Cuidar da integridade física e mental do trabalhador melhora produtividade e reduz custos;

O setor produtivo brasileiro começa a dar sinais de recuperação nesse início de 2013 e a questão fundamental nas empresas de todo o porte e segmento é: como melhorar a produtividade e reduzir os custos?

Antes de propor uma resposta a essa pergunta, é preciso entender que as pessoas estão mais críticas com relação às condições de trabalho oferecidas pelas organizações. Passa a ser fator fundamental no mundo moderno ambientes mais adequados, que preservem a saúde e segurança dos trabalhadores além das exigências legais.

“O nível de produtividade e comprometimento do trabalhador está diretamente ligado a Qualidade de Vida e ao ambiente de trabalho que as organizações proporcionam aos seus trabalhadores”. É o que afirma Ruy Shiozawa, CEO do Instituto Great Place to Work Brasil, responsável por realizar anualmente a pesquisa das Melhores Empresas para se Trabalhar (GPTW Brasil). E o CEO complementa: “o que descobrimos fazendo essa pesquisa há mais de 20 anos, em 46 países, é que as melhores empresas para se trabalhar possuem os melhores ambientes de trabalho, investindo na saúde física e mental de seus colaboradores, na cultura organizacional e motivando os mesmos. Isso gera o aumento da produtividade e também da qualidade do trabalho entregue, além de refletir na considerável diminuição dos custos de assistência médica, absenteísmo e rotatividade, desperdício e bom uso do patrimônio empresarial, entre outros benefícios que estão diretamente ligados aos resultados das empresas.”

Essa pode ser uma resposta importante para a pergunta feita acima. Empresas que investem em saúde ocupacional são mais competitivas e obtêm melhores resultados. E esse parece ser o grande desafio das organizações e empresas contemporâneas: manter um ambiente saudável de trabalho, com colaboradores satisfeitos e produtivos.


Tecnologia aliada à Saúde Ocupacional

Nesse cenário, torna-se fundamental pensar também em tecnologia como forma de otimização dos resultados e desempenho das equipes de Gestão de Pessoas.

Seja em pequenas, e principalmente em grandes empresas, um fator crítico da Gestão da Saúde Ocupacional tange ao gerenciamento das informações sobre os colaboradores. Devido a um exponencial aumento na quantidade de dados a serem gerenciados, no número de profissionais que controlam os processos e nas demandas para acesso em tempo real, faz-se necessário um posicionamento estratégico das organizações e suas áreas de RH, para o tratamento dos recursos informacionais, bem como a escolha de uma ferramenta de Tecnologia de Informação capaz de trazer os benefícios esperados para essas organizações.

Já existem no mercado softwares de Gestão em Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Qualidade de Vida, que auxiliam as empresas no mapeamento de informações e armazenamento das mesmas.

A Telemedicina, que se utiliza de tecnologia da informação e comunicação, também se mostra uma forte aliada das empresas, uma vez que promove o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, além de permitir a guarda, manuseio, transmissão e privacidade de laudos e diagnósticos de exames, com garantia de sigilo profissional.

Laudo a Distância, empresa especializada em telemedicina para exames ocupacionais, oferece um sistema web que permite maior gestão dos arquivos a serem laudados, gerando relatórios financeiros, avisos automáticos com criptografia na transmissão, assinatura digital ICP nos laudos e criação no próprio sistema de um banco de dados para armazenar todos os arquivos da empresa.

Oferece ainda backup e segunda via dos laudos feitos por especialistas, que podem ser acessados de forma totalmente segura em qualquer região ou estado em que a empresa se encontre. Atendimento para períodos de trocas de especialistas próprios ou férias de colaboradores, podendo funcionar 24 horas, representando uma alternativa com baixo investimento tecnológico por ser disponibilizado via internet.

Uma ferramenta completa para Gestão de Saúde Ocupacional e um exemplo de como a tecnologia se torna uma forte aliada na Gestão de informações relativas à saúde ocupacional em empresas, sendo um diferencial competitivo.

Fonte: http://www.greatplacetowork.com.br

www.portalsaudeocupacional.ning.com