Enchei-vos do Espírito

O Espírito Santo é uma Pessoa e não "algo" ou "uma coisa", como alguns irmãos costumam dizer. Ele é uma pessoa meiga, amável e sensível. O Espírito Santo não está dentro de nós como um mero visitante, mas sim, como um amigo íntimo e pessoal; Sua estada em nós é que nos reveste de poder e nos capacita a intercedermos na linguagem espiritual e a termos comunhão direta com o Pai Celestial. O apóstolo Paulo nos dá o seguinte mandamento: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO..." (Ef. 5:18). Ser cheios do Espírito não é uma questão de opção.Todo cristão deve ser cheio do Espírito Santo ? Isto é um mandamento e uma necessidade! Mas o que é ser cheio do Espírito? Ao contrário do que se pensa, ser cheio do Espírito, não é termos mais do Espírito, e sim o Espírito Santo ter mais de nós. Deixe-me explicar melhor: O Espírito Santo passou a habitar em nós a partir do momento em que recebemos Cristo como nosso Salvador pessoal; porém, Ele só passou a morar em nós e nada mais. Depois fomos Batizados no Espírito Santo e, mesmo assim, não permitimos que Ele tomasse conta por completo de nossa vida. É interessante que muitas vezes tratamos essa Pessoa tão especial como se fosse apenas um visitante qualquer. Provavelmente deve ser este o motivo de muitos líderes e Igrejas estarem vivendo numa frieza espiritual em nível zero de poder! Isto não é verdade? Temos o Espírito em nós, e não somos cheios d?Ele. Parece até um paradoxo. No entanto, não é! Um cristão não pode obter mais do Espírito, porque ele já habita na vida do cristão; isto é, Ele pode exercer completo controle da vida que lhe é submissa. Eis o segredo de uma vida cheia do Espírito Santo: Total submissão ao Espírito de Deus! Rendição completa a Ele!!! Neste momento, seria bom nos avaliarmos com as seguintes perguntas: Será que estamos vivendo uma vida submissa ao Espírito Santo? Será que O estamos tratando apenas como um mero visitante em nossa vida? Será que existem áreas em nossa vida que não permitimos ainda que o Espírito Santo controle? Temos permitido que Ele nos use como canal de intercessão?
Se caso você reconhecer que não tem tido comunhão com o Espírito Santo como deveria ter, então, quero lhe dizer que este é o primeiro passo para uma vida cheia do Espírito Santo! Humilhe-se perante Ele, pois está escrito: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão (do Espírito poderoso) de Deus, para que a Seu tempo vos exalte" (I Pd. 5:6).
Fico perplexo em ver que muitos cristãos e até líderes estão vivendo uma vida espiritual completamente seca, semelhante àquele vale de ossos secos de Ezequiel (Ezq. 37) Isto é uma verdadeira calamidade espiritual!
"O que devo fazer para ter uma vida cheia do Espírito Santo?", perguntou-me um pastor desesperado, ao que lhe respondi: "deixe de tratar o Espírito Santo como um mero hóspede na sua vida, e tenha comunhão todos os dias com Ele; submeta-se completamente ao seu poder! Renda-se por completo a Ele!".
Quatro meses depois, a vida desse homem de Deus mudou por completo! Sua Igreja adentrou numa dimensão espiritual extraordinária, pois o Espírito de súplica desceu sobre aquele pastor e a sua congregação. Tive a oportunidade de ministrar nela, e notei uma nova atmosfera espiritual envolvendo aquele povo. O segredo de uma vida cristã e de um ministério poderoso e sobrenatural é estarmos CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, isto é, nos SUBMETERMOS COMPLETAMENTE A ELE!
O que muitos líderes ainda não entenderam é que o Espírito Santo foi enviado como SUBSTITUTO DE CRISTO para permanecer conosco. Destarte, se desejamos uma vida inflamada pelo fogo do sobrenatural, logo, devemos ter consciência desta Pessoa divina que vive dentro de nós. Precisamos ter comunhão com Ele todos os dias, se quisermos uma vida e um ministério de poder. Foi o próprio Jesus quem disse: "E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco..." (Jo.14:16). É importante lermos a expressão "outro Consolador" no original:"...Allon Parakleton" . Há, no grego, duas palavras para "outro", que são: "Heteros" e "Allon" . A primeira significa "outro de espécie diferente"; a segunda significa "outro da mesma espécie". Quando Jesus falou que viria "outro Consolador", Ele usou um termo equivalente a palavra grega "Allon" conforme João registrou em seu Evangelho. Noutras palavras, o Espírito Santo em nós veio dar prosseguimento ao que Cristo começou a fazer quando esteve aqui na terra. Hoje, o "Allon Parakleton" está dando continuidade, com dimensões maiores, por meio da Igreja, o Corpo místico de Cristo, ao mesmo Ministério que Jesus deu início há 2000 anos. É inadmissível vivermos uma vida cristã natural e apática quando temos à nossa disposição e dentro de nós o Espírito Santo, o nosso Intercessor! Se o sobrenatural não está acontecendo em nossa vida e ministério é porque temos cometido o erro de tratar o Espírito Santo como um mero hóspede em nossa vida. É hora de mudarmos a nossa atitude para com Ele! Por conseguinte, se anelamos uma vida envolvida pela atmosfera do sobrenatural, então, devemos ter consciência do Espírito Santo em nós, e rendermo-nos a Ele por completo. Precisamos ter comunhão com essa Pessoa divina todos os dias, pois Ela é a fonte energética do poder de Deus em nossa vida e ministério (Ef. 1:19). O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, o Intercessor no coração da Igreja, a Noiva do Cordeiro. Enchei-vos do Espírito!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!
Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]