1. INTRODUÇÃO 

A fotografia descoberta no ano de 1817 por Niepce1
primeiramente usada no âmbito da arte como representação fiel do realismo pelos burgueses e ameaçando na época os pintores, por sua vez tornou-se instrumento na área de arquitetura, e com o tempo foi tomando seu próprio rumo, firmando-se como objeto de representação do imaginário.
Em relação à comunicação a fotografia, é instrumento de fidedignidade no registro e/ou divulgação de fatos. Apesar de o processo fotográfico ter sido inventado no século XIX a fotografia enquanto informação e comprovação de um fato foram utilizadas pela primeira vez através do desenvolvimento de um recurso técnico denominado "haltfone" sendo a primeira foto publicada em 04 de março de 1880 no Daily Herald, de Nova York, com o titulo Shantytown. Segundo (FREUND, 1982).
A fotografia após passar por diversos processos de aprimoramento foi e é objeto de estudo em diversas áreas, tonando-se assim o mais importante veiculo fidedigno e universal da informação. Hoje não se concebe a informação sem o registro e vice versa.
Os sites de compra coletiva tiveram inicio em 2008 nos Estados Unidos da America, e começaram a atuar no Brasil em 2010. Com a empresa estadunidense Groupon com ofertas em São Paulo. Alguns outros sites como o Clickon, iniciaram suas ofertas com recursos estrangeiros. O site Peixe Urbano foi o primeiro totalmente brasileiro. Estes sites não apenas estimulam as vendas, mas proporcionam a população de baixa renda acesso a serviços antes só acessíveis a classes socialmente privilegiados.