Bill Gates recentemente disse, "Estamos em uma desaceleração econômica, mas a inovação retoma."  A maioria das pessoas está centrada sobre a desaceleração e os perigos que representa mais do que na oportunidade para a inovação.  Uma das formas é ter uma abordagem positiva da mudança e de ser visto como um inovador que vai ajudar a fazer a re-organização um sucesso.  Aqui está como:

 

1. Adotar uma atitude positiva. Tal como Bill Gates - ver a oportunidade.  Não seja cego à mudança.  Mudança significa novas oportunidades, novas responsabilidades, novas coisas para aprender e fazer.  Pessoas que são resistentes à mudança e à relutância em adaptar são os primeiros a serem abatidos.

 

2. Torne-se um mentor de mudança. Faça sugestões, apresente idéias e recomendações.  Olha para as formas em que o seu departamento poderia trazer em novos produtos, processos empresariais ou parcerias.  Pergunte a si mesmo - existe uma maneira melhor para satisfazer as necessidades dos nossos clientes?  Antecipar tendências e sugerir maneiras de mudar o departamento para explorar as novas oportunidades e novas tecnologias.

 

3.  Ouvir os clientes. Onde você pode encontrar as idéias para mudar?  Uma fonte são os clientes.   O que eles gostam e não gostam sobre a sua oferta e seu produto?   O que será que vão necessitar no futuro?  Melhor do que eles pedem é estudar como eles usam seu produto ou serviço.  Quais as dificuldades que eles enfrentam?  Como você pode aliviar os problemas e tornar sua vida mais fácil?  Será que eles usam seu produto ou serviço em articulação com os outros?  Poderia cooperar com outra empresa ou combinar o seu produto com outros, para trazer uma inovação para o mercado?

 

4. Cuidado com a concorrência. Mantenha total atenção sobre o que eles estão fazendo e quaisquer inovações que introduzem.  Pergunte ao cliente o que outros fornecedores estão fazendo que seja inteligente e novo.  Estude suas iniciativas e veja qual funciona. 

 

5. Seja sensível às sugestões que venham do pessoal do escritório. As melhores idéias surgem através dos colegas em seu departamento e em outras áreas, teste  a sua viabilidade antes de falar com seu gerente. 

 

6. Esteja consciente que nem tudo é glória. Esteja preparado para a rejeição. A maioria dos gestores são analíticos e críticos.  Eles são ótimos em encontrar falhas nas idéias de outras pessoas.  Acima de tudo, não pare de apresentar novas idéias somente porque as primeiras foram rejeitadas.

 

Mudança significa vencedores e perdedores.  Se você pode ser conhecido como alguém que é criativo, inovador e um mentor de mudanças, as chances são de que irá surgir um vencedor.  Não só você vai sobreviver à mudança, mas será lhe dada a responsabilidade de fazer parte de uma nova realidade e até mesmo de uma nova história.