Estamos vendo no Brasil, várias localidades sofrerem com enchentes e deslizamentos de terra, em especial pessoas de baixa renda. Este problema ocorre porque a urbanização brasileira não recebe o devido planejamento.

A enchente pode-se dizer que é uma ocorrência natural, que acontece quando um rio trasborda em direção das margens. Porém, mesmo sendo um fenômeno natural, há interferências humanas que aumentam as chances como as agressões a natureza, retirada da mata ciliar que é a principal responsável pela proteção dos rios, habitação imprópria e a falta de consciência ambiental.

Já os deslizamentos de terra são ocasionados a partir do desgaste dos solos, onde as áreas que tem declividade sofrem ação da força da água da chuva. Quando moradias são construídas nesses lugares e a vegetação é retirada, o solo torna-se desprotegido e com riscos de desbarrancamentos.

O deslizamento é mais freqüente em periferias das cidades, pois estes tipos de terra possuem menos valor por se situar em topografias acidentadas, que são as conhecidas encostas e o topo de morros.

Para diminuir tais problemas, já existem medidas que foram aplicadas em algumas cidades do Brasil e felizmente obtiveram êxito. Uma dessas medidas é a construção de parques lineares, estes parques ficam dispostos de maneira paralela ao curso da água, recuperando as áreas de mata ciliar, ao mesmo tempo em que ajuda a absorver a água da chuva e diminuir a velocidade do escoamento superficial.Se o dinheiro for investido de forma inteligente e eficiente no Brasil, teremos sucesso na luta contra os problemas ambientais.

Para saber mais sobe o meio ambiente acesse nosso site: http://desentupidoranovaabare.com.br/