FACULDADE TECSOMA

Administração de empresas

 

 

EMPREENDEDORISMO: Quais são os passos iniciais?

 

 

 

 

 

 

 

Cristiane Lopes de Souza

Roseni de Jesus. G. da Silva

 

 

 

 

 

 

Paracatu, março de 2012

 SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO.. 3

2 CUIDADOS AO ABRIR UMA EMPRESA.. 4

3 PASSOS INICIAIS. 5

3.1 Preparações iniciais. 5

4 A IMPORTÂNCIA DO CLIENTE.. 7

5 VANTAGEM COMPETITIVA.. 8

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 9

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 10

 

 


1 INTRODUÇÃO

 

O empreendedor é aquele que fareja as oportunidades e as aproveita antes que os outros o façam. O termo empreendedor significa aquele que assume riscos e começa algo novo. No entanto a necessidade e a ansiedade em ter o próprio negocio e aumentar a renda fez com que muitas pessoas, em muitos casos despreparadas, se aventurem num mercado cada vez mais apertado e competitivo. Em pesquisa realizada pelo Banco Mundial o Brasil é um país que pode levar cerca de cinco meses para se legalizar uma empresa, mas o desemprego, a vontade de ter um negócio próprio, está levando cada vez mais os brasileiros a embarcar nessa aventura que é ser empresário no país. Por isso planejar é a palavra chave.

2 CUIDADOS AO ABRIR UMA EMPRESA

 

Uma empresa é uma unidade básica do sistema econômico, cuja principal função é produzir bens e serviços. Praticamente todas as nossas necessidades são satisfeitas por intermédio de empresas. Para abrir uma empresa são necessários alguns pré-requisitos e cuidados que devem ser tomados pelo futuro empresário.

O Primeiro item a ser discutido é se existem consumidores para o meu produto, é necessário uma analise detalhada de mercado para que seja constatado as possibilidades de que o negocio tem fundamento. Essa análise deve ser feita por um profissional apto para tal tarefa. Normalmente esses processos são encontrados na forma de consultoria. Outro fator importante para o bom funcionamento da empresa e evitar que ela entre nos gráficos de empresas brasileiras que não conseguiram se manter no mercado por mais de cinco anos, é se o produto a ser oferecido está apto a competir igualmente com seus concorrentes. A análise de mercado analisa como está o mercado para o seu produto atualmente se ele se encontra em crescimento, parado em saturação ou ainda em queda. Nos casos de saturação ou em queda, é extremamente aconselhável que se seja feito um estudo para ter certeza de que aquele ramo é realmente interessante para se abrir uma nova empresa.

3 PASSOS INICIAIS

 

Depois de definir o negócio existem quatro passos básicos para dar o pontapé inicial para sua empresa. Preparação da Equipe, Preparação da Produção, Preparação do Marketing e Preparação das Finanças.

Um conceito básico para o sucesso da empresa está na preparação da equipe e antes disso no preparo do empreendedor para liderar a equipe. É necessário que toda a equipe se dedique ao sucesso da empresa e para isso todos os colaboradores devem estar preparados e treinados sobre como fazer a sua parte. É extremamente necessário que o empreendedor saiba como tratar e valorizar seus colaboradores para que eles por sua vez produzam cada vez mais e de fato vistam a camisa da sua empresa. Outro momento importante é a Preparação da produção, é importante que o empreendedor participe efetivamente desse processo conversando com fornecedores, analisando os produtos que serão adquiridos para dar inicio a produção, primando sempre pela qualidade e precisão nos serviços prestados. A Preparação do Marketing define como o seu publico alvo vai ser abordado pela sua empresa e qual será o impacto gerado pelo seu plano de mídia. É aconselhável que mesmo em pequenas empresas o plano de mídia seja realizado por profissionais competentes, as decisões acerca da comunicação da empresa não podem ser pautadas na base do “eu acho” é necessário certeza na hora de tomar as decisões e na preparação das finanças é necessário montar um planejamento financeiro adequado para o bom andamento dos negócios.

“[...] Em resumo, cuidar da equipe, produção, marketing e finanças. Certamente, os primeiros os primeiros passos não serão perfeitos, mas a aprendizagem precisa ser constante.” (CHIAVENATO, 2007. Pag. 117-118)

3.1 Preparações iniciais

Dentre as preparações iniciais de um negócio a mais importante é a preparação das finanças. É preciso que o empreendedor tenha os pés no chão e tenha em mente que abrir um negócio atualmente é custoso financeiramente. Portanto antes de se decidir realmente por dar o pontapé inicial é necessário se fazer as seguintes perguntas, eu estou preparado? Esse é o melhor momento? E eu tenho dinheiro pra abrir o negocio?

Todos os custos devem estar previamente anotados em um plano de custos, desde custos imóveis que são aqueles cujo vamos precisar adquirir apenas uma vez e pode ser que vamos conseguir vende-los no caso de um imprevisto ou falha, o meu primeiro estoque que se resume nos primeiros produtos que serão oferecidos aos meus clientes. Até mesmo a quanto em dinheiro eu vou dispor em caixa para dar andamento no meu negócio que é o chamado fluxo de caixa.

4 A IMPORTÂNCIA DO CLIENTE

 

O principal motivo pelo qual qualquer pessoa se decide por abrir um negócio é visando lucros. Diante desse afirmativa o empresário deve se preocupar com uma peça fundamental para o futuro de qualquer organização. O cliente deve estar satisfeito com os serviços e/ou produtos oferecidos. Todas as minhas decisões desde o sonho de abrir um empreendimento estão norteadas por um único motivo, os clientes precisam se sentirem atraídos pelo meu produto.

Os principais questionamentos que devem ser feitos são:

a)      o que eu vou oferecer ao meu cliente? ¹

b)      como vou oferecer isso ao meu cliente?

c)      porque o meu cliente vai me procurar e não procurar meu concorrente?

Todos os processos que foram citados acima interferem diretamente na forma como vai acontecer a abordagem ao cliente. É preciso que todos os funcionários estejam cientes de o que a empresa oferece aos seus clientes e como ela oferece seus produtos, cada empresa tem um diferencial, algo que a difere dos demais concorrentes o segredo é descobrir um diferencial que irá atrair o máximo de clientes para a sua empresa. Esse diferencial pode ser explicado através da vantagem competitiva.

__________­­­­­_______

¹ CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. 2. ed. São Paulo : Saraiva, 2007. Pag. 120.

5 VANTAGEM COMPETITIVA

 

Para que a vantagem seja efetivamente competitiva, precisa ser:

a)      difícil de imitar;

b)      única;

c)      sustentável;

d)      superior à competição;

e)      aplicável a múltiplas situações.

Exemplos de características de empresas que poderiam constituir uma vantagem

competitiva incluem:

a)      foco no cliente, valor para o cliente;

b)      qualidade superior do produto;

c)      distribuição ampla;

d)      alto valor de marca e reputação positiva da empresa;

e)      técnicas de produção com baixo custo;

f)        patentes, direitos autorais e de propriedade industrial equipe gerencial e de funcionários superior.


6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Concluímos que não restam dúvidas de que abrir um negócio trata-se, acima de tudo, de um grande desafio. Além de todos os empecilhos no inicio, o cotidiano empresarial é cansativo e desgastante. Atualmente a maioria das empresas não consegue sobreviver por mais de cinco anos. Todavia, apesar de todas as adversidades, abrir uma empresa ainda é uma das mais concretas oportunidades encontradas por diversas classes sociais para a ascensão e estabilidade econômica.

           Órgãos públicos e entidades filantrópicas já se atentaram para a importância do empreendedor para a economia nacional. Em virtude disso estão sendo criados diversos programas de orientações e facilidades para quem está iniciando no mercado. A todos os empreendedores este é o momento para se formalizar e alcançar suas metas.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2. ed. São Paulo : Saraiva, 2007. Pag. 116-124.