ENQUADRAMENTO DAS TIC’S COMO SUGESTÃO METODOLÓGICA NAS DISCIPLINAS DO 2º CICLO – ENSINO SECUNDÁRIO GERAL (MOÇAMBIQUE)

 

 

Elson Jaime Guila

Escola Superior Técnica – Universidade Pedagógica

[email protected]

 

 

Resumo

Durante a análise documental dos programas do ensino das disciplinas do 2º ciclo do ESG, foi possível verificar que, embora as TIC’s estejam previstas no novo PCESG como disciplina, a partir da 10ª classe, elas não aparecem como sugestão metodológicas nas outras disciplinas - interdisciplinaridade.

Dada a natureza dos desafios impostos pela globalização, há uma necessidade não só de implementar as TIC’s como disciplina mas também sugerir de que forma as TIC’s podem apoiar as outras disciplinas de modo a alcançar os objectivos traçados.

Este trabalho é constituído por três capítulos. O primeiro capítulo apresenta a revisão bibliográfica onde estão patentes os pontos relevantes do artigo. O segundo capítulo apresenta a sugestão metodológica das TIC’s nas disciplinas do 2º Ciclo do ESG em Moçambique e, finalmente o terceiro capítulo apresenta as considerações finais e recomendações.

 

  1. 1.    Introdução

A educação é um instrumento fundamental no desenvolvimento das sociedades, por isso, não pode ser considerada apenas um processo da influência do passado sobre o presente do educando. Por via da evolução do Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA), dentro dos seus objectivos ela deve criar possibilidades de auto-aprendizado ao aluno, na interacção que este tem com o seu meio.

Os objectivos da educação devem ir de acordo com as necessidades, tanto do aluno como da sociedade em que o mesmo está inserido, melhorando a sua capacidade e desenvolvendo habilidades durante as práticas educativas.

A eficácia das práticas educativas na sala e o alcance dos objectivos traçados partem de uma boa aplicação dos métodos, o uso de meios adequados para orientar o ensino em cada tema. Sendo assim, respondendo os desafios da globalização, o Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG) prevê a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como disciplina. As TIC’s como disciplina inscreve-se na perspectiva de tornar o Ensino Secundário Geral mais relevante e profissionalizante (MEC; PCESG, 2007).

  1. 2.    Revisão da Literatura

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contexto educativo constitui uma mais-valia para a eficácia e eficiência da intervenção pedagógica à luz das mudanças impostas pela globalização, e da sua verdadeira integração na sociedade do conhecimento. O PEA é complexo e tem sido objecto de diversos estudos ao longo dos anos, que se traduzem em teorias entre as quais se destacam o behaviorismo e o construtivismo. Numa perspectiva holística, a evolução das teorias de aprendizagem, contempla três valências fulcrais e integradas: a evolução das próprias teorias de aprendizagem, a evolução das metodologias, e a evolução tecnológica. O aparecimento do computador, ou mais precisamente, a possibilidade da sua utilização em termos massivos e o uso da Internet como ferramenta de construção do conhecimento, deram lugar a novas teorias resultantes das suas potencialidades ao nível do processo de ensino e aprendizagem. A tecnologia começou a ser equacionada ao nível do seu papel educativo como ferramenta tecnológica versus ferramenta cognitiva. O maior reflexo desta evolução, das próprias teorias, associadas à evolução tecnológica, mais concretamente, das aplicações multimédia, traduz-se em processos cada vez mais centrados no aluno, sendo este quem selecciona o caminho da sua aprendizagem. Contudo, não se pode negligenciar o papel igualmente activo do professor, como autor e facilitador dos materiais que disponibiliza aos seus alunos. As teorias de aprendizagem assentam numa visão do mundo, de sociedade e de homem.

2.1.  TIC’s como disciplina

Vivemos em uma sociedade tecnológica, onde as fronteiras e distâncias deixaram de existir e cada indivíduo tem à sua disposição uma quantidade infinita de informação. O governo Moçambicano, dando conta desta transformação tratou de desenvolver novas políticas e estratégias para enquadrar as TIC’s nas necessidades de desenvolvimento actual. A Promoção das TIC’s surge no âmbito redução da pobreza e crescimento económico (PARPA II 2006-2009) e reflecte-se no novo PCESG.

A disciplina de TIC’s é introduzida no 1º ciclo mais concretamente na 10ª classe e faz parte da área de actividades práticas e tecnológicas que visa desenvolver competências orientadas para a actividade pratica relacionada com habilidades psico-motoras, estéticas e úteis à vida, numa perspectiva de desenvolvimento integral do homem (PCESG, 2007). Na mesma área podemos encontrar as disciplinas de Educação Física, Educação Visual e as disciplinas profissionalizantes como Noções do Empreendedorismo, Agro-Pecuária, etc.

Pretende-se com a introdução de TIC’s no 1º ciclo, encorajar os alunos a resolver problemas, buscar e sistematizar a informação, fazer experiencias, entre outras actividades oferecidas pelos diferentes meios de comunicação e informação.

O PCESG prevê também que as TIC’s sejam usadas como meio de ensino para aquisição de conhecimentos em disciplinas diferentes – princípio de interdisciplinaridade.

No 2º ciclo, a disciplina de TIC’s faz parte das disciplinas do tronco comum onde também podemos encontrar as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Introdução à filosofia, Matemática e Educação física, consideradas indispensáveis para qualquer aluno do ESG do 2º ciclo. É continuidade a perspectiva do ensino já iniciada no ESG do 1º ciclo e defende o mesmo princípio.

2.2.  Programas de Ensino das TIC’s

O programa de ensino pode ser considerado um instrumento que possui uma colecção de instruções que orientam o PEA. Este instrumento orientador tem como função principal guiar os alunos de forma a alcançar os objectivos traçados.

A disciplina de TIC’s possui três programas de ensino que se seguem:

  • Programa da 10ª Classe;
  • Programa da 11ª Classe;
  • Programa da 12ª Classe.

Cada programa apresenta basicamente a seguinte estrutura organizacional:

  • A introdução;
  • Os objectivos gerais da disciplina;
  • Os objectivos gerais do ciclo;
  • As competências do ciclo;
  • A visão geral dos conteúdos do ciclo.

2.3.  Programa da 10ª Classe

Em poucas palavras, o programa de ensino das TIC’s da 10ª Classe apresenta a introdução a informática iniciação aos computadores. Aqui o aluno aprende os componentes básicos de um computador e o seu princípio de funcionamento. Aprende também a fazer pequenas operações desde a personalização do ambiente do trabalho, o processamento de textos à navegação pela internet versus criação e manuseamento de contas do correio electrónico.

2.3.1.    Programa da 11ª Classe

O programa de ensino das TIC’s da 11ª Classe dá continuidade ao anterior programa do 1º Ciclo do ESG e introduz aspectos avançados do sistema operativo, processamento de texto, folha de cálculos e criação de apresentações. Faz menção a aspectos da rede informática, introduz metodologias de trabalho de projecto e a criação de páginas de internet.

2.3.2.    Programa da 12ª Classe

O programa de ensino das TIC’s da 12ª Classe vem aprofundar mais os aspectos ligados à informática com a introdução à Base de dados, introdução a programação, segurança informática e trabalho de projecto. 

2.4.  Visão geral do tratamento das TIC’s no 2º Ciclo do ESG

Embora o PCESG preveja as TIC’s como disciplina, os programas do ensino do 2º ESG, não prevê as TIC’s como sugestão metodológica. A disciplina de TIC’s é leccionada em paralelo várias outras áreas de saber e nenhum momento é considerada como um meio de ensino nas outras disciplinas.

A utilização das TIC´s como meio de ensino, não só permitirão que os alunos as usem para vários fins, como também ajudará na aquisição de conhecimentos de diferentes disciplinas.

(…)

As TIC´s neste ciclo serão usadas como meio de ensino na leccionação das diferentes disciplinas. Assim, espera-se que sejam explorados os recursos disponíveis tais como a rádio, a televisão, a internet, entreoutros.

PCESG:50

O outro aspecto muito importante tem a ver com a forma como a disciplina de TIC’s aborda as TIC’s. A partir dos três programas de ensino (10ª, 11ª e 12ª Classes), é possível verificar que o tratamento está virado apenas para os computadores, aplicações que os suportam e seus periféricos. Em nenhum momento são considerados as outras variedades de TIC’s acima mencionado no novo PCESG.

  1. 3.    Enquadramento das TIC’S como sugestão metodológica nas disciplinas do 2º Ciclo – Ensino Secundário Geral (Moçambique)

 

As TIC’s: computador, televisão, internet, câmeras digitais, telemóveis, dentre outros equipamentos, fazem parte do dia-a-dia dos alunos e também da realidade das escolas. Está provado que o acesso as tecnologias traz diferentes formas de aprender ou pensar, tanto para os professores como os alunos. Com a educação centrada no aluno, o professor como orientador necessita das ferramentas tecnológicas para tornar o PEA mais motivador e interactivo, desenvolvendo competências nos alunos como o dinamismo, o sentido de globalidade, a criatividade, a consciência crítica e reflexiva, a organização da informação, a comunicação e a autonomia. As sugestões metodológicas que se seguem podem ser enquadradas nas disciplinas do 2º Ciclo do ESG:

  • Rádio e televisão – nas aulas de línguas, essas ferramentas podem proporcionar uma motivação acrescida dos educandos.
  • Computador – é uma máquina multifuncional capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Para qualquer disciplina, ele pode ser usado para organizar informação, elaboração de relatórios, seminários e pequenos trabalhos de pesquisa.  
  • Data Show e retroprojector – permite um maior aproveitamento do tempo da aula, principalmente, nas aulas teóricas. O professor pode projectar os textos ao em vez do ditado ou transcrição no quadro. 
  • Fóruns electrónicos disponíveis na Internet – promoção de discussões académicas com recursos a tecnologias. Com esta ferramenta, o aluno pode participar em discussões para além fronteiras.
  • Laboratórios e simuladores virtuais – é uma autêntica alternativa para escolas sem laboratórios ou sem recursos laboratoriais. Permite simular experiências e obter resultados que o aluno iria obter em condições de laboratórios normais sem exposição.
  1. 4.    Resultados Parciais

Na área da educação, as TIC´s quando bem implementadas podem servir de ferramenta motivadora e interactiva, de modo a revolucionar o PEA, desenvolvendo competências nos alunos como o dinamismo, o sentido de globalidade, a criatividade, a consciência crítica e reflexiva, a organização da informação, a comunicação e a autonomia.

As TIC´s oferecem, actualmente, várias possibilidades e vantagens para ajudar a resolver os problemas de insucesso escolar através da facilidade acesso a uma quantidade infinita a informação. Aqui, o aluno pode ampliar a sua forma de investigar o conhecimento para além de desenvolver habilidades técnicas durante o PEA

Considerações finais

As TIC’s nãos são apenas computadores pessoais. O MEC deve considerar nos seus programas, todos os outros elementos das TIC’s tais como: rádio, televisão, aparelho de DVD, discos compactos, câmaras digitais, dispositivos de projecção de imagem, internet e seus derivados, aplicações específicas de simulação, telemóveis e outras tecnologias emergentes que, embora sejam difíceis de adquirir e implementar nas escolas por acarretarem custos elevados, fazem muita falta no nível de desenvolvimento actual e aos desafios impostos pela globalização.

Nos últimos tempos temos vistos que as tecnologias têm tendência de se tornarem facilmente acessíveis, isto é, baixo custo. Famílias de baixa renda tem acesso a aparelhos de televisão, DVD’s para visualizarem imagens diversos, telemóveis com acesso a internet e aplicações específicas de redes sociais para conversas instantâneas. Está claro que é responsabilidade do governo criar condições mas enquanto não se definem políticas claras e disponibilização de orçamento para implementação das tecnologias no sector da educação, os programas de ensino deveriam aproveitar os elementos disponíveis na sociedade. O PCESG deve incluir as TIC’s nos programas de ensino/nas disciplinas como material escolar.

 

 

 

Referências bibliográficas

KENSKI, Vani M. Educação E Tecnologias - O Novo Ritmo Da Informação. São Paulo: Papirus, 2003.

KENSKI, Vani M. Tecnologias E Ensino Presencial E A Distância. Campinas, SP: Papirus, 2008.

VALENTE, José Armando. Logo: conceitos, aplicações e projectos. São Paulo:Ed. McGraw-Hill. 1998. www.infoescola.com/autor/thais-pacievitch/29/acesso em 22/03/13 as 10:47

 

Documentos

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG): Documento orientador, objectivos, política, estrutura, plano de estudos e estratégias de implementação. Maputo, Diname, 2007.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Tecnologias de Informação e Comunicação, Programa da 10ª Classe. Maputo, Diname, 2010.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Tecnologias de Informação e Comunicação, Programa da 11ª Classe. Maputo, Diname, 2010.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Tecnologias de Informação e Comunicação, Programa da 12ª Classe. Maputo, Diname, 2010.

Outros documentos

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Matemática, Programa da 11ª e 12ª Classes. Maputo, Diname, 2010.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Português, Programa da 11ª e 12ª Classes. Maputo, Diname, 2010.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Geografia, Programa da 11ª e 12ª Classes. Maputo, Diname, 2010.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. História, Programa da 11ª e 12ª Classes. Maputo, Diname, 2010.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Inglês, Programa da 11ª e 12ª Classes. Maputo, Diname, 2010.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Filosofia, Programa da 11ª e 12ª Classes. Maputo, Diname, 2010.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação. Educação Visual, Programa da 11ª e 12ª Classes. Maputo, Diname, 2010.

Páginas de internet

http://www.inde.gov.mz – Programas de ensino e o PCESG

http://www.portaldogoverno.gov.mz – PARPA II 2006-2009 e Plano Quinquenal do Governo