Encontro, "Educando para a Liberdade"

A segunda etapa do encontro Educando para Liberdade, no Sul do País, terá início na próxima segunda-feira (20/10), contando também no painel de palestras com as presenças da coordenadora nacional da questão feminina da Pastoral Carcerária, Missionária Heide Cerneka e da Jornalista, humanista e pesquisadora Elizabeth Misciasci, a ser realizado no Hotel Embaixador de Porto Alegre.

O projeto é fruto de parceria com as secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Educação (Seduc) e os ministérios da Educação e da Justiça, além da representação da Unesco no Brasil, com apoio do governo do Japão.

Promovido pela SUSEPE, o encontro é direcionado a professores das casas prisionais, chefias pedagógicas e a agentes penitenciários. O evento que já contou com participações de juízes, promotores e autoridades do sistema carcerário, segue a trajetória na realização de cursos, oficinas e palestras.

O Projeto "Educando para a Liberdade", constitui-se como referência na construção de uma política pública integrada e cooperativa, tanto no âmbito da educação de jovens e adultos, quanto no âmbito da administração penitenciária.

A organização do evento que foi decidido em licitação pela Secretaria da Educação, sendo vencedora a Universidade Regional Integrada (URI), tem como coordenadora regional, a educadora e advogada Sônia Bressan Vieira, e visa à formação de 250 profissionais, para a prática educacional no sistema prisional do Estado, com 112 horas de formação para os integrantes.

Entre os temas pautados, estão questões como a articulação e ação do trabalho, e o impacto da educação no sistema prisional, entre outros.

O projeto estimula a educação, proporcionando uma real aplicação desta nas unidades prisionais, sendo considerado de extrema importância, por estar ligado a solução para o sistema prisional.

Abordando valores de cidadania e humanização, o projeto é ilustrado com uma citação do líder político Nelson Mandela: "Ninguém conhece verdadeiramente uma nação até ter estado em suas prisões".

http://www.jornalista.eunanet.net
http://www.reticencias.blog-se.com.br/

http://www.revistazap.org