um ambiente melhor é um exercício de cidadania e de pequenas mudanças nos hábitos, de modo a podermos garantir um mundo melhor e saudável. Uma importante forma de colaborar com a conservação do meio ambiente é acompanhar a elaboração da agenda ambiental de sua escola, seu bairro, ser um consumidor consciente e denunciar as agressões contra o meio ambiente.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também