UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU-UVA

CENTRO DE FILOSOFIA LETRAS E EDUCAÇÃO

CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

LITERATURA INGLESA III

ALUNA: ANTONIA JOELMA ROCHA MATIAS

O ESPAÇO COMO ESPELHO DA PERSONALIDADE DE RODERICK USHER

NO CONTO “A QUEDA DA CASA DOS ASHERS” DE EDGAR  ALLAN POE

Iniciamos esse ensaio fazendo algumas considerações sobre o conto a partir da perspectiva de como essa forma de escrita age sobre a atenção e sentimentos do leitor. Freqüentemente podemos nos perguntar sobre qual a definição de conto e na maioria das vezes nos remetemos a estipular regras quanto à organização desse tipo de texto que na verdade somente fica na superficialidade.

O conto como já sabemos, é um gênero literário que se caracteriza pela predominância de poucos personagens, descrições de poucos espaços e que na maioria das vezes nos remete algo a ser pensado e analisado. Mas essa definição não é o bastante, visto que pode ser perigoso buscar limitações e regras em que algumas vezes não são seguidas pelos autores.

O fato é que se discute  a qualidade dessa forma de escrita, ou seja, a maneira como o conto é escrito e muito mais ainda a importância  do efeito causado sobre o leitor a partir da leitura de um conto.

Dentro desse pensamento, nós temos Edgar Allan Poe que propõe como  deve ser a produção de um conto segundo a sua perspectiva. Poe defende a ideia de que o texto deve ser planejado para criar um efeito único no leitor, deve seguir a orientação de ter o mínimo de caracteres no enredo, para que assim, a atenção do leitor esteja a todo instante preso ao que o conto relata.

Segundo Poe, antes do escritor pensar nos personagens e na ação do enredo, ele deve antes de tudo preocupar-se com o efeito que a leitura desse conto vai causar no leitor, as sensações e é isso que caracteriza um texto de qualidade para Poe. O que deve ser levado em consideração primeiramente é o pensamento do leitor. Os personagens, o enredo e o espaço, ficam em segundo plano. Observe o seguinte trecho:

Um hábil artista concebe um conto.Não escolhe seus pensamentos a fim de preparar os incidentes da obra, mas tendo deliberadamente imaginado um certo e simples efeito a ser obtido, inventa os incidentes, combina os eventos e os discute num tom que lhe permita alcançar o efeito preconcebido.(  POE,Edgar,1957.p.52)

Em oposição ao conto, que segundo Poe pode ser comparado com a poesia como sendo os gêneros mais belos e difíceis de serem concebidos, nós temos o romance que contém muitos personagens, vários enredos que se intercalam  e muitas vezes gera o desvio de atenção do leitor.Observe: “...Em ambos ressalta a preocupação com a unicidade do efeito a produzir sobre o leitor, como objetivo maior de qualquer obra poética digna desse nome”.    (PORTIERY,Regina , 2001.p.91)

O conto “A casa dos Ushers” de Edgar Allan Poe retrata muito bem os aspectos relacionados anteriormente. Tudo é concebido de maneira a prender a atenção do leitor. A estória tem seu desenvolvimento a partir da narração de uma visita descrita na visão  de um narrador homodiegético  puro, no qual testemunha toda a ação vivenciada pelos personagens principais.

É importante observarmos que a atmosfera gótica descrita ao longo do conto, serve para nos reforçar a ideia de medo, de solidão, de confusão de sentimentos. Outro fato ainda importante de ser mencionado, é a maneira de como Poe se apropria de elementos não vivos para se estabelecer a ligação existente entre os personagens e o ambiente em que vivem.

Aqui o interessante é a personificação da casa onde se passa a estória, é como se a mesma fizesse parte da vida dos personagens ou melhor dizendo, a casa assume características humanas para dar a ideia de que ela mesma é parte integrante do ser enquanto pessoa de Roderick, ou seja, em determinados momentos temos a impressão de que a casa muitas vezes reflete o estado de espírito de seu proprietário.Observe:

Observar o quadro posto na minha frente, e só de ver a casa e a perspectiva característica daquele domínio, as paredes que tinham frio,as janelas semelhantes a olhos perdidos na distância, alguns grupos de vigorosos juncos, troncos de árvores brancos e corroídos senti a imensa depressão...(POE, Edgar.1961,p.136)

Observe no trecho a seguir a relação que existe entre ambos, a casa e seu dono, é como se um fosse o reflexo e complemento do outro.

Era essa falta de ramo colateral e a constante transmissão de pai a filho do patrimônio e do nome, que tinham por fim tão bem identificado os dois, tanto que o nome primitivo do domínio se infundira na estranha e equívoca denominação da casa dos Ushers, nome usado pelos moradores e que no espírito deles, parecia encerrar a família e a mansão da família.(POE,Edgar, 1961p.157)

 De uma maneira geral, no fim do conto percebemos o quanto a casa representa os sentimentos de Roderick que ao final ao constatar que havia enterrado sua irmã Madeline viva, percebe  a sua fragilidade como ser humano na qual não resta outra saída a não ser se entregar à um estado de melancolia  que o arrasta para a morte, daí termos a descrição da destruição da casa ao mesmo tempo da destruição do seu proprietário.

Sendo assim, é correto afirmar que ao nos referirmos ao termo a queda da casa dos Ushers estamos nos referindo não apenas à destruição da edificação, mas principalmente de uma família, de uma geração que some juntamente com as ruínas do prédio no qual habitavam.

   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 POE, Edgar Allen. “Os contos de Hawthorne”. In: nostrand, Albert D. van (org.). Antologia de crítica literária. Tradução de Márcio Cotrim. Rio de Janeiro: Lidador, 1957 [1847], p.45-53. (Col. Mimesis).

 POE, Edgar Allen. “A Queda da Casa dos Ushers.” In: Os Crimes da Rua Morgue. Trad.: Aldo della Nina. São Paulo: Saraiva, 1961, pp. 135-155.

 PONTIERI, Regina. “Formas históricas do conto: Poe e Tchékhov”. In: Bosi, Viviane, et alii (orgs.). Ficções: Leitores e Leituras. Cotia – SP: Ateliê Editorial, 2001, p.91-111. (Estudos Literários, 10).