A evolução do homem depende da sua compreensão em relação ao seu mundo e o Universo. É obter o poder de adquirir e o que deve fazer para isso! Observe que será muito difícil alguém conseguir centralizar e evoluir sem a cooperação de outro ser.

A sociedade já não é mais unida pela semelhança, sentimentos e tradições há muito tempo. Estamos vivendo em uma sociedade capitalista, no qual dependemos um do outro para sobreviver, não temos espaço para plantar nosso próprio alimento ou escolher uma vida mais livre sem a dependência do trabalho.

Muitos não aceitam trabalhar pelo baixo salário, havendo grandes protestos e desordem. Mas parte da população necessita de oportunidades e aceitam trabalhar nestas condições, a baixa qualificação profissional destes grupos dá espaço para a atuação da tecnologia em seu lugar (um assunto para se discutir outrora).

Toda esta pressão social faz com que o desemprego distancie o homem da sociedade, descaracterizando seu ser. Vejamos um exemplo: os idosos querem retornar ao mundo produtivo para serem valorizados; os jovens querem entrar no mundo produtivo para começar a serem valorizados; e os adultos querem permanecer no mundo do trabalho para continuarem no progresso.

No entanto, se o homem perde o seu trabalho, ele perde o sentido da vida, o indivíduo não sobrevive sem alimentação e bens necessários para manter-se ativo e reconhecido. O trabalho hoje é símbolo de autonomia, integração e ascensão social, além de ser o principal meio para manter-se vivo.

As empresas por sua vez, continuam enfatizando a produtividade e o lucro. Mas perceba que nem mesmo elas, conseguem sobreviver 100% independentes. As empresas tem um papel muito importante para a sociedade, que passam despercebidos e apenas são notados quando os problemas se agravam. Como por exemplo, a poluição gerada não apenas pelas indústrias que elevaram graves problemas sociais, o poder de transmitir informações e persuadir o povo, dentre outros. Todos nós sabemos que a falta de qualificação profissional, vem de uma deficiência muito grande da educação! Um desafio e tanto até hoje para a política brasileira que muito deixa a desejar. Então porque não investir na sociedade, se beneficiar da sua carência e ajudar a minimizar a grande diferença capitalista social?  A empresa deve obter a riqueza material e moral, se beneficiando a um ciclo de capital. Mas por outro lado, as empresas privadas não se acham no direito de se intervir nos problemas sociais, uma vez que o governo deixou de ser eficiente.

A sociedade por sua vez, não deve se ocultar das decisões governamentais! Nós precisamos ser ativos e buscar a oportunidade e incentivo. Parece que esses problemas nunca saíram de um círculo, mas quanto mais pensamos e compreendemos o que é o desenvolvimento em geral, mais passamos a adquiri-lo, fazendo-o de forma natural sem ilusões de promessas políticas para o bem estar social. A partir deste ponto, podemos dizer que não há espaço para o ser individual, abrindo portas para uma sociedade de maior igualdade moral e material.