A primeira vista parece estranho ouvir "empreendedor dos novos tempos", afinal, empreendedor é um conceito antigo, uma pessoa responsável por fazer a roda do tempo girar em direção ao futuro. Inovador, que enxerga novas oportunidades e sabe como colocá-las em prática. Essa, em resumo, poderia ser uma definição acertada de um empreendedor.

Mas porque agora falamos do empreendedor dos novos tempos? Ele sempre está à frente de seu tempo. Ou talvez não. O que ele faz é empurrar o tempo à frente com novas idéias e novas práticas para viver a vida. Talvez seja exatamente por isso que descrevê-lo de tempos em tempos nos faz mais atentos aos novos e certeiros passos do mundo.

E o mundo digital, então! O que fez com o empreendedor?! O profissional está com sua porta aberta ao mundo através de e-mails, sites de relacionamentos, ambiente de negócios onde não existe o "olho no olho". Tudo o que ele faz pode ser registrado, não há a menor possibilidade de "eu não misturo a minha vida particular com os negócios" hoje em dia?

Pois bem, a transparência deixa de ser um discurso para virar um verbo – é atitude. É necessário ser transparente o tempo todo, agir de forma linear. O que você é – de verdade – aparece em algum momento. Portanto a regra é ser você, e se você não gosta muito do que vê no espelho, trate de mudar, porque a mentira nesse mundo digital é desmascarada mais rapidamente ainda.

Nesses novos tempos as idéias estão no ar e na Internet com a mesma agilidade. Até mesmo as novas experiências ou um pensamento vazio que guarda alguma ponta de idéia são expostos. Está tudo no Google!

Como fica então o empreendedor nesse novo cenário mundial? Fica também globalizado e isso significa que ele reúne, integra o seu mundo. Os empreendedores, que antes se preocupavam apenas com o seu negócio ou produto, hoje passaram a se preocupar com a saúde, com a família, com os amigos, com os colaboradores e com o futuro da sociedade. Ele, que sempre foi um gerador de renda e uma ferramenta de desenvolvimento, porém, com uma preocupação pessoal, nesse novo conceito começa a proporcionar oportunidades a todos, isso por saber do potencial instalado internamente em cada indivíduo.

Nesse sentido, ele ganha também mais uma função: a de proporcionar mais oportunidades através da mudança de atitude. E acima de qualquer explicação mais demorada, o empreendedor de hoje é uma pessoa que tem como principal objetivo a felicidade. E, como somos seres interdependentes, ser feliz significa poder desfrutar de suas conquistas com a família e amigos, renovar suas energias através das atividades esportivas e do entretenimento, compartilhar o sucesso de seu negócio com seus colaboradores, viver a vida com harmonia, prazer e esperança.

Ah! E vai me dizer que o empreendedor desses novos tempos deixou de olhar o balanço anual da empresa? Vai me dizer que os números não são importantes?

De forma alguma. Claro que o empreendedor se preocupa com o resultado de seus investimentos e do sucesso de suas novas idéias, ele não é irresponsável, mas certamente nesses novos tempos ele esta em busca do equilíbrio.

Novos tempos? Ah! Eu garanto que o conceito do equilíbrio estimula a busca dos melhores resultados. Eu já procurei me enquadrar entre eles. E você?