Abrir o seu negócio é um grande passo que se deve dar na vida. Ir atrás de sonhos e realizá-los é muito louvável e deve se incentivar. Mas as coisas devem ser perseguidas com paixão e organizadas com a razão. É aí que empreendedorismo e marketing fazem a diferença. Empreendedorismo e marketing devem andar juntos na busca dos seus objetivos. O faro um bom negócio deve ser agregado a uma visão estratégica de mercado para que tudo possa dar certo.

Marketing é tão importante para negócios quanto a sua vontade de vencer. Construir um planejamento de marketing para o seu negócio é antes de qualquer coisa investir tempo numa poderosa ferramenta de gestão. Sim, empreendedores precisam de marketing, pois ele é a essência da atuação da sua empresa no mercado.

Mas o que é marketing?
Podemos aqui citar várias definições, de diversos estudiosos da área. Mas vamos simplificar dizendo o seguinte: marketing é atender o mercado com eficiência. Só isso? No fim das contas,"só". Mas não é tão simples. É preciso conhecer todo o ambiente em que o seu negócio está inserido, as variáveis internas e externas que os afetam e traçar cenários para o futuro. É aí que o empreendedorismo se beneficia e muito do marketing.

Mas onde estão as campanhas publicitárias? Isso não é marketing? Sim, mas Nem tanto. Publicidade é apenas uma ferramenta dos esforços de marketing. Ela trabalha nos esforços de promoção do seu negócio, mas existem outros fatores envolvido nele que são do interesse do marketing, como preço, distribuição, estoque, gerência de produto, etc. Viu como é um assunto amplo?

Pois você empreendedor, depois de terminar o seu plano de negócios e implantar a sua empresa, passe para o plano de marketing e procure engajar seus esforços em tudo o que o mercado exige de você. É estudar, estruturar e construir o sucesso.