Faculdade Mario Shenberg

Tecnólogo em Marketing

Rita de Cassia Pimenta

Professor orientador Lawton Benatti 

ENDORMARKETING[1]: O PÚBLICO INTERNO. 

A maioria das empresas tem como principal fonte de renda a venda, porém a grande competitividade entre elas, no cenário atual, por consequência fez com que elas tomassem consciência em relação ao fator humano, tornando seus funcionários parte importante deste processo.

O endomarketing surge como uma ferramenta importante, para fazer com que nosso público interno contribua com a empresa onde trabalha e possa se tornar um grande sucesso no mercado.

Para fazer com que este colaborador tenha um grande comprometimento com a empresa, é necessário, primeiramente, mostrar a ele sua importância e valor no ambiente de trabalho, lembrando que, para isto, ele precisa ter pleno conhecimento da visão, missão e valores desta empresa, bem como onde ela pretende se posicionar no mercado que atua.

 

De acordo com Kotler (2000, p.44) marketing interno, “é a tarefa de contratar, treinar e motivar funcionários que desejam atender bem aos clientes”, e ainda ressalta “que o marketing interno deve proceder ao marketing externo. Não faz sentido prometer serviço excelente antes dos funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo”.

 

Ainda segundo Bekin (1995, p.7)

 

“é um ambiente que se cria a partir do momento em que todos aqueles que formam a empresa se comprometam numa ação marcada por valores de cooperação rumo ao objetivo final: satisfazer o cliente, dando-lhe a qualidade esperada. Para chegar a este resultado, é fundamental renovar a própria concepção de marketing, que não pode ser visto mais como uma atividade isolada. É preciso que a realidade do marketing esteja presente de ponta a ponta do departamento de finanças às vendas, do desenvolvimento do produto aos recursos humanos, etc. Só assim todos poderão compreender a necessidade de que suas ações estejam orientadas para o cliente como parte da estratégia final da empresa”.

 

 

Em referência aos conceitos de Kotler e Bekin se entende que o endomarketing é a prática do marketing dentro das empresas e que sua principal finalidade é fazer que seus funcionários sintam-se constantemente motivados e comprometidos. É na empresa que passamos a maior parte do nosso tempo e os empresários precisam entender que funcionários bem treinados e motivados trazem grandes benefícios para a empresa e agregam, à mesma, grandes valores. São colaboradores que sempre estão disponíveis a ajudar.

Este treinamento e motivação deve ser uma atividade constante dentro da empresa, ele deve estar presente no dia a dia, conferindo aos seus colaboradores, dignidade, responsabilidade e liberdade de iniciativa.

 

De acordo com Brum (2000, p.6), “marketing interno      significa dar ao funcionário, educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente”.

 

 

 Para Brum (2010, p.18), “pessoas felizes produzem mais e melhor. Essa é a essência do endomarketing”.

Toda empresa tem o intuito de crescer, conquistar novos mercados, se posicionar melhor, ser reconhecida ou até mesmo garantir sua sobrevivência. O endomarketing se torna essencial e um grande aliado para este objetivo. Toda mudança em uma empresa estará ligada diretamente ao capital humano[2] e o endomarketing, através de treinamento e motivação, fará com que este colaborador sinta que todas suas ações devem estar voltadas para satisfazer as necessidades dos clientes. Funcionário feliz produz com mais qualidade e satisfação.

 

“você pode criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisará de pessoas para transformar esse sonho em realidade”. Walt Disney, citado por Brum (2010, p.29)

 

“partindo do pressuposto que uma empresa é uma grande família, formada por integrante de famílias domésticas, precisamos entender que a comunicação, base de todo sucesso no relacionamento humano, é uma ferramenta fundamental para que a empresa consiga um bom entendimento entre os colaboradores. Do presidente ao servente, e destes ao cliente e aos fornecedores. Soster (2006, p.129)

 

 

A transparência da comunicação dentro de uma organização passou a ser uma estratégia de competitividade, ela se faz necessária, porém tem que ser de forma clara e objetiva. Esta comunicação, de forma responsável, gera confiança, respeito e motivação aos colaboradores. Muitos profissionais já perceberam que, em um mercado em constante mudança, a comunicação passou a ser um item de competência e muitos estão buscando aperfeiçoar-se nesta habilidade de se comunicar. Hoje, dentro das organizações, esta comunicação é desejada independente do cargo e perfil do profissional. Todos têm que se comunicar, tanto interna como externamente, e o endomarketing tem esta finalidade, trazer a comunicação para sua área interna, levar até os seus colaboradores os objetivos da empresa. Seu propósito é de deixar o seu cliente interno satisfeito, pois entende que cliente interno satisfeito está apto a satisfazer o cliente externo.

Para Brum (2010, p.160), “assim como uma empresa deve posicionar-se para fora, no que diz respeito ao mercado, também deve posicionar-se para dentro em relação ao seu público interno”.

 

Esclarece Minadeo (2008, p.223) que o “endomarketing visa fortalecer as relações internas da empresa para integrar a noção de cliente como fornecedor interno, trazendo melhorias na qualidade dos produtos, no atendimento e na produtividade pessoal”.

 

 

Minadeo (2008, p.226), assegura que “quando o marketing interno é bem feito, o externo será muito mais abrangente”.

Tomando base nas citações acima fica muito claro entender que toda empresa deve vender a sua imagem para o cliente interno e fazer do mesmo um multiplicador para garantir sua aceitação no mercado externo. Não existe empresa perfeita, mas todas devem estar em busca da excelência, sendo hoje sempre melhor que ontem.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Percebem-se em análise às pesquisas feitas e ao texto acima citado, que o endomarketing surgiu para que as empresas deixem de ser verticais e passem a ser mais horizontais, dando assim fácil acesso a comunicação entre seus colaboradores que deixaram de ser meros funcionários, e que se sentem mais seguros em tomar atitudes, expor suas ideias por terem um melhor conhecimento da empresa que trabalham. Estes colaboradores se sentem mais valorizados e assim respeitam a cultura da empresa e o que ela propõe e, consequentemente, a produtividade será real e o multiplicador da imagem da empresa se dará de forma natural.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

 

BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing: um ciclo de entrevistas com Saul Fainsgaus Bekin. 1. Edição. São Paulo: Makron Books, 1995.

 

BRUM, Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o marketing interno. 1. Edição. Porto Alegre: L&PM, 2000.

 

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 1. Edição. São Paulo: Integrare Editora, 2010.

 

SOSTER, Celso Antonio. Comunicação: uma ferramenta para o marketing e o sucesso. 1. Edição. Porto Alegre: Ucanal Comunicação Visual,2006.

 

MINADEO, Roberto. Gestão de Marketing: fundamentos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2008.

 

 



[1] Em grego, significa ação ou atitude feita no interior. O termo foi criado por Saul Bekin em 1990, e o seu significado no mercado é um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno, abrangendo todos os funcionários de uma empresa, incluindo colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e demais pessoas que interajam com a instituição.

[2] O conceito de capital humano surgiu na década de 1950, e foi formulado por Theodore W. Schultz, economista norte americano falecido em 1998, e vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1979.