A energia nuclear surge como uma alternativa de energia limpa. 14% da energia elétrica  mundial ,de acordo com a Associação Nuclear Mundial , é gerada através de fontes nuclear es  e a construção de novas usinas para este fim é uma realidade.

De acordo com a Eletronuclear, (2016) ela é gerada da seguinte forma:

“A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. Para que não entre em ebulição – o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius -, esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica.

O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas deste primeiro circuito e a do circuito secundário, que são independentes entre si. Com essa troca de calor, a água do circuito secundário se transforma em vapor e movimenta a turbina - a uma velocidade de 1.800 rpm - que, por sua vez, aciona o gerador elétrico.

Esse vapor, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, trazida por um terceiro circuito independente. A existência desses três circuitos impede o contato da água que passa pelo reator com as demais.

Uma usina nuclear oferece elevado grau de proteção, pois funciona com sistemas de segurança redundantes e independentes (quando somente um é necessário).”

Como toda fonte de energia,  possui vantagens e desvantagens, são elas:

Vantagens:

- Onde há insuficiência de recursos hídricos servem de alternativa para a geração de energia elétrica;

- A sua produção não gera muita poluição do ar;

- Na fase de instalação , possui pouco impacto ambiental em relação as usinas hidrelétricas;

- Ainda há disponibilidade de urânio na natureza, e é um excelente gerador de energia;

- A usina nuclear não depende de sazonalidade nem de fatores climáticos para seu funcionamento;

- Não há utilização de combustíveis fósseis;

- Não gera gases de efeito estufa;

- Entre outros.

Desvantagens:

- Geração de resíduos radioativos, que devem ser dispostos cuidadosamente segundo a legislação vigente;

- Custo elevado de implantação;

- Lançamento da água proveniente do resfriamento dos reatores no mar, podendo ocasionar problemas ambientais com a biota aquática;

- O risco de acidente, através de  falha humana, ou técnica podendo causar uma catástrofe sem retorno;

- Temor por parte do meio antrópico com vazamentos nucleares, necessitando assim de um trabalho socioeconômico massivo com a população de entorno.

O uso da energia nuclear vem de encontro com a escassez dos recursos ambientais, sendo assim uma alternativa a ser levada em consideração, quando usada com responsabilidade e da forma correta.

De acordo com explicatorium (2016):

“A utilização da energia nuclear possui elevados riscos, mas em contrapartida também traz benefícios. Isto faz com que o recurso a centrais nucleares esteja longe de gerar consenso. Esta energia pode ser vista como uma possível fuga ao elevado consumo e dependência do petróleo, mas como todas as outras energias teremos de fazer um balanço às vantagens e desvantagens da sua utilização.”

Referencias:

Associação nuclear Mundial.  Disponível em: http://world-nuclear.org/ Acesso em : 06/03/2016 às 14:20.

Energia nuclear - produção e utilização. Disponível em:                                                                         < http://www.explicatorium.com/energia/energia-nuclear.html > Acesso em : 06/03/2016 às 14:58.

Energia Nuclear.  Disponível em: <http://www.eletronuclear.gov.br/Saibamais/Espa%C3%A7odoConhecimento/Pesquisaescolar/EnergiaNuclear.aspx >  Acesso em : 06/03/2016 às 14:30.