A Fanerosis do Espírito Santo

O Espírito Santo é uma Pessoa e não "algo" ou "uma coisa", como alguns irmãos costumam dizer. Ele é uma pessoa meiga, amável e sensível. O Espírito Santo não está dentro de nós como um mero visitante, mas sim, como um amigo íntimo e pessoal; Sua estadia em nós é que nos reveste de poder e nos capacita a termos comunhão direta com o Pai celestial. O apostolo Paulo nos dá o seguinte mandamento: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO..." (Ef. 5:18). Ser cheios do Espírito não é uma questão de opção.Todo cristão deve ser cheio do Espírito Santo ? Isto é um mandamento e uma necessidade! Mas o que é ser cheio do Espírito? Ao contrário do que se pensa, ser cheio do Espírito, não é termos mais do Espírito, e sim o Espírito Santo ter mais de nós. Deixe-me explicar melhor: O Espírito Santo passou a habitar em nós a partir do momento em que recebemos Cristo como nosso Salvador pessoal; porém, Ele só passou a morar em nós e nada mais. Depois fomos Batizados no Espírito Santo e mesmo assim, não permitimos que Ele tomasse conta por completo de nossa vida. É interessante que muitas vezes tratamos essa Pessoa tão especial como se fosse apenas um visitante qualquer. Provavelmente deve ser este o motivo de muitos líderes e Igrejas estarem vivendo numa frieza espiritual em nível zero! Isto não é verdade? Temos o Espírito em nós, e não somos cheios dEle. Parece até um paradoxo. No entanto, não é! Um cristão não pode obter mais do Espírito, porque ele já habita na vida do cristão; isto é, Ele pode exercer completo controle da vida que lhe é submissa. Eis o segredo de uma vida cheia do Espírito Santo: Total submissão ao Espírito de Deus! Rendição completa a Ele!!! Neste momento seria bom nos avaliarmos com as seguintes perguntas: Será que estamos vivendo uma vida submissa ao Espírito Santo? Será que O estamos tratando apenas como um mero visitante em nossa vida? Será que existem áreas em nossa vida que não permitimos ainda que o Espírito Santo controle?
Se caso você reconhecer que não tem tido comunhão com o Espírito Santo como deveria ter, então, quero lhe dizer que este é o primeiro passo para uma vida cheia do Espírito Santo!
Fico perplexo em ver que muitos cristãos e até líderes estão vivendo uma vida espiritual completamente seca, semelhante àquele vale de ossos secos de Ezequiel 37. Isto é uma verdadeira calamidade espiritual!!!
O que devo fazer para ter uma vida cheia do Espírito Santo?, perguntou-me um pastor desesperado, ao que lhe respondi: "deixe de tratar o Espírito Santo como um mero hóspede na sua vida, e tenha comunhão todos os dias com Ele; submeta-se completamente ao seu poder! Renda-se por completo a Ele!".
Quatro meses depois, a vida desse homem de Deus mudou por completo! Sua Igreja adentrou numa dimensão espiritual extraordinária. Tive a oportunidade de ministrar nela, e notei uma nova atmosfera espiritual envolvendo aquele povo. O segredo de uma vida cristã e de um ministério poderoso e sobrenatural é estarmos CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, isto é, nos SUBMETERMOS COMPLETAMENTE A ELE.
O que muitos líderes ainda não entenderam é que o Espírito Santo foi enviado como substituto de Cristo para está conosco. Portanto, se desejarmos uma vida inflamada pelo fogo do sobrenatural, logo, devemos ter consciência desta Pessoa divina que vive dentro de nós. Precisamos ter comunhão com Ele todos os dias, se quisermos uma vida e um ministério de poder. Foi o próprio Jesus quem disse: "E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, afim de que esteja para sempre convosco..."(Jo.14:16). É importante lermos a expressão "outro Consolador" no original: *"" Há no grego duas palavras para "outro", que são: "Heteros" e "Allon" . A primeira significa "outro de espécie diferente"; a segunda significa "outro da mesma espécie". Quando Jesus falou que viria "outro Consolador", Ele usou a palavra grega "Allon" conforme João registrou em seu Evangelho. Noutras palavras, o Espírito Santo em nós veio dar prosseguimento ao que Cristo começou a fazer quando esteve aqui na terra. Hoje, o "Allon Parakleton" está dando continuidade, com dimensões muito maiores, por meio da Igreja, o Corpo místico de Cristo, ao mesmo Ministério que Jesus deu início há 2000 anos atrás. É inadimensível vivermos uma vida cristã natural e apática quando temos à nossa disposição e dentro de nós o Espírito Santo! Se o sobrenatural não está acontecendo em nossa vida e ministério é porque temos cometido o erro de tratar o Espírito Santo como um mero hóspede em nossa vida. É hora de mudarmos a nossa atitude para com Ele! Porconseguinte, se anelarmos uma vida envolvida pela atmosfera do sobrenatural, então, devemos ter consciência do Espírito Santo em nós, e rendermo-nos a Ele por completo. Precisamos ter comunhão com essa Pessoa divina todos os dias, pois Ela é a fonte energética do poder de Deus em nossa vida e ministério (Ef. 1:19).
Quando passamos a ter comunhão com o Consolador, o Espírito Santo, Ele nos capacita com os seus dons espirituais para que o nosso ministério seja marcado por sua FANEROSIS. Os dons são diversas maneiras pelas quais o poder de Deus opera através da vida do cristão. São também habilidades e poderes concedidos aos membros do Corpo de Cristo pelo Espírito de Deus, dando-lhes condições ou capacitações para o desempenho de sua obra.
Muitos líderes têm procurado ignorar os dons espirituais em suas Igrejas, e como resultado disso eles tem gerado um povo apático e completamente inoperante na obra do Senhor. Conheço um Pastor que diz não precisar dos dons espirituais em seu ministério. Ele costuma dizer: "Dons! Isso é coisa de fanáticos!". O resultado é que ele tem 20 anos de ministério e o máximo que fizera em sua Igreja nesses anos todos fora juntar um número de 80 pessoas! Deus nos livre de termos um ministério desta estirpe! Mas se ignorarmos a comunhão com o Espírito Santo e os seus dons, estaremos fadados ao fracasso ministerial. A FANEROSIS do Espírito é de suma importância em nosso ministério; não podemos fazer vista grossa e ignorarmos o fato de que precisamos dos dons espirituais operando em nós e em nossos ministérios.
Mas o que é a fanerosis? Estudando a minha Bíblia com o meu léxico grego, fiquei espantado ao ler I Coríntios 12:7, que diz: "Mas a manifestação do Espírito...". Manifestação (no Grego= Fanerosis) significa resplandecer, tornar visível, ser visto, etc. Esta palavra tem raízes no verbo "FAINO", e ainda pode significar tornar-se conhecido. Pulei de alegria ao saber que o Espírito Santo pode tornar-se visível, ser visto, resplandecente e até conhecido, quando os dons estão em operação. Lembro-me de certa ocasião, em que me encontrava ministrando numa Igreja Pentecostal, quando de repente interrompi a ministração e disse: "O Espírito Santo está me revelando pela palavra do conhecimento que tem um senhora aqui com um cisto no colo do útero. A senhora tem uma viagem marcada para outro Estado para ir se operar, mas quero lhe afirmar que Deus vai lhe curar agora!". Assim que terminei de dizer estas palavras, a senhora levantou-se do seu lugar tomada pelo poder de Deus, declarando: "Fui curado neste exato momento! O fogo de Deus me curou, o cisto sumiu!" . Após esta senhora testemunhar perante todos os presentes, houve um mover sobrenatural do Espírito Santo no meio da Igreja. Isto é FANEROSIS DO ESPÍRITO! Toda vez que há uma Fanerosis os dons estão em operação, diz Paulo: "Mas a manifestação (fanerosis) do Espírito é dada a cada um para o que for útil? (I Cor.12:7). Em síntese: A FANEROSIS do Espírito realça o fato de que os dons espirituais são manifestações direta da operação e da presença do Espírito Santo na Igreja .

Pr. Ronaldo Carvalho

*Para você lê a palavra no original grego basta por em Symbol