Apresentação

Esta publicação apresenta de forma resumida algumas enfermidades encontradas nos ovinos em Roraima, fruto da experiência de 40 anos atuando como médico veterinário, funcionário da secretaria de Agricultura de Roraima, professor universitário e pesquisador da Embrapa em Roraima.

O médico veterinário que atua em atividades com pecuária no estado sente a necessidade de identificar corretamente as diferentes enfermidades que acometem os bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e aves domésticas. Sua atuação restringe-se, basicamente, em analisar o quadro clínico apresentado pelo animal e adotar medidas para o tratamento, a prevenção e o controle. As análises laboratoriais, essenciais para o diagnóstico preciso, estão fora de seu alcance, a não ser que as amostras colhidas sejam analisadas em outros estados onde o custo com transporte e serviços inviabilizam essa alternativa.

Os casos apresentados nesta publicação podem não refletir, necessariamente, a realidade, sendo muitas das vezes apenas sugestivo, isto é, o quadro clínico apresentado seria compatível com a enfermidade em referência, exceto para o caso da verminose e da resistência aos antihelmíntico, cuja comprovação efetivamente foi comprovada por testes de campo e de laboratório.

Há, portanto, um vasto campo para estudos nas áreas epidemiológica, clínica, patológica, e outras. A título de exemplo, existiam no Brasil, segundo Riet- Correa et al., 2009, 122 espécies de plantas potencialmente tóxicas para os animais domésticos, onde apenas, na pecuária bovina, representavam perdas com morte de mais de um milhão de cabeças por ano. Para Tokarnia et al. (2007), sob o ponto de vista da pecuária, uma planta para ser considerada tóxica, deverá causar danos à saúde ou a morte do animal, quando ingerida em condições naturais. A biodiversidade da flora Amazônica brasileira é um imenso campo para estudos.

As enfermidades em ovinos vão desde aquelas que se apresentam na forma superaguda, como é o caso das ‘mortes súbitas’ até aquelas de evolução crônica com prejuízos sobre o desempenho animal e perdas econômicas significativas. Não é raro, por exemplo, depararmos com mortalidade superior a 50% dos ovinos de um rebanho, em curto período de tempo, onde a tomada de decisão deve ser rápida, precisa e eficiente. Por outro lado, diversas enfermidades são de difícil diagnóstico clínico necessitando de exames complementares para sua correta identificação. Alguns exemplos são a Listeriose, Leptospirose, Brucelose, intoxicações, doenças carenciais e metabólicas e tantas outras.

As informações apresentadas são uma pequena contribuição para auxiliar os colegas veterinários, os estudantes e técnicos.

Bom proveito.

Referências citadas no texto:

RIET-CORREA, F.; MEDEIROS, R.M.T.; PFISTER, J.; SCHILD, A.L.; DANTAS, A.F.M. Poisonings by plants, mycotoxins and related substances in Brazilian livestock. Campina Grande, PB: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2009. 246p.

TOKARNIA, C.H.; DöBENREINER, J.; PEIXOTO, P.V.; BARBOSA, J.D.; BRITO, M.F.; SILVA, M.F. Plantas tóxicas da Amazônia a bovinos e outros herbívoros. 2a ed. Manaus: INPA, 2007. 98p.