Ensaio sobre a Cegueira

Estamos vivendo uma “cegueira nacional”. Não se enxerga a grande corrupção que nossa Pátria Amada está sofrendo. Parece que tudo é permitido e não se vive normas. A cegueira atingiu nossa Nação. No entanto, temos com a Igreja Católica os olhos fixos Naquele que ilumina toda escuridão, Jesus Cristo. Com ele “A luz brilha nas trevas” (Jo 1, 4). Será que estamos realmente vivendo uma cegueira nacional ou será que estamos apenas ensaiando.

A dica está no filme “Ensaio sobre a cegueira”, onde nos mostra como precisamos enxergar o mundo sem poder vê-lo nitidamente. Enxergamos com as mãos, com os sentidos, mas muito mais enxergamos nosso povo através de dos seus atos.

Será que nosso povo não está vivendo uma cegueira existencial? Não somos nós, os ensaístas desta cegueira do nosso povo!? Se precisar levá-lo de mãos dados, eis aqui minhas mãos; se preciso levá-lo nos meus ombros, eis aqui meus ombros de pastor.

Quem é, portanto, o cego do nosso tempo? Quem está ensaiando ou, pensai bem, nós que enxergamos nossos irmãos que se debatem na escuridão deste mundo?

Em síntese, a Palavra de Deus responde todos os anseios humanos - Mt 5, 13-16 – brilhe vossa luz diante das pessoas. Diante de Deus não há cegueira, nem nacional e nem existencial. Voltar os olhos para a Sabedoria Eterna é a melhor forma para si viver imersos na incerteza deste mundo marcado pela cicatriz do roubo que fere o coração humano. Enxergue, todavia, a ”luz que Brilha nas trevas” e dissipe toda dúvida que há em seu coração.

Pe. Joacir d’Abadia, autor de vários livros