Hoje em função da crise energética e do problema do aquecimento global surgiu à necessidade de buscarmos novas fontes de energia que pudessem minimizar os graves problemas advindos dessa situação.

Uma das maneiras é a utilização de energias alternativas ou também conhecidas como energia renovável. São obtidas de fontes naturais virtualmente inesgotáveis, algumas pela imensa quantidade de energia que contém, e outras porque são capazes de regenerar-se por meios naturais.
A capacidade do homem de desenvolver soluções para os seus problemas é muito grande, porém, sua capacidade de criá-los é muito maior, e essa tem sido a principal razão de estarmos nesta situação.

Há três vertentes importantes que devem ser analisadas sobre esse tipo de energia: a sua viabilidade econômica, a sustentabilidade dessas fontes e a disponibilidade de recursos renováveis para a sua geração, o que varia nas diferentes regiões do globo.

Atualmente estão sendo utilizadas como fontes de energias alternativas as provenientes da Energia Eólica, a Energia Hidráulica, a Energia Solar, a Energia Nuclear e Energia Hídrica.