Em Amor de Perdição se morre de amor

 Em uma análise comparativa independente entre o poema: Se se morre de Amor de Gonçalves Dias e da obra Amor: de Perdição de Camilo Castelo Branco, percebe-se que ambos tratam o amor de forma similar, a conexão entre elas é perceptível. Para enfatizar isso, esse trabalho trará a análise da relação entre alguns trechos dessas duas obras.

Iniciaremos com o seguinte fragmento do Poema de Gonçalves Dias:

“Amor é vida (...)

É ser capaz de extremos

D’altas virtudes, té capaz de crimes.

Partindo dessa concepção de amor entende-se o que acontece com Simão (protagonista de Amor de Perdição) quando se ver apaixonado por Teresa regenera-se, deixando seu gênio sanguinolento e assumindo uma postura conveniente ao seu meio social, mas tais virtudes acabam sendo corrompidas ao matar seu rival Baltasar Coutinho.

Tratando ainda, da concepção de amor no Poema de Gonçalves Dias, destaca-se o trecho abaixo:

“Compreender o infinito, a imensidade,

E a natureza e Deus: gostar dos campos,

D’aves, flores, murmúrios solitários;

Buscar tristeza, a soledade, o ermo”

Note a semelhança das ações da personagem Simão com o trecho acima:

(...) O campo, as arvores e os sítios mais sombrios e ermos eram o seu recreio. Nas doces noite se estio demorava-se por fora até ao repontar da alva. Aqueles que assim o viam admiravam-lhe o ar cismador e o recolhimento que o seqüestrava da vida vulgar(...) (pag. 26)

Percebe-se dessa forma que o que Gonçalves Dias defende quanto ao amor no seu poema, Camilo Castelo Branco ratifica com ações dos personagens do romance.

Outra prova disso está nas ações da personagem Mariana, que, apaixonada por Simão, dedica-se unicamente a ele mesmo sabendo que este jamais irá correspondê-la. Em nenhum momento confessa com palavras esse sentimento, ama-o calada e esse afeto só é percebido por Simão através dos atos explícitos da amante. Esse é outro elo com o poema Se se morre de amor, perceba:

“Essa fonte de amor, esses tesouros

Inesgotáveis, d’ilusões floridas;

(...)

Amá-la, sem ousar dizer que amamos”

Como no Romance de Camilo Castelo Branco, o poema de Gonçalves Dias trata a morte dos amantes Teresa e Simão como conseqüência da separação dos mesmos:

“Dois corações porem, que juntos batem,

Que juntos vivem, - se os separam,

Morrem”

Em amor de Perdição Teresa morre após ver seu amado partir para seu degredo na nau, e Simão adoece depois que recebe a noticia da morte da fidalga. Ainda a bordo seu prognostico é dado por um facultativo: “Examinando o condenado...

E precisamente na pagina 101 da obra camiliana, Simão falece:

“Entrou o comandante com uma lâmpada...

No poema e no romance a conclusão destaca o ato de buscar a morte como uma forma de união e liberdade:

“Que busca achar no berço a sepultura!

(...)

Dos males seus o desejado termo!”

Conclui-se assim que o Poema Se se morre de Amor e o romance Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco possuem aspectos intertextuais ligados altamente a concepção de amor abordada nas duas obras, onde uma se destaca por descrever os atos e a outra por realizá-los.