INTRODUÇÃO

Muito escutamos falar em preservação ambiental, sustentabilidade, responsabilidade social, entre outros termos que faz relação à preocupação que o poder público, empresas e profissionais tem com a degradação do meio ambiente, pois toda ação do homem interfere diretamente no meio em que vive causando com isso em muitos casos impactos irreversíveis.

Na cidade de Juazeiro do Norte um catador que usa a sua experiência para educar as pessoas de como melhor aproveitar o lixo e promover a conscientização ambiental. Há 18 anos, Francisco Alvino, presidente da Associação Engenho do Lixo, iniciou sua atividade como catador e está à frente da entidade, que também tem chamado a atenção de instituições de outros países, para a experiência de se trabalhar com o que é recolhido nas ruas e o seu melhor aproveitamento.

METODOLOGIA

Foi feito visitas ao Engenho do Lixo, onde os dados informados pelo fundador foi que é uma instituição criada há seis anos, é o único local que recebe materiais como lâmpadas fluorescentes, e repassa também baterias de equipamentos como celulares, e faz o seu devido encaminhamento, além de lixo eletrônico. A cada mês são repassados pela associação cerca de 50 toneladas de lixo.

Diante desse projeto foi-se elaborada palestras que foram ministradas nas escolas públicas de Juazeiro do Norte-CE com auxilio da Escola ambiental Monsenhor Murilo, sediada no Parque Ecológico das Timbaúba, onde foi usado como tema a conscientização dos alunos para com ideias sustentáveis como essa.

Foram coletados dados de reciclagem junto ao engenho do lixo e os demais catadores, informações de impactos ambientais que o lixo reciclado por eles causam ao meio ambiente, e oficinas elaboradas para reciclagem de seu lixo domiciliar.

CONCLUSÃO

O que se tem feito pela natureza, conforme o presidente da associação, ainda é muito pouco diante dos estragos causados.

A educação ambiental deve ser um exercício para a cidadania, e neste contexto, este estudo apresenta como objetivo diagnosticar as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental, e repassar informações necessárias para crianças e adolescentes, para que formem ideias e opiniões “verdes”.

REFÊRENCIA

MARTINS, José Pedro Soares. Empresa e meio ambiente: O papel da empresa e de seus colaboradores. Campinas, SP: Komedi, 2009;

http://altaneiradivulgacao.blogspot.com.br/2013/07/visita-ao-engenho-do-lixo-em-juazeiro.html, acessado em 10 de julho de 2014 ás 18:00 horas.