Emprego < Habilidades Sociais > Carreira

 Notícias recentes vindo do mercado de trabalho estão indicando que os empregadores não estão encontrando nos candidatos as habilidades que mais procuram, entre elas a capacidade de se relacionar com colegas, clientes e fornecedores criando a sinergia necessária para atingir as metas da organização. Em outras palavras procuram pessoas competentes nas Habilidades Sociais (HS) ou Soft-Skills.

Essas habilidades, denominadas sociais, expressam os traços positivos e favoráveis em um ser humano e precisam ser desenvolvidas por ele como um hábito.  Não é necessário ter nascido com elas, mas você pode praticar para que sejam incorporadas a sua personalidade, se infiltrem e possam ser expressas no seu comportamento, pois são extremamente cruciais para o seu sucesso.

As HS são qualidades e atitudes que por poderem ser usadas em diferentes funções, postos de trabalho e empresas, são também chamadas de “habilidades transferíveis” pois você as leva junto para onde for dentro ou fora da empresa ou mesmo em outra carreira.

As principais e talvez mais importantes Habilidades Sociais incluem habilidades de comunicação e de relacionamento com outras pessoas tais como:

  • Se expressar claramente, com confiança e eficácia para o melhor entendimento do outro ou de um grupo;
  • Habilidade para manter atenção focada e escuta ativa, identificando e qualificando corretamente o que está sendo dito;
  • Saber trabalhar em equipe, mantendo participação ativa e investindo na sinergia do grupo;
  • Saber resolver, com habilidade e empatia, problemas e conflitos no grupo ou em negociações com clientes ou fornecedores;
  • Ser assertivo e exercer empatia para obter o melhor resultado em um relacionamento;
  • Desenvolver e aplicar técnicas de apresentação e de falar em público, entre outras.

As Habilidades Sociais não são fáceis de medir como as habilidades técnicas, mas são as mais importantes para ter sucesso em sua profissão. Sua qualificação técnica-gerencial ou sua posição na organização não ajudarão se não conseguir interagir positivamente com os outros.

As habilidades técnicas vão lhe ajudar a ser chamado para entrevistas, mas serão suas habilidades sociais que vão lhe dar o emprego. Há inclusive informações sobre empresas que, ao selecionar, dão importância secundária às habilidades técnicas. Preferem selecionar candidatos que tenham habilidades sociais desenvolvidas e praticadas e depois de admiti-los, treiná-los nas habilidades técnicas que serão necessárias para a função.

Diferentemente de outros conhecimentos que podem ser facilmente ensinados nas salas de aula, as habilidades sociais necessitam de mais pratica e menos teoria. Quanto mais praticar mais vai fazer parte de você e mais sua qualidade como profissional vai se desenvolver. É importante lembrar que quanto mais o profissional precisar se relacionar com outras pessoas sejam elas colegas, gerentes, clientes ou fornecedores, tanto maior deverá ser sua competência em habilidades sociais.

Se você está buscando um novo emprego, mudança de carreira ou mesmo precisando ficar mais seguro no seu emprego, a certeza ter e de poder confiar em suas habilidades sociais vai lhe dar a segurança e a autoridade para fazer bem, o que é esperado de você.

Pode estar certo que sem demonstrar e comprovar que você tem as habilidades sociais que a empresa demanda, sua admissão será muito improvável, pois por melhor que seja avaliado tecnicamente a pessoa que vai definir seu destino vai buscar em você as habilidades que ela aprendeu, testou, e usando comprovou como eficaz, e é isso que ela vai querer de você.

As Habilidades Sociais devem ser aprendidas e trabalhadas em sintonia com as características pessoais e inteligência emocional de cada um, por isso o aprendizado e treinamento é focado individualmente em cada pessoa.

As previsões indicam que as pessoas passarão por várias mudanças de emprego e tambem de carreira durante a vida laboral. Imagine como será mais fácil mudar de trabalho e/ou carreira podendo levar consigo suas habilidades pessoais e experiências que serão tão ou mais uteis no novo local que o anterior, abrindo portas e facilitando sua adaptação ao novo trabalho ou nova carreira.

 Roney Maschio – coach de empregabilidade

Site: www.thecoachingway.com.br

Contato: [email protected]