Nos dias de hoje é cada vez mais comum às empresas investirem na fidelização de clientes porque as pesquisas e os resultados mostram que esse é o melhor caminho.

De acordo com as pesquisas clientes fidelizados consomem em média 20% mais do que quando não o são e que além do maior consumo eles agem como propaganda da marca.

Esses já seriam motivos suficientes para que as empresas investissem na fidelização de clientes, mas muitos outros benefícios esse tipo de relação com o cliente traz.

Porque afinal a fidelização de clientes nada mais é do que um estreitamento de relações entre empresa e cliente onde ambos se beneficiam.

A fidelização somente acontece quando essa relação é real e quando os benefícios também o são. Muitos são os benefícios para os clientes e os brindes e descontos podem ser citados apenas como um exemplo deles. Quem se fideliza a uma marca o faz porque acredita nela, porque gosta do que consome e porque quer continuar consumindo.

Essa relação entre cliente e marca se mantem enquanto o cliente estiver satisfeito com os produtos e com a relação e por isso é importante que a empresa mantenha sempre sua qualidade e que valorize o cliente. Saber o que o cliente gosta, suas satisfações e insatisfações com a marca, enfim conhecer o cliente é essencial para que uma real fidelização aconteça.

Muitas são as formas de manter essa relação com o cliente. Cada empresa deve baseado nesse conhecimento que tem dos seus clientes perceber qual é a melhor forma de se relacionar com ele. Não existe formula para que aconteça a fidelização de clientes, portanto é importante que a empresa que deseja investir nisso estude bastante sua marca e seus cliente e a partir dai pense em como criar esse relacionamento.