RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar o que é engenharia reversa, a história, e a importância da engenharia reversa dentro da administração. 

ENGENHARIA REVERSA

Quem é que nunca experimentou abrir qualquer objeto eletrônico qualquer um para entender seu funcionamento e o que tem dentro do objeto por curiosidade (Vídeo games, computadores são as vítimas mais frequentes), Mas nem todas as invenções tecnológicas do mundo moderno ou de um país com a mais alta tecnologia, foram criadas a partir de uma grande ideia. Algumas delas surgiram do de outras coisas, e posteriormente se desenvolveram de forma independente do objeto inicial de estudos. A engenharia reversa está cada vez mais se tornando uma importante área de pesquisas para o avanço das tecnologias existentes no planeta, pois permite que mesmo aquilo que é protegido por leis de propriedade intelectual seja estudado e melhorado pelos concorrentes do mercado.

Apesar de parecer, a engenharia reversa não pode ser considerada uma espécie de cópia, pois se trata apenas de um estudo daquilo que foi criado. A cópia é somente uma das consequências possíveis do estudo de um produto seja ele qualquer ou ideia. A engenharia reversa também pode nos ajudar a entender o funcionamento de algo, para desenvolver o objeto de estudo, ou mesmo produzir algo completamente novo, a partir dos dados coletados, sem qualquer semelhança com o original. Desde a sua primeira utilização, a engenharia reversa cresceu muito, e hoje possibilita desde o entendimento e melhoria daquilo que se estuda, até a descoberta de segredos industriais e comerciais.

Homem contemplando engenharia de um ponte de ferro.

HISTÓRIA DA ENGENHARIA REVERSA

O nome ‘’engenharia reversa’’ define o conceito do que ela faz. Trata-se do estudo de um objeto, seja um processador, um vídeo game, um aplicativo, programa ou até mesmo um simples relógio, desmontando-o e analisando suas pecinhas, seus componentes, seus acessórios, seus comandos e seu comportamento (no caso de programas). Isso é feito para descobrir como o objeto ou o programa como ele é fabricado, como ele poderia ser melhorado e que outras funções ele poderia realizar. A engenharia reversa não tem um registro de quando ela surgiu meados, séculos, entre outros, O que se sabe é que a engenharia reversa surgiu, em suas primeiras aplicações que foram em equipamentos militares, para que alcançasse a superioridade militar, e até mesmo como método de espionagem. A espionagem industrial também encontrou na engenharia reversa um poderoso aliado para a ‘’criação’’ de equipamentos concorrentes.

A engenharia reversa é um processo de analises em um sistema existente, para reprodução ou aperfeiçoamento de produtos sistemas integrados ou processos. O processo inicial desse conceito começou na fabricação por meio da reprodução das cópias dos produtos originais.

O seu desenvolvimento deu-se principalmente na análise dos equipamentos e armas utilizadas durante a segunda guerra mundial, pelos japoneses. No Japão, inicialmente, foram desenvolvidos processos de reconstrução de produtos como ‘’cópias fiéis ou seja cópias piratas’’, a partir de modelos previamente estudados, principalmente os eletro- eletrônicos e na indústrias automobilísticas.

Atualmente usam Modelos Computacionais para simulação através de softwares específicos que permitem a geração de cenários, a partir dos quais se pode: orientar um processo de tomada de decisão importantes, proceder análises e avaliações de produtos e sistemas e propor soluções para melhoria de performance nas diversas ares do conhecimento humano.

A adoção técnica de simulação tem trazido benefícios como a previsão de resultados na execução de uma determinada ação, a redução de riscos nas tomadas de decisão, a identificação de problemas antes mesmo de suas ocorrências.

O uso da simulação elimina procedimentos em arranjos industrias que não agregam valor algum a produção, na realização de análises de sensibilidade, na produção de custos com o emprego de recursos (mão-de-obra, energia, água e estrutura física) e na revelação da integridade e viabilidade de um determinado projeto em questão de termos técnicos e econômicos.

‘’Métodos ágeis e desenvolvimento distribuído de Software são duas realidades presentes no mundo altamente competitivo e globalizado vivenciado atualmente nas empresas. (OLIVEIRA E LIMA 2011, p. 45)’’.

A IMPORTANTÂNCIA DA ENGENHARIA REVERSA PARA AS EMPRESAS

A engenharia reversa traz várias formas de mostrar características das indústrias. De um lado, está relacionada com um roubo de ideias e pirataria para plagiar e lucrar com o trabalho de outros, pode ser caracterizada como um benchmarking competitivo por um consumidor. Independente de sua motivação, podemos definir engenharia reversa como um processo de extração e modificações, como se fosse extrair informações de um produto, ou objeto qualquer, aplicativo ou programas, pelo próprio produto, uma simples imitação porém com performance diferente. É o que defina a engenharia reversa é pegar algo, seja ele qualquer e modificar algo já existentes, com apenas alguns toques, e ferramentas.

Existem Várias razões para empregar a engenharia reversa com um pouco de design de engenharia, tais quais: para comparar produtos através de um benchmarking competitivo; na preparação para imitar um produto.

‘’O ciclo de vida clássico continua sendo o modelo procedimental mais usado pela Engenharia de software. Embora tenha fragilidade, ele é significativamente melhor do que uma abordagem casual ao desenvolvimento de software’’. PRESSMAN (1995,p.8)’’.                                     

O autor quis dizer que, tudo fica claro a importância da engenharia reversa, software, nos avanços tecnológicos, econômico e organizacional, das empresas que usam seus produtos, passando promover muito mais vantagens e benefícios futuros frente ao mercado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A engenharia reversa é vista hoje de forma mais ampla e positiva, seu uso hoje é quase universal pelas possibilidades de tornar as empresas muito mais competitivas e pela possibilidade de agilização dos procedimentos no desenvolvimento dos produtos e serviços.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho  Cientifico. São Paulo: editora Atlas, 1992. 4º Ed. P. 43 e 44.

PRESSMAN, Roger S. ENGENHARIA DE SOFTWARE São Paulo: Pearson Makron Books, 1995.